NOTÍCIAS

Deputados denunciam precariedade no atendimento médico e obstáculos na fiscalização de hospitais

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

07.jun.2022 13:50h
img
Foto: Danilo Mello

Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta terça-feira (7), os parlamentares realizaram denúncias sobre precariedade de atendimento às crianças em unidade de saúde da rede pública estadual e que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não estaria respeitando a prerrogativa parlamentar de realizar fiscalização nos hospitais públicos.

Imagens de crianças recebendo atendimento médico no chão do Hospital e Pronto Socorro da Criança, localizado no bairro Cachoeirinha, zona Sul da capital, foram apresentadas pelo deputado Wilker Barreto (Cidadania). “Você não precisa nem ser pai pra ficar indignado com uma cena dessas”, disse o parlamentar, cobrando explicações da Secretaria de Saúde sobre a precariedade do atendimento. Barreto explicou que recebeu as imagens de pais que estavam com seus filhos no hospital, e falou do sentimento desses pais ao verem seus filhos no chão.

O deputado relatou ainda situações em que foi impedido de realizar fiscalizações em unidades hospitalares da rede pública estadual, citando sua tentativa, na última semana, de vistoriar as instalações da Maternidade Estadual Balbina Mestrinho, também localizada na zona Sul de Manaus.

O parlamentar relatou ter sido impedido de entrar na maternidade pela equipe jurídica do órgão. “Isso eu não posso permitir, porque esse tipo de ação independe de você ser situação ou oposição”, disse, destacando que “as prerrogativas de um mandato são direitos constitucionais e outorgados pelo povo”.

Em aparte, o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) relatou ter sido impedido de adentrar hospitais públicos e citou situação similar vivida também pelo deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade), que foi proibido de fiscalizar o Hospital Delphina Abdel Aziz, na zona Norte de Manaus. “Quando um parlamentar é impedido de fiscalizar um órgão do estado a população, como um todo, é prejudicada e faltando com a transparência, essencial às contas públicas”, disse Chagas.

Segundo o deputado Wilker Barreto, a Comissão de Saúde da Aleam, presidida pela deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), já enviou ofício ao titular da SES, Anoar Samad, cobrando explicações sobre as constantes proibições e reforçando a prerrogativa parlamentar de promover fiscalizações nas unidades de saúde.