NOTÍCIAS

Deputado Dermilson Chagas discursa na abertura do 11º Fórum GD – Região Norte

Por Assessoria

30.set.2021 10:38h
img
Foto: Guilherme Gil

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) participou, na quarta-feira (29), como palestrante convidado do 11º Fórum GD – Região Norte, evento que acontece até hoje  (30/9), no Salão Amazonas do Novotel, localizado na avenida Mandii, 4, Distrito Industrial I, zona centro-sul de Manaus.

O 11º Fórum GD — Região Norte reúne empresas, institutos e órgãos que discutem os principais desafios e oportunidades para o setor de Energia Solar Fotovoltaica e GD Fontes Renováveis.

Geração Distribuída é o termo dado à energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele, sendo válida para diversas fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica e hídrica, trazendo inúmeros benefícios aos consumidores.

Durante o seu discurso, Dermilson Chagas destacou que a adoção de novas tecnologias na área de geração de energia é necessária no Amazonas porque o estado possui muitos municípios com problemas de energia, o que impede o desenvolvimento dessas cidades, sobretudo de suas economias.

Para o parlamentar, a geração distribuída, por ser uma alternativa de energia limpa, é um caminho que o Amazonas pode seguir para a resolução do problema da falta de investimento na geração e distribuição de energia elétrica para os 61 municípios do interior, que sofrem os efeitos negativos dessa carência em diversas áreas, dentre elas a educação, a agricultura, a saúde etc.

“Temos regiões muito distantes, sem energia. Já em outras existe o serviço de geração e distribuição de luz, mas sem a qualidade devida. Por essa razão, o Amazonas certamente está aberto para essa nova empreitada”, comentou o deputado.

Segundo os organizadores do evento, o Grupo FRG Mídias & Eventos e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Manaus foi escolhida para sediar essa edição de um dos maiores fóruns regionais de energias renováveis do país com o propósito de debater os desafios e oportunidades do setor para a região norte, a qual nem sempre recebe eventos desse porte, mas conta com um grande potencial para a geração de energia limpa.

De acordo com o diretor-executivo da Aevo Solar, Carlos Café, o Fórum GD — Região Norte veio para abrir novas oportunidades comerciais para uma região ainda pouco valorizada pelo grande potencial que possui.

“O mercado da GD no Norte ainda é o menor do país, menos desenvolvido, mas ele tem algumas peculiaridades. A região possui abertura para novas tecnologias, além da geração distribuída tradicional, incluindo as microrredes, sendo um novo negócio muito vigoroso no país, tem também o mercado de baterias, cujo possui um grande potencial na região norte”, destacou.

Até amanhã, o evento terá temas como: cadeia produtiva do setor GD, categorias e opções de geração de energia elétrica para GD, novas tecnologias disponíveis no mercado, armazenamento de energia, cases de sucesso na Região Norte e projetos sociais no setor, entre outras palestras sobre o setor que mais cresce no país, com os principais players e especialistas.