NOTÍCIAS

Deputado  Sinésio Campos discute futuro da economia sustentável e criativa da Amazônia, em Conferência Internacional

Por Assessoria de Comunicação

20.dez.2022 13:10h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) palestrou, nesta segunda-feira (19), na 1ª Conferência Internacional de Finanças Sustentáveis e Economia Criativa da Amazônia, realizada em Manaus, no Centro Cultural Palácio Rio Negro. O evento contou com a presença de autoridades e especialistas para discutir temas relacionados ao desenvolvimento da região.

Na abertura da Conferência, Sinésio destacou o assunto “Amazônia: Realidades e Desafios” e mostrou que, ao longo de oito mandatos, vem trabalhando diversas políticas relacionadas tanto aos setores da economia criativa, quanto aos setores relacionados à sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Dentre suas ações, apontou sua importância na articulação e aprovação da Lei do Gás Canalizado (n° 5.540/2021), que permitiu que outras companhias atuassem no Amazonas, gerando empregos e investimentos na faixa de R$ 5,8 bilhões para o Estado.

Enfatizou a luta no fortalecimento do debate e formulação de políticas minerais para a região, bem como pela exploração consciente do potássio. “Para se ter uma ideia, sozinho, o depósito de Autazes é capaz de suprir cerca de 20% do potássio que o Brasil necessita anualmente, durante os próximos 23 anos”, declarou Sinésio.

O parlamentar também mostrou que trabalha pelo manejo sustentável do babaçu, fruto nativo da região, presente principalmente no Baixo Amazonas, com grande potencialidade para a produção de biodiesel, carvão vegetal entre outros produtos, visando gerar emprego e renda, além de diversificar a matriz econômica do Estado.

Na oportunidade, lembrou de sua luta pela aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC)  que permite tanto o Estado quanto o município, criarem áreas de manejo comunitário sustentável de crocodilianos e testudines.

Antes de encerrar a sua participação na Conferência, apontou que defende o projeto Manta-Manaus como rota alternativa aos navios asiáticos que usam o canal do Panamá para chegar ao interior da Amazônia. “Trata-se de um projeto estratégico para os dois países que pretende incrementar o comércio por meio de hidrovia. Tira o Amazonas e o Brasil da dependência do Canal do Panamá”, enfatizou Sinésio.

A 1ª Conferência Internacional de Finanças Sustentáveis e Economia Criativa da Amazônia encerra nesta terça-feira (20), com palestras sobre os Mercados Voluntários de Carbono na Região Amazônica, Biodiversidade e Finanças e Oportunidades de Desafios para o futuro com Amazônia Mais Verde.

O evento será transmitido online, pelo link https://www.youtube.com/@futuroverdedigital, a partir das 18h.