NOTÍCIAS

Deputado Tony Medeiros promove debate sobre ações e projetos voltados aos povos indígenas

Por Assessoria de Comunicação

13.abr.2022 8:31h
img
Foto: Rodrigo Brelaz

Representantes indígenas de 50 etnias estiveram, nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em uma reunião sobre ações de fortalecimento e proteção à causa indígena.

Na reunião, comandada pelo deputado Tony Medeiros (PSL), também foram tratados quatro Projetos de Lei que tramitam no Parlamento. Entre eles duas propostas que autorizam o Estado a formalizar pedidos de desculpas, primeiro aos povos indígenas, pelas atrocidades cometidas durante o período de colonização, segundo ao povo Mura, pela chamada Guerra do Extermínio, no Governo Colonial.

Os outros dois projetos se voltam para área educacional. O primeiro obriga o reconhecimento das contribuições dos povos indígenas na arte, na cultura, gastronomia e nas ações de defesa da floresta, o segundo torna obrigatório a inclusão da história dos povos indígenas nos livros didáticos do Amazonas.

Durante a apresentação dos projetos, diversos assuntos foram tratados, inclusive as demandas levantadas pelos caciques e tuxauas. A cacique geral do bairro Parque das Tribos, Lutana Kokama, solicitou a intervenção das autoridades para que o bairro tenha uma melhor infraestrutura. “No Parque das Tribos, vivem aproximadamente cinco mil pessoas de trinta e cinco etnias. Precisamos de melhores condições de moradia, saúde e educação”, explicou Lutana. O mesmo pedido foi feito pelo tuxaua Humberto da etnia Mura.

 

Escolas

Tony Medeiros também firmou um compromisso e colocou seu gabinete à disposição dos caciques para representar, se necessário for, contra as prefeituras que não querem colocar escolas em terras indígenas. Ele destacou ainda a importância da implantação da Universidade Rural na educação indígena e a necessidade de fortalecer ações de proteção e subsistência dos povos indígenas, como a exploração segura do potencial turístico das comunidades indígenas. “O importante é que saiamos daqui com a consciência de que os problemas existem, mas que com a união de todos, eles serão resolvidos”, disse o parlamentar.