NOTÍCIAS

Deputado Mário César Filho questiona Amazonas Energia sobre investimentos no programa de Eficiência Energética

Por Assessoria de Comunicação

16.jun.2023 12:10h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Em discurso no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Mário César Filho (UB) criticou duramente a concessionária Amazonas Energia. O politico enfatizou para os colegas de parlamento que a empresa nunca investiu no programa de eficiência energética desde a sua instalação no estado.

Segundo o deputado, pela Lei nº 9.991/2020, as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar anualmente um montante de sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico, o que não vem ocorrendo no amazonas.

“O que a Amazonas Energia fez com esse dinheiro do programa de eficiência energética? Desde de 2019, o que a Amazonas Energia fez em nosso estado? Se não fosse o governador, o interior, até hoje, não tinha nem luz de led. Pra onde foi esse dinheiro? pontuou o deputado.

O parlamentar também ressaltou na tribuna, que durante sua participação na Audiência Pública em Brasília, sobre os medidores aéreos, a Aneel faltou com a verdade e é conhecedora das possíveis irregularidades da concessionária.

“Falaram que iriam montar um grupo para resolver a questão dos medidores aéreos. Não montaram, não responderam os nossos e-mails, e não responderam os nossos questionamentos. Parece que estão fazendo o povo do amazonas de besta” destacou.

O politico encerrou a fala afirmando que vai acionar o Ministério Público do Estado do Amazonas, para que investigue a empresa Amazonas Energia e descubra o que foi feito com o recurso que seria aplicado no programa de Eficiência Energética.

Além disso, o deputado já formulou denuncia para Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, onde esteve esta semana apresentando demandas da Comissão de Defesa do Consumidor.