NOTÍCIAS

Deputado Wilker Barreto é reconduzido à presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam

Por Assessoria de Comunicação

03.fev.2023 16:56h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) foi reconduzido à presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Amazonas (CICZF-Aleam) pelos próximos quatro anos. A permanência do parlamentar foi decidida nesta quinta-feira, 2, durante reuniã, o com deputados estaduais, que definiu a composição das Comissões Técnicas Permanentes da Casa Legislativa.

Pelo segundo mandato consecutivo, Wilker ficará à frente da comissão técnica que cuida da Zona Franca de Manaus e responsável por debates acerca da cadeia econômica local. Para o deputado, o papel fundamental da CICZF será pela defesa da manutenção do modelo econômico que gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos no Amazonas.

“Fico feliz de ser reconduzido à presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca, comissão essa que terá um papel fundamental na defesa pela manutenção do modelo econômico. Nós vamos, ainda neste semestre, fazer um grande encontro com empresários, Governo, academia e doutores para mostrarmos os caminhos que o Amazonas precisa seguir”, afirmou o presidente.

Ainda segundo o parlamentar, a ampliação do debate acerca dos benefícios oferecidos pela ZFM à nível nacional e a proteção contra os ataques direcionados ao modelo econômico serão missões da comissão temática nesta 20ª Legislatura.

“O Brasil precisa entender que, sem a manutenção da floresta através da Zona Franca, a economia do Amazonas migrará para 100% extrativista e extrativismo e desmatamento andam lado a lado. Falar em desflorestamento é falar na diminuição das chuvas, que impactará no clima do Sudeste e no agronegócio do Centro-Oeste. O modelo ZFM não beneficia somente o Amazonas, e sim o Brasil e o mundo, e isso nós vamos defender com unhas e dentes”, ponderou Wilker.

 

Números e ações

À frente da presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam, o deputado Wilker realizou, entre 2019 a 2022, 87 ações entre reuniões internas e externas, palestras, audiências públicas, visitas técnicas, cursos e participações em eventos. Após o período da pandemia Covid-19 no Amazonas, a CICZF entregou, no ano passado, um certificado de homenagem a 71 empresas da Zona Franca de Manaus que prestaram serviços relevantes à sociedade amazonense durante a primeira e segunda onda da doença do Estado, ajudando a salvar vidas, como a doação de EPIS, equipamentos, entre outros.

Outro feito da comissão foi a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Ruy Araújo ao Presidente Executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior. A homenagem, realizada no dia 23 de novembro de 2022 no plenário Ruy Araújo, foi uma iniciativa do presidente Wilker Barreto, que condecorou o profissional na defesa da Zona Franca de Manaus e pelos serviços prestados à sociedade amazonense à frente da entidade empresarial.

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351
Texto: Dayson Valente