NOTÍCIAS

Deputado João Luiz destaca trabalho sólido no Brasil em prol da vida no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Por Assessoria de Comunicação

10.set.2023 13:53h
img
Foto: Mauro Smith
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece neste domingo (10), o deputado estadual João Luiz (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) destaca que nacionalmente realizou indicativos, campanhas, fóruns, simpósios e palestras em prol da vida.
“Com nossas políticas públicas queremos prevenir este tipo de problema na nossa sociedade. Neste mês, que é realizada a campanha do Setembro Amarelo, mês alusivo de combate ao suicídio estamos com uma vasta agenda no estado do Amazonas para conscientizar, levar informação e uma mão amiga para população, por meio da Comissão da Unale e Frente Parlamentar da Aleam, ao qual presidimos”, disse o deputado João Luiz.
O parlamentar também relembra que propôs ao Governo do Amazonas, no primeiro semestre deste ano, um novo requerimento de Nº 483/2023 para a instalação de grades e telas de proteção na ponte Jornalista Phelippe Daou (ponte Rio Negro), na Zona Oeste de Manaus, com o objetivo de coibir suicídios na localidade.
O republicano é autor do Projeto de Lei (PL) Nº 175/2023, que institui a campanha permanente de valorização da vida e da família, denominada “Basta: autolesão, depressão e suicídio”. Segundo ele, a campanha já foi realizada na capital e interior do estado, no Rio Grande do Sul e na Bahia.
O deputado João Luiz também realizou ao longo dos mandatos no Poder Legislativo trabalho sobre a prevenção ao suicídio em escolas estaduais em Manaus e interior do Amazonas.
Trabalho
No dia 30 de agosto, no plenário Ruy Araújo, foram distribuídos aos deputados laços e informações sobre a campanha do Setembro Amarelo. No dia 1º de setembro, colaboradores da Fenapred entregaram cartinhas, laços, soltura de balões na Aleam.
A Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred) da Aleam  e Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale realizarão o  3° Simpósio: Prevenção é Solução, além da campanha Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio, que acontecerão no município de São Gabriel da Cachoeira, no dia 28 de setembro e o  Encontro Parlamentar de Políticas Públicas sobre Saúde Mental na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no dia 29  de setembro.

 

FOTOS: MAURO SMITH