NOTÍCIAS

Deputado João Luiz destinou R$ 950 mil em emendas parlamentares para a causa indígena no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

09.ago.2023 11:34h
img
Foto: Mauro Smith

O Secretário-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca no Dia Internacional dos Povos Indígenas, que é comemorado nesta quarta-feira (9), destinou R$ 950 mil, em emendas parlamentares para a causa indígena no estado do Amazonas.

“No nosso mandato no Poder Legislativo temos valorizado os povos indígenas. Além das emendas parlamentares nós temos feito indicativos para educação, cultura, infraestrutura e esporte para comunidades indígenas do nosso estado”, disse o deputado João Luiz.

O parlamentar destinou emendas impositivas para a construção do Centro Cultural Maloca (Rio Preto da Eva), que está em execução, de um veículo para a Secretaria Municipal para os Povos Indígenas (Humaitá), aquisição de rabetas, roçadeiras, geradores de energia e kit’s casa farinha (São Gabriel da Cachoeira).
PEC

O deputado João Luiz é o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº 01/2023, que acrescenta ao artigo 250-A à Constituição do Estado do Amazonas, onde o “estado contribuirá, no âmbito da sua competência, para o reconhecimento aos indígenas de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, sua demarcação, proteção e o respeito a todos os seus bens, obedecendo-se ao que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil.”
Indicativos

O republicano realizou indicativos e requerimentos para construção de escolas, encontro cultural de povos indígenas, fornecimento de água potável, serviços de tapa-buracos, implantação do programa Luz para Todos, Olímpiadas dos Povos Indígenas e instalação do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) em comunidades.

O deputado João Luiz também indicou para o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que indígenas fizessem o curso técnico de enfermagem, em Humaitá, na Aldeia Marmelo, localizada no quilômetro 126 da BR-230, a Transamazônica.
Apoiador

João Luiz também apoia o atleta indígena, Jair Paulino, conhecido como “Jajá do Wake”, da etnia Karapana. O jovem, atualmente, participa de competições nacionais e internacionais de Wakeboard.