NOTÍCIAS

Deputados cobram respostas sobre acidente durante Festival de Ciranda, em Manacapuru

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

30.ago.2022 14:53h
img
Foto: Danilo Mello

Durante a Sessão Plenária, desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados repercutiram o acidente ocorrido na noite do último domingo (28), durante o 24º Festival de Ciranda, realizado no município de Manacapuru (distante 68 km em linha reta de Manaus), e se solidarizaram com as 26 vítimas do acidente, que ocorreu durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada. Um módulo alegórico com mais de 20 dançarinos, içado por um guindaste, despencou de uma altura de 10 metros.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) 17 feridos foram transferidos para hospitais de Manaus, seis em estado grave.

Os parlamentares garantiram que o Executivo Estadual não negou suporte ao Festival e nem às vítimas. Foi destacado que os primeiros-socorros foram prestados, ainda na arena de apresentação por meio dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e médicos de plantão no Parque do Ingá, onde acontecia a apresentação das cirandas.

Segundo foi citado, o Governo do Estado em nenhum momento se eximiu de prestar o socorro imediato e toda a estrutura para transferência e internação hospitalar aos feridos.

A apuração das causas do acidente, avaliação das condições e documentação do guindaste, bem como do profissional que operava o equipamento e ainda a estrutura técnica do módulo alegórico, foram cobrados pelos parlamentares, para que ocorra a responsabilização dos culpados e possa se evitar que outros acidentes como esse voltem a ocorrer.

 

Cardeal da Amazônia

A nomeação do arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, para o cargo de cardeal, pelo Papa Francisco, foi celebrada pelos deputados da Aleam.

A cerimônia de nomeação aconteceu no último sábado (27), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma, quando o Papa Francisco nomeou 20 novos cardeais.

Dom Leonardo Steiner foi nomeado arcebispo de Manaus em 2019, e tornou-se o primeiro cardeal da região amazônica brasileira a tomar posse no Colégio Cardinalício da Igreja Católica.