NOTÍCIAS

Deputado Sinésio Campos parabeniza designer amazonense que criou jogo de tabuleiro

Por Assessoria

18.ago.2021 10:04h
img
Foto: Dircom

Na manhã de terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) parabenizou, durante cessão de tempo, o jovem designer amazonense Lincoln Valois, 19, pioneiro na criação de um jogo de tabuleiro, idealizado na região, intitulado Lua Em Pedaços.

Para Sinésio Campos, é necessário sempre investir na educação dos jovens para que eles possam transformar o sonho em realidade, por meio do conhecimento. “Queremos parabenizar o designer amazonense Lincoln Valois que, devido a sua paixão pela leitura e produção de histórias e personagens criou um jogo de tabuleiro. Dessa maneira, observamos o quanto a educação é importante, nesse processo, na vida do Lincoln ou de qualquer outro jovem. A educação, a escola, o acesso aos bons professores permitem que crianças e jovens transformem os seus sonhos em realidade.  Por essa razão, parabenizamos este jovem que é o pioneiro na criação de um jogo de tabuleiro, que sai daqui, do nosso Amazonas”.

“O jogo nasceu da minha paixão por jogos de tabuleiro e de animações, filmes e séries que eu assistia quando criança. Após terminar a faculdade, realizei uma pesquisa e percebi que havia um mercado crescente, no Brasil, de jogos de tabuleiro e eletrônicos, assim, tive a ideia de juntar as duas vertentes e criar um novo produto. Um jogo de tabuleiro que mesclasse mecânicas de jogos online como Laughing Out Loud e Dota, em que as características principais são destruição de torres, classe de personagens e dominação territorial. Todas essas características eu implementei no jogo de tabuleiro”, explicou o jovem designer amazonense, Lincoln Valois.

O parlamentar destacou a importância de impulsionar o polo de desenvolvimento de jogos e que, para isso, é preciso investir no empreendedorismo local, gerando novos negócios. “O apoio do pai, empresário, foi fundamental, pois dificilmente o filho teria condições de colocar a sua criação disponível no mercado, porque temos vários gênios inventivos e produtos em incubação tecnológica, por isso, é o momento de termos empresas do Polo Industrial que incentivem esses criadores. Esta é a Zona Franca que eu sonho, que fabrica as ideias dos nossos amazonenses e não somente os produtos criados por pessoas de fora, gerando uma cadeia de empregos no exterior”, disparou Sinésio Campos.

Lincoln contou sobre as dificuldades de materializar o jogo, uma vez que não teve acesso aos recursos da região como a extração vegetal e mineral (ferro, madeira), além de cobrar do Estado mais incentivo aos criadores e produtores de jogos amazonenses. “Eu gostaria de ter tido acesso a esse material, pois desse modo faria o produto aqui mesmo, na região. Infelizmente, isso não aconteceu. Precisei mandar para fora do país para, posteriormente, trazê-lo de maneira burocrática e, só então, comercializá-lo. Gostaria que o Amazonas incentivasse mais os criadores e produtores da região para que, assim como eu, outros artistas tirem da gaveta os seus projetos”.

O pai e sócio do designer, o senhor Ed Lincoln Xavier, endossou as palavras do filho. “Eu lembro como se fosse hoje, ele chegou e disse: pai eu me formei na faculdade e, nesse momento de pandemia, tenho o sonho de criar um jogo, mas, estou encontrando dificuldade na produção dos materiais. Desse modo, nós começamos a buscar fornecedores no exterior, uma vez que temos uma empresa de importação e exportação, a Amazônia Global. Conseguimos um fornecedor na Ásia e o Lincoln detalhou todos os objetos do jogo para a elaboração das peças. Fomos até o Inmetro, onde houve a aprovação e certificação. A questão é que temos a Zona Franca de Manaus, indústrias de papelão, de madeira, de plástico, então, por que não incentivar esses criadores, se nós temos o Polo Industrial? É isso que estamos apresentando, o jogo para a sociedade amazonense, mas também a ideia e sugestão de fomentarmos um novo polo industrial”, enfatizou Ed Lincoln Xavier.

Sobre o Lua Em Pedaços

O enredo se passa em um mundo fictício onde, após um terrível cataclisma, a Terra parou de girar e a Lua se despedaçou, o que restou da humanidade, agora, povoa uma ilha, chamada de “O Firmamento”, que se encontra presa entre o dia e a noite.

Entre os sobreviventes um jovem casal, Adão e Eva, ascenderam ao recém-criado trono e tornaram-se imperador e imperatriz do Firmamento. Centenas de anos se passaram e seus descendentes atualmente estão em guerra pelo trono. A dinâmica do jogo é conseguir dominar “O Firmamento” e tornar-se o novo imperador ou imperatriz.

Há quatro territórios no tabuleiro que estão em um eterno conflito por poder. Um território para cada jogador: Oeste, Sul, Norte e Leste.

O objetivo dos jogadores é dominar todos os territórios do tabuleiro, destruindo as cinco torres de cada território inimigo, em eventos de combate que acontecem na Torre de Babel, no meio do tabuleiro. O jogador perdedor em um evento de combate tem uma torre destruída. O território que tiver suas cinco torres destruídas perde o jogo. O último jogador que restar vence.

 

Onde comprar

O jogo pode ser adquirido no escritório localizado na rua Vale do Juruá, Quadra Q, nº 15, Conjunto Flores 2, Alvorada 1, zona Oeste de Manaus. As compras online podem ser feitas no Mercado Livre, Shopee e Ludopédia.