NOTÍCIAS

Deputado estadual Wilker Barreto cobra esclarecimentos da Amazonas Energia sobre prejuízos causados por apagão

Por Assessoria de Comunicação

16.abr.2024 11:47h
img
Foto: Davide Silva

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) cobrou nesta terça-feira (16/4), um posicionamento da empresa Amazonas Energia acerca dos danos causados pelo “apagão” neste final de semana, à economia e saúde da capital e outros municípios do Estado.

Em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar pronunciou-se na tribuna em defesa do consumidor, destacando a necessidade de ressarcimento por parte da empresa de energia para com a população, em especial aos empresários, que tiveram um dia de serviço prejudicado pelo não fornecimento de energia.

“A empresa precisa dar o devido esclarecimento e eu estou provocando esse chamamento, porque esta Casa aqui representa o Amazonas. Não pode ficar a capital prejudicada e no final do mês, alguém tem dúvida de que a conta de luz vai chegar cheia como se não tivesse tido apagão?”, declarou.

Wilker também cobrou um posicionamento do Estado em relação à situação ocorrida no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, em que o gerador de energia não entrou em funcionamento e colocou em risco a vida de pacientes internados. Como membro titular da Comissão de Saúde e Previdência da Casa Legislativa (CSP-Aleam), Barreto solicitou da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) a manutenção de todos os geradores de unidades hospitalares.

“Quero também fazer uma cobrança pelo que ocorreu no hospital Platão Araújo, que o gerador não entrou em funcionamento. Que a Secretaria possa pedir para fazer uma manutenção em todas as unidades. Eu queria também o Governador preocupado como estavam os hospitais naquele apagão de energia, porque o Platão Araújo ficou horas sem o gerador funcionar”, expôs.

Por fim, Barreto reforçou a cobrança do esclarecimento da Amazonas Energia e também da Secretária de Estado de Saúde e destacou ainda que o Estado não recolhe mais ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e Manaus ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), tornando-se responsabilidade da população.

“Então fica aqui minha cobrança. Estou fazendo esse expediente ao mesmo tempo em que peço da Secretaria de Saúde a manutenção de todos os geradores para situações que nem a que ocorreu no Platão Araújo, porque gerador é para isso, é pra segurar quando falta energia”, finalizou.