NOTÍCIAS

Deputado João Luiz participa da entrega de documentos para relatoria da CPI da Energia

Por Assessoria de Comunicação

25.mai.2022 15:29h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou na última terça-feira (24), da  38ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, onde o presidente da comissão, deputado Sinésio Campos entregou a documentação ao relator, deputado Carlinhos Bessa, no miniplenário Cônego Azevedo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Chegamos a um momento importante da CPI da Amazonas Energia. Onde o presidente, o deputado Sinésio Campos entregou todos os documentos necessários para o relator, também deputado Carlinhos Bessa dar continuação nos trabalhos da comissão. Sou suplente nesta comissão, no entanto, como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (CDC/Aleam) sempre estamos recebendo denúncias e dialogando para melhorar a relação de consumo da concessionária com a população amazonense”, disse o parlamentar.

João Luiz relembrou que a CDC/Aleam participou da reunião da CPI Itinerante, que ocorreu no bairro da Compensa, Zona Oeste, no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus, e dentre outras oitivas na capital e interior do Estado, além de apresentar requerimento solicitando informações à concessionária a respeito de ações de ordenações de cabo de energia.

O parlamentar também deu entrada na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com um Projeto de Lei (PL) que visa reorganizar os cabos e fios em desuso e desordenados existentes em postes de energia elétrica em Manaus.

“Ouvimos demandas da população e os principais problemas causados por conta da interrupção de energia, aumento nas contas de luz e dentre outras situações que ferem o código do consumidor. Também recebemos denúncias que estavam ocorrendo racionamento de energia no município de Humaitá e solicitamos, por meio da CDC que a concessionária desse respostas e resolvesse essa problemática”, afirmou o deputado João Luiz.

A reunião contou com a participação do diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe, diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), Márcio André Brito, defensor público Christiano Pinheiro da Costa e dentre outros parlamentares da Assembleia Legislativa.

 

CPI da Amazonas Energia

A comissão foi instalada para apurar irregularidades e possíveis crimes cometidos pela Amazonas Energia, frente aos inúmeros apagões e ações contra os consumidores no Estado. A CPI também tem o objetivo de conscientizar os direitos da população perante a concessionária de energia. Ao longo das reuniões foram solicitadas informações aos órgãos para que fossem desenvolvidos de maneira técnica e precisa a conclusão dos trabalhos no Poder Legislativo.