NOTÍCIAS

Deputado João Luiz propõe audiência pública para debater implantação de polo da DPE em Carauari

Por Assessoria

30.jun.2021 14:46h
img
Foto: Mauro Smith

Em sessão plenária desta quarta-feira (30), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) informou que irá propor à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) a realização de uma audiência pública no município de Carauari (a 787 quilômetros de Manaus) para debater a implantação de um polo da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) na cidade.

De acordo com o parlamentar, em visitas e reuniões na cidade de Carauari foi constatada a necessidade de se instalar um polo da DPE-AM no município.

“Tenho percorrido o interior do Estado, conhecendo a realidade e a necessidade dos amazonenses e uma das demandas de Carauari é ter uma Defensoria Pública mais próxima. Em tratativas com o vereador Taveira e a Prefeitura Municipal de Carauari para agendarmos uma audiência pública com a participação do defensor público Geral, Ricardo Paiva, com parlamentares e as autoridades de Carauari para debatermos a viabilidade de levar a DPE-AM para o município”, afirmou João Luiz.

O Republicano explicou que, a partir da implantação de um polo da DPE-AM em Carauari, os municípios de Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e Guajará serão contemplados com os serviços da defensoria. “Nossa meta é garantir aos moradores de Carauari, e municípios adjacentes, um acesso mais rápido aos serviços da DPE, assegurando atendimento e resguardando o direito de defesa aos cidadãos amazonenses”, completou o parlamentar.

Ainda durante pronunciamento, João Luiz parabenizou o defensor público Raphael Barbosa, ex-defensor público geral, o atual defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva, e o subdefensor geral, Thiago Rosa, pela luta incessante em prol da ampliação da DPE para o interior do Amazonas.

“Tanto a gestão anterior, do defensor Raphael Barbosa, quanto a atual, do defensor geral Ricardo Paiva e do subdefensor Thiago Rosa, têm investido na interiorização da Defensoria Pública. Desta forma, tenho certeza de que essa discussão em torno de um polo da DPE em Carauari será abraçada pelos defensores públicos”, concluiu João Luiz.

Hoje, a DPE-AM mantém os polos do Baixo Amazonas (sede em Parintins); Médio Amazonas (sede Itacoatiara); Médio Solimões (sede em Tefé); Alto Solimões (sede em Tabatinga); do Madeira (sede em Humaitá); do Purus (sede em Lábrea); Maués e Coari, garantindo e ampliando assistência para as principais calhas do Estado.