NOTÍCIAS

Deputado João Luiz inaugura Centro Cultural Maloca, por meio de sua emenda parlamentar em aldeia indígena no Rio Preto da Eva

Por Assessoria de Comunicação

22.ago.2023 19:33h
img
Foto: Mauro Smith
Fruto de emenda parlamentar do deputado João Luiz (Republicanos), o Centro Cultural Maloca, o setor administrativo e centro esportivo da Aldeia Beija-Flor, no município de Rio Preto da Eva foram inaugurados nesta terça-feira (22).

“Fico feliz em contribuir com o fortalecimento da cultura indígena, por meio da nossa emenda parlamentar. Quando eu vim aqui pela primeira vez, esse local estava completamente abandonado. Tivemos o compromisso de refazer essa maloca, o setor administrativo e espaço esportivo da Aldeia Beija-Flor. Agradeço ao governador Wilson Lima pela execução da nossa emenda impositiva”, disse o deputado João Luiz.

O presidente Associação Etnoambiental Beija-Flor, Sérgio Campos Sampaio, da etnia Tukano, a emenda impositiva é de grande importância para os povos indígenas do município e resgata a cultura local.

“Pela primeira vez um deputado reconhece os povos indígenas. Para nós isso é uma história muito significativa. Esse Centro Cultural foi onde nós crescemos e nascemos. Há quatro anos um incêndio destruiu a nossa maloca e agora o deputado João Luiz resgatou a nossa identidade”, afirmou Sérgio Campos.

A indígena e artesã Izabel Campos, 73, destaca que a Maloca Cultural será importante para a economia dos moradores da região. “Vamos vender nossos colares, pulseiras e anéis. É uma obra importante para a cultura, turismo e renda dos povos indígenas”, frisou.

A inauguração contou com a presença de representantes da Fundação Estadual do Índio, que representou o Governo do Amazonas, do líder em Rio Preto da Eva, Daniel Marques, além de indígenas e agricultores da localidade.

Dados
A Aldeia Beija-Flor existe desde 1991 no município de Rio Preto da Eva. Atualmente, 42 famílias moram na terra indígena.