NOTÍCIAS

Deputado Sinésio Campos realiza visita técnica à Hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo

Por Assessoria de Comunicação

14.abr.2022 8:46h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) informou nesta quarta-feira (13), durante discurso na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que realizará,  na quinta-feira (14), às 8h,  visita técnica à usina hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo, região metropolitana de Manaus. A ideia é identificar os possíveis impactos socioambientais inerentes à abertura das comportas da usina.

A visita técnica ocorrerá por meio da Comissão de Geodiversidade Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, da Aleam, presidida pelo deputado estadual Sinésio.  Para ele, a abertura das comportas pode ocasionar um desastre, afetando mais de 1.300 pessoas que vivem nas comunidades do ramal da Morena e demais núcleos localizados ao longo das margens do rio Uatumã.

“Temos que agir o quanto antes para evitar que o pior aconteça, não podemos ficar de braços cruzados diante dessa situação. A população não sabe o que fazer, nenhum tipo de instrução foi dada a ela caso ocorra algum tipo de catástrofe. Os moradores estão se sentindo desamparados e com razão”, disparou Sinésio.

A visita técnica da Comissão foi motivada após um acordo entre a prefeitura de Presidente Figueiredo e as empresas Eletronorte e Amazonas G/T, com o objetivo de abrir as comportas da hidrelétrica de Balbina.

Entre os principais órgãos presentes na visita técnica estarão o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Amazonas, Procuradoria Geral Estadual, Instituto Ambiental do Amazonas, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas, Defesa Civil Municipal de Presidente Figueiredo e deputados estaduais.

 

 

Ytallo Byancco 9.8118-7345 – (92) 3183-4431

 

Skip to content