NOTÍCIAS

Deputado João Luiz pede união de forças em prol da enchente no Amazonas em reunião da Unale

Por Assessoria de Comunicação

31.mai.2022 13:49h
img
Foto: Mauro Smith

O presidente da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional Dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual João Luiz (Republicanos) pediu a união de forças em prol da enchente no Amazonas aos parlamentares na manhã desta terça-feira (31), na reunião das deliberações executivas da Unale, em Brasília.

“Fiz essa solicitação aos pares para que a questão da enchente no Amazonas entre na agenda e pauta da Unale. Também ficamos atentos para as tramitações das Propostas de Emenda Constitucional (PEC´s) sobre o Pacto Federativo, licenciamento da diretoria executiva e assuntos gerais da instituição. Nosso mandato é participativo, sempre buscando melhorias para o nosso Estado, e claro, para a população amazonense”, disse o republicano.

João Luiz ressaltou que na PEC para revisão do Pacto Federativo, que está tramitando de 2018, o objetivo é modificar a FPE e FPM, além da ampliação das competências legislativas estaduais, previsão de percentual mínimo de 10% da receita corrente bruta em ações e serviços públicos de saúde.

Durante a reunião de deliberações executivas da Unale, os parlamentares decidiram que nos dias 9, 10 e 11 de novembro vai acontecer a Conferência Nacional da Unale, em Recife (PE).

A reunião contou com a presença do presidente da Unale, deputado Lidio Lopes (MS), presidente do Conselho Fiscal da Unale, deputado Alencar Magalhães da Silveira Júnior (MG), vice-presidente Região Nordeste da Unale, deputado Diogo Moraes (PE) e dentre outros deputados estaduais do Brasil.

 

Números

Atualmente, o Estado do Amazonas registrou 40 municípios em situação de emergência devido à cheia dos rios. De acordo com o Cemoa (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado do Amazonas), 402.771 pessoas foram afetadas pela cheia e 100 mil famílias afetadas pela enchente deste ano. Em 2021, mais de 500 mil pessoas foram atingidas.

.

Jordânia Gama (92) 98158 7939/ 31834409