NOTÍCIAS

Deputado Serafim propõe Audiência Pública para debater regulamento de flutuantes no Tarumã

Por Assessoria

17.ago.2021 11:40h
img
Foto: Dircom

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) propôs, nesta terça-feira, (17) Adiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com proprietários de flutuantes e representantes da associação da categoria para debater condições sanitárias e de segurança dos empreendimentos instalados no Lago do Tarumã.

“Fiz uma denúncia sobre o problema da ampliação dos flutuantes no lago do Tarumã, que está indo muito além do que deveria ser, da falta de condições de boa parte desses flutuantes. Isso, de certa forma provocou um diálogo muito amplo da sociedade, de tal forma que neste final de semana tive conversas com proprietários de flutuantes, com a associação dos flutuantes e com outras pessoas interessadas para tratar do assunto”, disse Serafim.

No último dia 04 de agosto, o deputado Serafim Corrêa usou a tribuna da Assembleia para denunciar o avanço da poluição nos flutuantes e cobrar fiscalização dos órgãos responsáveis no Lago do Tarumã.

De acordo com o líder do PSB na Casa Legislativa, o diálogo é importante para evitar a degradação e poluição sonora e do meio ambiente, além de estabelecer políticas para os frequentadores dos flutuantes como a proibição de lixo no igarapé, por exemplo.

“Proponho uma audiência pública para que possamos discutir e debater o assunto que merece uma solução. Boa parte dos donos de flutuantes querem regras. Não existem regras. A União diz que é com o Estado e o Estado diz que é do Município e o município diz que é com a União e fica o “cachorro correndo atrás do rabo” e nada se resolve.  Vamos propor  a audiência pública, que obviamente, se dará no âmbito da Comissão de Meio Ambiente  presidida pelo ilustre deputado Fausto Silva”, concluiu.

O deputado encaminhará nesta quarta-feira (18) um requerimento solicitando a realização da audiência. O parlamentar defende a participação de representantes do Governo do Estado; Ministério Público Estadual (MPE); Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental; Associação  dos Flutuantes do Tarumã; Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e demais entidades públicas e civis  interessadas no assunto.