NOTÍCIAS

Deputados estaduais do Amazonas propõem criação de Distritos Turísticos para fomentar o desenvolvimento econômico e social

Por Assessoria de Comunicação

24.abr.2023 13:06h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Os deputados estaduais Felipe Souza (Patriota) e Dr. George Lins (União Brasil) protocolaram um Indicativo ao Governo do Estado com o objetivo de criar Distritos Turísticos no estado e instituir uma Logomarca. Os parlamentares são presidente e membro, respectivamente, da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Os distritos turísticos são áreas delimitadas pelo poder público para o desenvolvimento de atividades relacionadas à cadeia produtiva do turismo. A partir dessa iniciativa, será possível criar condições especialmente favoráveis para a instalação de empreendimentos turísticos, além de fomentar a preservação ambiental e cultural dessas áreas.

Segundo o deputado Felipe Souza, presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Aleam, a medida é importante e necessária para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da Amazônia. “A criação de Distritos Turísticos no Amazonas atrairá mais investimentos para o estado, gerando emprego e renda para a população, além de impulsionar o turismo, tornando o setor mais competitivo e facilitando o seu desenvolvimento”, afirmou.

O deputado Dr. George Lins destacou que os Distritos funcionarão como uma espécie de zona franca do turismo, com incentivos fiscais e respeito aos aspectos de conservação ambiental. “Por meio da iniciativa, o estado do Amazonas poderá fortalecer a possibilidade de projetos e ações específicas para tratar de questões ambientais, de infraestrutura e de serviços compartilhados que podem melhorar a qualidade urbana dos territórios contemplados pelo Distrito”, ressaltou.

Amazonastur O Indicativo sugere que a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) seja responsável pelo planejamento e regulamentação dos Distritos Turísticos, definindo e desenvolvendo ações para a promoção do turismo, visando o desenvolvimento econômico e social das regiões do estado.