NOTÍCIAS

Deputado João Luiz destaca sobre importância da educação em homenagem à UEA na Câmara Municipal de Manaus

Por Assessoria de Comunicação

28.abr.2023 18:59h
img
Foto: Mauro Smith

O Secretário-Geral e vice-presidente da Comissão de Educação (COED) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou nesta sexta-feira (28) da homenagem da Câmara Municipal de Manaus (CMM) a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a Formação de Professores Indígenas.

“É muito gratificante prestigiar essa instituição que é de suma importância para o nosso estado. Nós sempre procuramos colaborar para o desenvolvimento da educação e temos destinado emendas parlamentares para UEA”, disse o deputado João Luiz, que ressaltou que esteve recentemente no município de São Gabriel da Cachoeira e destacou como é importante que a educação chegue aos povos indígenas do estado.

Entre 2022 e 2023, o deputado estadual João Luiz destinou R$ 1 milhão, emendas parlamentares para UEA.

O propositor da solenidade, vereador Márcio Tavares (Republicanos) explicou que o reitor da UEA, professor André Zogahib tem feito um brilhante trabalho na instituição. “A UEA ao longo dos anos tem capacitado diversas pessoas. Não posso deixar de citar uma frase do nosso deputado João Luiz, que ‘a escola e a formação empodera o ser humano’ . Essa homenagem de hoje é para os educadores e as pessoas que têm buscado abrigo, além do conhecimento nesta universidade”, afirmou o republicano.

O reitor da UEA, André Zogahib, em seu discurso abordou que a universidade deve lutar pela conservação da língua indígena, além da preservação da cultura. “Eu fico muito feliz de estar aqui na Câmara Municipal de Manaus falando sobre o interior do Amazonas. Nesse momento eu queria agradecer a iniciativa do vereador Márcio Tavares, também ao deputado João Luiz e aos professores de pedagogia intercultural indígena. Nós temos que trabalhar em conjunto em prol do sistema educacional, social e econômico do estado do Amazonas”, frisou.

A homenagem contou também com a participação da gerente de Educação Indígena da Prefeitura de Manaus, Eneida Barbosa, defensor público Rafael Barbosa, professora e pró-reitora de Administração e Finanças (Proadm), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Dra. Ângela Bulbol, Raimundo Gomes de Araújo, representando a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Superintendente Adjunto da da Zona Franca de Manaus, José da Silva Marques, 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, Ouvidor-Geral e Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Dr. Fernando Simões e o presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Edval Machado Júnior.