NOTÍCIAS

Deputados comemoram decisão que garante vacina a professores e aprovação do projeto da LG no Polo Industrial de Manaus

Por Diretoria de Comunicação

13.mai.2021 13:22h
img
Foto: Dircom

A decisão da Justiça Federal que determinou a destinação de doses da vacina contra a Covid-19 para professores e a aprovação do projeto da multinacional de eletroeletrônicos LG pelo Ministério da Economia foram repercutidos positivamente pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na Sessão Plenária desta quinta-feira (13).

A Justiça Federal da 1ª região determinou, na tarde de quarta-feira (12), que o Ministério de Saúde inicie a vacinação dos trabalhadores da educação, com envio imediato de 40 mil doses para Manaus, atendendo pedido da Prefeitura da capital. A decisão foi motivo de comemoração para a deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB).

“O envio dessas 40 mil doses dedicadas aos trabalhadores da educação vai garantir um retorno seguro às aulas presenciais, pois inclui todos os trabalhadores da área. Estou muito feliz por esta decisão e agradeço às autoridades que tiveram este olhar sensível. Tenho certeza de que é um passo rumo à vacinação também na rede estadual de ensino e, futuramente, para todos no nosso Estado”, afirmou.

Sobre a vacinação, o deputado Serafim Corrêa (PSB) concordou que o retorno presencial às salas de aula depende da imunização daqueles que trabalham nas escolas. “Com essas 40 mil vacinas chegando a Manaus, em duas semanas, todos os profissionais poderão se vacinar, possibilitando o retorno presencial seguro para todos”, ratificou.

Projeto gera empregos

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) repercutiu a aprovação do projeto da LG, que deve ampliar as atividades da multinacional no Polo de Manaus, com a transferência da produção de monitores e notebooks para Manaus, gerando, inicialmente, mais 150 vagas de empregos. “Na última reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) o projeto foi retirado de pauta e pensávamos que não seria mais aprovado. A empresa deve aumentar as vagas de emprego, gerando mais trabalho para a nossa gente e consequentemente, mais receita para o nosso Estado”, afirmou.

O deputado Serafim também comentou a expansão da LG, afirmando que a mudança que vai valorizar mais ainda o Polo Industrial de Manaus, sinalizando para outras multinacionais instalarem suas fábricas.

Ainda durante a Sessão, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) mostrou vídeos com moradores de áreas alagadas em Manaus e no Careiro Castanho (a 86 km de Manaus), enfatizando a necessidade de esclarecimentos por parte da Defesa Civil do Estado junto à Assembleia, para esclarecer o plano de ações do órgão e o andamento das ações para minimizar os efeitos das cheias na capital e no interior.

Já o deputado Tony Medeiros (PSD) falou sobre a necessidade de interiorização do diagnóstico precoce de câncer no Amazonas.