NOTÍCIAS

Deputado Rozenha: “Lula se equivocou ao dizer que o AM não deveria ter sido escolhido como sede da Copa do Mundo”

Por Assessoria de Comunicação

20.jun.2023 15:46h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A declaração do Presidente Lula de que o Pará deveria ter sido escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 em vez do Amazonas ganhou destaque no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (20/06). O assunto foi levantado pelo deputado estadual Rozenha (PMB). Para o parlamentar, Lula se equivocou ao afirmar que o Pará merecia sediar o principal evento de futebol do mundo por ter mais tradição no esporte. “O critério para escolher uma sede para Copa do Mundo não é ter o melhor futebol. Os critérios são políticos, econômicos, geopolíticos, logísticos, culturais, financeiros. Tanto é que nós temos os Estados Unidos, que não tem cultura nenhuma de futebol, como a próxima sede. A Copa passada foi no Catar que também nunca teve tradição de futebol”, disse o deputado.

Rozenha também recordou que, além do Amazonas, outros estados brasileiros com pouca representatividade no futebol foram escolhidos como sede do evento. “Não foi só o Amazonas que foi escolhido como sede. Nós tivemos a Arena Pantanal, no Mato Grosso, sem muita tradição no futebol; a Arena das Dunas lá em Natal, também com pouca tradição no futebol. Todos foram escolhidos como sede”, completou.

 

“Lula tem que se retratar”

O discurso de Rozenha em defesa do Amazonas recebeu o apoio de outros parlamentares. O presidente do Legislativo amazonense, deputado estadual Roberto Cidade (UB) também reconheceu a importância de defender o esporte amazonense. “Vossa Excelência defende uma bandeira que é extremamente importante. Está à frente de uma federação que também é muito importante. O presidente Lula tem que se retratar. Durante a Copa, os amazonenses deram uma demonstração de grandeza. Recebemos aqui turistas do mundo todo”, enfatizou Cidade.

O deputado Rozenha disse ainda que reconhece a superioridade da torcida paraense. Porém, em relação ao desempenho, o Amazonas segue com melhores resultados em campo. “Os dois clubes paraenses disputam com os nossos dois clubes. E, hoje, os nossos clubes estão na liderança desses campeonatos e os clubes paraenses nas últimas colocações”, afirmou.

Rozenha lamenta que a declaração do presidente Lula acabou por colocar o povo do Amazonas em segundo plano. Ele ressalta que, independentemente do resultado das urnas, o respeito ao povo amazonense deve estar em primeiro lugar. “Aqui Lula foi bem votado, ganhou as eleições no Amazonas. Não foi com o mesmo percentual do Pará, mas ganhou aqui também. Então eu acho que tem que ter respeito pelo povo do Amazonas em qualquer situação e, sobretudo, pelo futebol amazonense, disse.

 

Lula

No sábado (17/06), durante visita à Belém (PA), o Presidente Lula disse que, por ter mais tradição no futebol, o Pará deveria ter sido escolhido como sede da Copa do Mundo em vez do Amazonas. A declaração ocorreu durante o evento de oficialização de Belém como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

“Por entender um pouco de futebol, eu acho que o estado do Pará é que deveria ter sido escolhido para ser sede da Copa do Mundo e não o estado do Amazonas. Não que o Amazonas não mereça. É que o Amazonas tem menos tradição de futebol do que o estado do Pará”, disse o presidente.