NOTÍCIAS

Deputado Mário César Filho leva ação ‘Laudo Azul’ para 100 crianças em Manaus durante feriado de Carnaval

Por Assessoria de Comunicação

19.fev.2026 10:21h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Mário César Filho (UB) realizou, nos dias 16, 17 e 18, feriados de carnaval, mais uma edição da ação “Laudo Azul”, iniciativa que oferece atendimento gratuito com neuropediatra para crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desta vez, a ação aconteceu em Manaus, beneficiando quase 100 crianças que aguardavam por atendimento especializado há anos.

O parlamentar, que é pai atípico, destacou a importância do diagnóstico na garantia de direitos assegurados por lei às famílias atípicas, especialmente para aquelas que enfrentam longas filas na rede pública de saúde.

“Por trás de cada atendimento existe uma história de luta, persistência e amor. Garantir o acesso ao diagnóstico é garantir direitos, dignidade e futuro para essas crianças. Esse é o compromisso que assumimos todos os dias”, afirmou Mário César Filho.

A edição realizada em Manaus beneficiou dezenas de crianças que aguardavam há meses e, em alguns casos, até anos, por uma consulta especializada. Para muitas famílias, a ação representou o primeiro passo concreto rumo ao diagnóstico e ao acesso a direitos garantidos por lei.

“Pra mim foi uma luz no fim do túnel. Eu estava há quase 12 anos aguardando por esse atendimento para a minha filha”, disse dona Tatiane Lopes, mãe da Rafaela.

Laudo Azul no interior do Amazonas

Além da capital, a iniciativa “Laudo Azul” já percorreu diversos municípios do Amazonas, como Novo Airão, Borba, Barcelos e Careiro Castanho, consolidando-se como uma das principais ações de apoio às famílias atípicas no estado, reduzindo filas, aproximando especialistas da população e acelerando o processo de diagnóstico.

Sobre o Laudo Azul

Criada pelo deputado estadual Mário César Filho, a ação já ultrapassou a marca de mil crianças atendidas em diferentes regiões do Amazonas, promovendo inclusão, cidadania e acesso à saúde especializada para famílias que antes não tinham esse suporte.

Atualmente, mais de 7 mil crianças aguardam por uma oportunidade de atendimento na fila de espera. O cadastro pode ser feito pelo número (92) 99183-2370.

Importância do laudo

O laudo médico é fundamental para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), disponível em formato digital por meio da Lei nº 6.907/2024, de autoria do próprio deputado. A CIPTEA assegura direitos como prioridade em atendimentos, inclusão educacional, acesso a serviços de saúde, mobilidade, transporte e políticas de proteção social.

O documento também possibilita o atendimento a crianças de até 11 anos e 6 meses nas duas unidades do CAIC-TEA, espaço criado em Manaus a partir do Requerimento nº 473/2023, também de autoria de Mário César Filho.

 

 

 

 

 

Skip to content