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Expedições realizadas pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) e por especialistas em meio ambiente na BR-319 constataram que é possível revitalizar a rodovia federal sem causar impactos significativos à floresta amazônica. Os resultados do trabalho científico foram apresentados pelo parlamentar nesta terça-feira (23/9), no auditório Cónego Azevedo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O estudo também resultou na publicação de um artigo na revista científica Gestão e Conhecimento.
Durante a apresentação, João Luiz destacou dados que, segundo ele, contradizem o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Ambiental nº 15.190/25. De acordo com o deputado, a decisão do Executivo federal representa mais um obstáculo à repavimentação da BR-319.
“As expedições subsidiaram a elaboração de um artigo científico que demonstra que o veto à Lei Ambiental é uma falácia promovida pela ministra Marina Silva. Ela se posiciona contra o desenvolvimento do Amazonas e contra a população que aqui vive”, afirmou João Luiz.
O professor doutor em Geografia da Faculdade La Salle, Jonathan Felix Ribeiro Lopes, elogiou a iniciativa e destacou a importância do estudo.
“O ponto central é justamente demonstrar que há alternativas para revitalizar a rodovia de forma sustentável, assegurando o direito de ir e vir da população do nosso estado em todo o território nacional”, explicou.
Outro participante das expedições, o engenheiro ambiental, especialista em ESG, Administração Pública e Gestão de Cidades Inteligentes, Maurílio Costa Correia, reforçou a viabilidade técnica do projeto de revitalização da BR-319 sem provocar danos ao meio ambiente.
Segundo ele, a obra, se realizada com critérios ambientais rigorosos, reduzirá custos logísticos, facilitará o escoamento da produção rural e ampliará o acesso a serviços básicos, como saúde e educação.
“A BR-319 pode ser um instrumento de integração social e econômica, fortalecendo o desenvolvimento da região através da aplicação de políticas públicas que atendam aqueles que mais precisam, garantindo ordenamento territorial e monitoramento ambiental permanentes”, afirmou.
Artigo científico
O artigo publicado na revista Gestão e Conhecimento possui 21 páginas e descreve os principais desafios enfrentados na BR-319, além de propor soluções para a repavimentação da rodovia. O conteúdo é baseado em análises técnicas elaboradas por especialistas da área.
Sobre a BR-319
Conhecida como Rodovia Álvaro Maia, a BR-319 é uma estrada federal com aproximadamente 885 quilômetros de extensão, ligando Manaus (AM) a Porto Velho (RO). É a única ligação terrestre entre o estado do Amazonas e o restante do país.
A rodovia tem importância estratégica para a integração nacional, facilitando o transporte de pessoas e cargas entre a Região Norte e outras partes do Brasil. No entanto, sua repavimentação e manutenção têm sido temas de intenso debate, principalmente em razão dos potenciais impactos ambientais na região amazônica.
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