NOTÍCIAS

Deputado Wanderley Monteiro propõe presença obrigatória de vigilantes do sexo feminino em estabelecimentos financeiros no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

09.ago.2023 12:42h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante), apresentou o Projeto de Lei n°644/2023 que propõe a obrigatoriedade da presença de vigilantes do sexo feminino nos estabelecimentos de prestação de serviços financeiros em todo o estado, com o intuito de preservar a intimidade, resguardar a dignidade e promover a equidade de gênero.

O parlamentar justifica a iniciativa com uma preocupação genuína em garantir um ambiente seguro e confortável para as mulheres que frequentam agências bancárias e outros locais de serviços financeiros. Ele destaca que a presença de vigilantes femininas pode contribuir significativamente para evitar situações de constrangimento e desconforto ao serem abordadas ou submetidas a revistas por vigilantes do sexo masculino.
“A proposta do presente projeto de lei visa preservar a intimidade das mulheres, resguardando sua dignidade em um ambiente frequentemente associado a momentos sensíveis e privados, como transações financeiras”, afirmou Monteiro. “Queremos garantir que as mulheres se sintam seguras e confiantes ao buscar serviços financeiros, sem preocupações desnecessárias”, disse o deputado.

Além dos aspectos de segurança e dignidade, o projeto também almeja impulsionar a representatividade e a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. De acordo com dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, da Secretaria da Previdência e Trabalho, apenas 10,6% das pessoas contratadas para a função de vigilante são do sexo feminino. O projeto de lei busca, assim, aumentar a presença das mulheres nesse setor, historicamente dominado por profissionais masculinos. “Ao incentivar a contratação de vigilantes do sexo feminino, estamos promovendo a diversidade e a inclusão em uma área onde as mulheres ainda enfrentam barreiras”, ressaltou Monteiro.