NOTÍCIAS

Deputado Tony Medeiros propõe que concursos sejam realizados nos municípios polos do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

24.nov.2021 16:15h
img
Foto: Rodrigo Brelaz

Ao defender a realização do Concurso da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) também no interior do Amazonas, o deputado estadual Tony Medeiros (PSD) anunciou, nesta quarta-feira (24), que apresentará um Projeto de Lei (PL) que visa garantir que concursos públicos para o preenchimento de vagas nas intuições públicas estaduais também sejam realizados no interior do Estado, nas cidades polos. Atualmente as provas dos concursos ocorrem, na grande maioria dos casos, na capital.

“O Concurso da Sefaz, da Polícia e outros concursos para o preenchimento de vagas no Amazonas precisam ser realizados também nos municípios polos do Estado. Se somente a educação nos iguala, nós precisamos criar meios para que a população do interior tenha as mesmas oportunidades”, afirmou Medeiros acrescentando que já encaminhou uma indicação ao Governo do Estado sobre o assunto.

Para o deputado as despesas envolvidas no deslocamento e estadia na capital muitas vezes impede quem mora no interior de fazer concursos em Manaus. “Fazendo nos municípios polos pelo menos, reduzimos essa dificuldade”, disse Medeiros.

Assim que começar a tramitar, o Projeto de Lei será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e também passará por outras comissões técnicas da Casa, como a de Serviços Públicos. Se virar Lei, o Estado deverá realizar concursos em cidades como Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta), Parintins (369 km), Tefé (523 km), Humaitá (590 km) e Tabatinga (1.108 km).

Sefaz

O Concurso da Sefaz está previsto para acontecer no ano que vem. A portaria criando a Comissão que ficará responsável pelo planejamento e realização do certame foi publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (22).