NOTÍCIAS

Deputado João Luiz participa da 1º Conferência de Desenvolvimento Social e Cidadania do Amazonas

Por Thiago Monteiro

29.out.2021 14:24h
img
Foto: Mauro Smith

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou da 1ª Conferência de Desenvolvimento Social e Cidadania do Amazonas na tarde de quinta-feira (28), no auditório Zany dos Reis na Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizado na rua Padre Agostinho Martin Caballero Martins, no bairro Santo Antônio, Zona Oeste. De acordo com o parlamentar, o evento foi muito importante para fortalecer a assistência social e cidadania no Estado.

“O que mais as pessoas precisam agora devido a retração do trabalho e da economia é ter esse braço social para colocar a comida na mesa. A conferência foi realizada para fazer com que as pessoas tenham conhecimento sobre seus direitos e também aos programas sociais perante aos órgãos”, disse o deputado João Luiz, que ressaltou que é preciso dar instrumentos para que a população possa andar com suas próprias pernas.

O presidente do Fórum dos Trabalhadores do Brasil (Fotrab), Sebastião Téo, afirmou que existia uma necessidade de aproximar as pessoas em estado de vulnerabilidade social aos programas do Governo Federal.

“Aqui no Amazonas nós temos 900 mil pessoas que têm algum tipo de deficiência e que podem ser alcançadas com a ação da Secretaria Nacional da Assistência Social, então, o nosso objetivo é aproximar o trabalhador, os gestores públicos do Estado ao Sistema Nacional de Assistência Social e Seguridade Social”, destacou o presidente do Fotrab.

Segundo a secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, a conferência é um compromisso do Ministério da Cidadania de alcançar todo o Brasil, além de compreender as diversas realidades da sociedade.

“Nós temos ido a diversos locais, viemos aqui ao Amazonas, participamos da Conferência Estadual de Assistência Social e também participamos da Conferência do Desenvolvimento Social e Cidadania, que tem o objetivo de alcançar a assistência social para todos que dela necessitam, então, o nosso intuito é de aproximar os técnicos dos parlamentares para que eles conheçam, compreendam a assistência social, especialmente, neste contexto da pandemia, que demonstrou o quanto ela é uma política essencial” declarou a secretária Maria Yvelônia.

Durante a conferência o diretor de Benefícios Assistenciais do Ministério da Cidadania André Veras explanou sobre os programas que o Governo Federal desenvolve em prol do cidadão brasileiro, principalmente, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e destacou os trabalhos da pasta, que é comandada pelo ministro da Cidadania, João Roma.

Autoridades
A conferência também contou com a presença do diretor da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Jorge Elias Costa Oliveira, o vereador João Carlos (Republicanos), Presidente da Fenae Brasil, Marcelo Barros e o representante da Fundação Republicana (FRB), Glauber Moré.