NOTÍCIAS

Deputado Sinésio Campos homenageia educadora Euzeni Araújo Trajano com o Título de Cidadã do Amazonas

Por Assessoria

29.jun.2021 9:12h
img
Foto: Dircom

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na tarde de segunda-feira (28), a Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadã do Amazonas à educadora Euzeni Araújo Trajano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população amazonense, na área da educação. A entrega do título foi uma homenagem proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Para o parlamentar, o Título de Cidadã é resultado das atividades executadas pela educadora junto ao governo Estadual e Municipal, com foco na humanização e fortalecimento da rede de ensino do Amazonas. “A professora Euzeni é natural do Maranhão, mas, dedicou sua vida ao Estado. Foi diretora pedagógica no trânsito de Manaus, foi professora do Parfor, conhece esse Estado como ninguém, inclusive, tem filhos daqui. Sinto-me honrado e emocionado de destinar o título a essa mulher que tem uma trajetória de vida marcada pelo bem, pela dedicação, responsabilidade e amor à sociedade amazonense”.

Em seu pronunciamento, Euzeni agradeceu a homenagem e falou sobre as dificuldades de lecionar, nos dias de hoje. “Quero cumprimentar e agradecer ao querido deputado Sinésio Campos por me conceder esse reconhecimento como cidadã amazonense. Tornar-me cidadã dessa terra é um compromisso pessoal e profissional. Meu lugar de fala é o da educação pública, aquela que lida com os que mais precisam. Aprendi que educação é a mais importante política pública, pois ela contribui para redução das desigualdades, não só por oferecer conhecimento, mas, acolhimento, dignidade, segurança alimentar e por contribuir, consideravelmente, para salvar as nossas crianças de abusos e maus tratos, além de outras mazelas”.

Entre os presentes na sessão solene estavam os irmãos da homenageada, a senhora Adelina Araújo Cunha e o senhor Ireno Silva Araújo, o diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leís Batista da Silva, o Secretário Municipal de Educação Pauderney Avelino, o encarregado da Subseção de Organização e Métodos do 9° Distrito Naval, Capitão de Corveta Claudenilson dos Santos Viana, o Chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público Estadual, Darlan Benevides de Queiroz, os representantes do Instituto Federal do Amazonas, professores José Ivan e José Pinheiro, a ex-secretária Municipal de Educação, Kátia Helena Schweickardt, o deputado federal José Ricardo (PT).

Breve Histórico

 

Euzeni Araújo Trajano nasceu no município de Monção, Estado do Maranhão, em 13

de Junho de 1966. É mãe de três filhos, Bianca Araújo Trajano, Beatriz Araújo Trajano e Jorge Trajano da Silva Júnior e veio para o Amazonas em 1972 com seus pais, o senhor Salustiano Bezerra Araújo e a senhora Raimunda Silva Araújo. Instalaram-se no bairro Alvorada, que ainda se chamava Cidade das Palhas, para oferecer estudo e melhores oportunidades aos filhos.

A caçula de 13 filhos do casal estudou sempre em escola pública, fez o magistério no Instituto de Educação do Amazonas (lEA) e em seguida foi aprovada para o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuou como professora de educação infantil na rede particular e no ensino fundamental na rede estadual, sendo aprovada em concurso público para a rede municipal de ensino como pedagoga em 1989. Atuou também como professora em cursos de graduação e pós-graduação.