NOTÍCIAS

Deputados debatem sobre a importância dos educadores físicos

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.set.2022 12:43h
img
Foto: Danilo Mello

Destacando a necessidade de valorização e as várias áreas que englobam a educação física, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) destacaram, durante a Sessão Plenária, o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado nesta quinta-feira (1).

A atividade física, na avaliação dos deputados, é um importante fator para a promoção da saúde de maneira geral, e especialmente neste período de pandemia, quando a população mudou sua perspectiva em relação a sua própria saúde; e isso ressalta a importância desses profissionais.

A profissão de educador físico foi regulamentada pela Lei Federal nº 9.696, em 1º de setembro de 1998, daí a escolha da data para homenagear esses profissionais. A referida lei também estabeleceu os Conselhos Regionais de Educação Física.

Os deputados destacaram que a Casa Legislativa tem atuado na promoção da valorização desses trabalhadores, com leis como a Lei nº 4.299/2015, que garante o acesso do profissional de educação física às academias instaladas no Amazonas, para prestação de serviço de orientação de seus clientes / alunos. Já a Lei nº 4.817/2019 garante a educação física como componente curricular obrigatório em todas as etapas e modalidades da educação básica nas escolas amazonenses. Ainda nesta lei é determinado que apenas os profissionais de educação física licenciados em curso superior de Educação Física e regularmente registrados no Conselho Regional de Educação Física possam ministrar aulas da modalidade.

 

Cessão de Tempo

Em Cessão de Tempo de iniciativa da deputada Therezinha Ruiz (PL), a atleta de fisiculturismo e educadora física Caroline Alves dos Santos, falou sobre o papel dos profissionais na promoção da saúde e na inclusão social, contribuindo assim para uma sociedade melhor.

“Nós educadores físicos, por meio do esporte, contribuímos para a mudança de vida, e inclusão de crianças, jovens e adultos na sociedade, trabalhando valores como ética, trabalho em equipe e solidariedade”, disse a professora.

A atleta falou ainda das dificuldades dos atletas profissionais no desenvolvimento de suas carreiras, especialmente para as mulheres, relatando a importância de políticas públicas que fortaleçam a inclusão das mulheres e também apoio para competições e treinos.