NOTÍCIAS

Deputado Felipe Souza indica criação de Secretaria de Educação Indígena

Por Assessoria de Comunicação

04.nov.2022 13:35h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A fim de garantir mais valorização da educação indígena no Amazonas, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), enviou indicação ao Governo do Estado para que institua a Secretaria Adjunta de Educação Escolar Indígena. O Amazonas é o estado da região norte com maior número, são 72 etnias localizadas nos 62 municípios.

A Educação Escolar indígena é uma modalidade da educação básica que garante aos indígenas a recuperação de suas memórias históricas, reafirmação de suas identidades étnicas e a valorização de suas línguas e ciências.

Para Felipe Souza, é preciso aperfeiçoar o atendimento a esses povos. “Vou continuar propondo, acompanhando e avaliando as políticas públicas para a oferta da educação escolar direcionada. Eles têm direito a uma educação de qualidade, laica, diferenciada, bilíngue e o funcionamento de escolas no interior das áreas indígenas com conteúdos curriculares e materiais didáticos adequados.”.

Atualmente, na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC), existe a Coordenadoria de Educação Indígena, mas o objetivo é transformá-la em uma Secretária para melhor atender aos indígenas.