NOTÍCIAS

Deputados debatem mudanças climáticas e PLOA 2022 na Sessão Plenária desta quinta-feira (4)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

04.nov.2021 15:35h
img
Foto: Divulgação Dicom

Durante a Sessão Plenária, desta quinta-feira (4), os parlamentares estaduais discursaram sobre diversos temas, como mudanças climáticas; políticas de resíduos sólidos e ingresso do Projeto da Lei Orçamentária Anual 2022 (PLOA 2022) em tramitação na Casa Legislativa.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) lembrou que esta quarta-feira (4) é histórica para as telecomunicações por conta do leilão da tecnologia 5G. “Hoje é um dia importante para o Brasil e para o Amazonas. Está acontecendo o leilão da tecnologia 5G, que permitirá maior rapidez à internet. Como ela é importante nos países desenvolvidos, será importante para o nosso país também”, destacou, ressaltando que o leilão é apenas o primeiro passo, mas o sucesso da implantação depende de um esforço conjunto entre todos os entes na efetividade da tecnologia, além de investimentos e fiscalizações constantes.

A relação da mudança climática com o desmatamento da floresta em pé voltou a ser tratada pelo deputado Angelus Figueira (DC). “Estamos vivendo um momento em que o mundo volta os olhos para o impacto que o homem tem causado na mudança climática. Porém, o Amazonas presta o maior serviço que um estado da nação pode prestar ao bioma conservando 97% de cobertura vegetal, principalmente por meio dos produtores rurais tradicionais, que muitas vezes não são levados em consideração. Nas reuniões sobre a temática do clima são esquecidos constantemente e isso tem que mudar”, afirmou. Em aparte, o deputado Tony Medeiros (PSD) e o deputado Serafim Corrêa concordaram que o mundo deve parar de atribuir o desmatamento de toda a Amazônia apenas ao Amazonas e a presença do governador na COP26 é uma oportunidade para isso.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), usou sua inscrição, no Pequeno Expediente, para anunciar o início da tramitação da PLOA 2022 na Assembleia. “Este projeto é muito importante para o Estado do Amazonas porque além de estimar a receita e fixar as despesas previstas para o ano posterior, é onde ficam previstas as emendas parlamentares dos deputados estaduais. E essas emendas fizeram grande diferença no combate à pandemia. Destinei R$ 5,5 milhões em emendas à saúde amazonense, que foram todas executadas e convertidas em ambulanchas; ambulâncias, compra de medicamentos e ajuda no momento crítico da pandemia. Não somente eu, mas todos os outros 23 deputados contribuíram muito para minimizar os efeitos da pandemia”, destacou.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que apesar de ter sido aprovada há mais de dez anos não foi efetivada em diversas localidades, foi o destaque do deputado Tony Medeiros (PSD). “Antes reclamavam muito dos lixões, hoje ninguém fala mais no assunto, só voltarão a falar quando os aeroportos fecharem por não poder operar voos por causa dos urubus”, alertou.

Em comunicado de liderança, o deputado Sinésio Campos (PT) denunciou o impacto da má prestação de energia elétrica no atendimento da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ). “A Fundação Adriano Jorge explicou em nota que foi obrigada a cancelar 13 cirurgias na última quarta-feira (3), por conta das oscilações de energia na rede elétrica do hospital e que a Eletrobras não tem conseguido manter a continuidade do serviço, prejudicando e brincando com a vida das pessoas”, afirmou.