NOTÍCIAS

Deputado Sinésio Campos homenageia geólogos, na Aleam

Por Assessoria

02.jun.2021 18:07h
img
Foto: Dircom

Em Manaus, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na terça-feira (1), uma Sessão Especial para homenagear os geólogos que atuam na região. A solenidade atendeu requerimento do deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a importância dos profissionais para a sociedade e chamou a atenção das companhias, para a contratação de mão de obra local. “Essa é uma homenagem justa àqueles que fazem de uma pedra no caminho o seu objeto de estudo, que desenvolvem pesquisas em vários itens, desde a prevenção de desastres naturais, evolução da terra e da vida, às mudanças climáticas e análises de minerais, nos solos. Obras sem os serviços dos geólogos estão fadadas ao fracasso, por isso apelo, aos setores público e privado, que contratem a mão de obra desses trabalhadores”, disparou Sinésio Campos.

O deputado estadual ressaltou, ainda, que os geólogos são de extrema importância, junto com os parlamentares, na elaboração de políticas públicas, para a exploração do petróleo, carvão mineral e gás natural no Amazonas. “Com o auxílio dos nossos companheiros geólogos podemos explorar esses recursos de maneira ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. Desse modo, podemos implementar uma nova matriz econômica e energética para o Estado, como por exemplo, o polo cerâmico em Manacapuru e Iranduba e ouro, no rio Madeira”, concluiu Sinésio Campos.

Participaram da homenagem geólogos do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Petrobras, Ibama, Mineração Taboca S/A, Departamento de Geociências/Ufam, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), secretaria de estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Associação dos Geólogos Profissionais do Amazonas (Aprogam), Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o curso de Tecnologia em Petróleo e Gás do Centro Universitário do Norte (Uninorte).