NOTÍCIAS

Deputado Roberto Cidade solicita melhorias para Santo Antônio do Matupi, em Manicoré

Por Assessoria de Comunicação

17.mai.2022 16:04h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Deputado estadual com forte identificação com os municípios do Sul do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), ingressou com requerimentos em diversas secretarias estaduais solicitando melhorias para o Distrito de Santo Antônio do Matupi, município de Manicoré (distante a 332 km de Manaus). As secretarias demandadas foramde Infraestrutura (Seinfra), de Educação (Seduc), Saúde (SES-AM) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

“Tenho intensificado minhas andanças pelo Amazonas, visto de perto as necessidades da população e é meu dever auxiliar na busca por soluções. Vou reforçar essas demandas junto às secretarias responsáveis para que, muito em breve, as melhorias cheguem, como deve ser”, afirmou.

Dentre as demandas apresentadas pelo parlamentar está a recuperação do sistema viário do Distrito de Santo Antônio do Matupi que, com o aumento na quantidade de chuvas, tem tido a trafegabilidade prejudicada.  “Os moradores têm reclamado de dificuldades no deslocamento diário dos estudantes, no escoamento da produção local e no trânsito de pedestres e motoristas. O tráfego no local está realmente comprometido e as melhorias precisam chegar”, falou.

Outro requerimento apresentado é um estudo sobre a viabilidade de implantação, pela Seduc, de um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) no Distrito de Matupi. “A gestão do governador Wilson Lima já entregou outras unidades de tempo integral no interior e, agora, levo esta demanda para que seja avaliada. Conheço o compromisso do governador com a educação e, tenho certeza de que, se for possível, esse Ceti será implementado”, avaliou o deputado, lembrando que unidades semelhantes foram instaladas em Parintins, Iranduba, Carauari, Lábrea, Benjamin Constant, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Careiro Castanho e Tefé.

Também na área da educação, Cidade apresentou requerimento solicitando a instalação de uma unidade do Cetam no Distrito de Matupi. De acordo com o parlamentar, a unidade permitirá maior qualificação da mão-de-obra dos moradores do interior, especialmente os ligados à produção rural.

“Muitos moradores buscam qualificação profissional em cidades próximas, já que Matupi possui essa carência. Precisamos diminuir as distâncias e melhorar a qualificação do homem do campo, e a instalação de um Cetam naquela localidade seria o ideal. Isso permitiria maior qualificação da mão-de-obra e redução nos custos aos produtores rurais, que não precisariam mais se deslocar para buscar trabalho ou ensino fora do Distrito de Matupi”, opinou.

Cidade também requereu a conclusão das obras do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Distrito de Matupi. “Tenho certeza  que a gestão Wilson Lima irá viabilizar os serviços que ainda faltam para que essa unidade comece a funcionar. Confio na sensibilidade e compromisso do governador e do secretário Anoar Samad para que esse SPA seja concluído, fazendo com que aquela população tenha uma melhor qualidade de vida. Tenho certeza de que, juntos, vamos fazer com que o Distrito de Matupi, que Manicoré avance ainda mais”, finalizou.