NOTÍCIAS

Deputados discutem instalação da nova CPI e descumprimento de Lei pela Amazonas Energia

Por Diretoria de Comunicação

08.jul.2021 13:53h
img
Foto: Dircom

A Sessão Plenária desta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), trouxe ao debate entre os deputados e deputadas estaduais assuntos como a instalação da CPI da Asfixia e a retirada do pedido de instalação de outra Comissão, além da insistência da Amazonas Energia em não obedecer à Lei promulgada, que protege os consumidores do corte do serviço durante a pandemia.

Wilker Barreto (Podemos) informou que, acompanhado de Dermilson Chagas (Podemos), retirou de pauta o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia e que agora o outro pedido de CPI, do deputado Delegado Péricles (PSL), está pronto para ser efetivado. Entretanto, Wilker pediu que a comissão comece os trabalhos  o mais rápido possível, antes do recesso. “Faço um apelo aos colegas que assinaram a primeira, que também assinem essa nova. Todos os deputados podem contribuir”, afirmou.

Ricardo Nicolau (PSD) confirmou a assinatura do requerimento de instalação da CPI para investigar os acontecimentos ocorridos em janeiro deste ano, com a crise do oxigênio. “Faltaram medicamentos, leitos, pacientes foram atendidos no chão, precisamos dar uma resposta para a sociedade mostrando o que houve na condução do combate à pandemia”, afirmou.

Amazonas Energia

 

No Pequeno Expediente, o deputado Álvaro Campelo (Progressistas) voltou a denunciar a Amazonas Energia por continuar a questionar na justiça a Lei aprovada na Assembleia que proíbe o corte dos serviços de energia elétrica durante o tempo que durar a pandemia. “Não consigo entender o que leva a Amazonas Energia a querer induzir o Judiciário a prejudicar os consumidores. A empresa continua cortando sem pena o fornecimento de energia da população, ignorando Lei aprovada nesta Casa”, resumiu.

Licenciamento ambiental

 

O deputado Tony Medeiros (PSD) agradeceu aos colegas pela aprovação de seu Projeto de Lei (PL), na manhã da última quarta-feira (7), que estabelece prazos para que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) forneça o atestado de licenciamento ambiental.

O deputado esclareceu pontos do seu PL e desejou que a aprovação do PL induza o Governo Estadual a investir na estrutura do órgão. “Por que dificultar tanto a emissão (do licenciamento ambiental)? Nós não podemos travar o desenvolvimento, o

Amazonas é um estado que preserva 96% de sua floresta, precisamos de ajustes, sempre precisaremos, temos a responsabilidade ambiental, mas também temos a responsabilidade com o desenvolvimento do Amazonas”, afirmou.