NOTÍCIAS

Deputados questionam dificuldades para emissão do documento de identidade à população

Por Assessoria de Comunicação

25.mai.2022 14:16h
img
Foto: Hudson Fonseca

Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (25), deputados questionaram sobre a falta de documento de identidade para a população. Dermilson Chagas (Republicanos) falou sobre o INSS Digital que permitiu acesso à benefícios a seguro defeso, auxílio maternidade, aposentadoria e auxílio-doença, porém, de acordo com ele, a população se vê impedida de requerer esses benefícios por falta de documento de identificação (RG).

“Não tem carteira de identidade no interior. Apelo ao governador que recorde aqueles moldes de Governo que tratava de mutirão de emissão de carteiras de identidade. Aqui em Manaus a identidade é só para alguns, a troco de voto. Eles tiram a carteira de identidade e, de posse das informações da pessoa, entram em contato com ela para pedir voto depois. Sei que o governador não tem conhecimento disso e nem pedem votos para ele, mas o interior sofre com a falta do documento por não poderem dar entrada nos processos junto ao INSS”, apontou.

Em seu pronunciamento, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) comentou também sobre a falta de identidades à população, reprovando o uso da máquina pública por agentes políticos. “A questão do documento de identidade é questão de cidadania. Não podemos permitir o uso da máquina pública por agentes políticos. Sem documento de identidade, a pessoa não consegue emprego, não estuda. Reitero que o Governo tem de enfrentar esta problemática com urgência”, alertou.

A desorganização dos cabos de energia que estão espalhados pela cidade causando acidentes foi o assunto do deputado João Luiz (Republicanos). Ele reclamou que “Os fios estão soltos na rua João Valério com a rua Pará, no bairro Vieiralves. Um cabo provocou a queda de um motoqueiro na rua, quase sendo atropelado em seguida, porque a Eletrobras vem trocando os postes de iluminação e fica um emaranhado de fios, colocando em risco tanto pedestres quanto motoristas”, exemplificou, solicitando o reparo.

Ele também comemorou a sanção da Lei nº 5.867/2022, que limita a 50 minutos o tempo de espera nos bancos e concessionárias públicas. “Nestas filas as pessoas passavam horas, causando danos a elas, por isso temos orientado os consumidores a validar a senha de atendimento junto ao funcionário da instituição para estarem respaldado em caso de ultrapassar este tempo de espera para que sejam tomadas providências contra os órgãos”, afirmou, acrescentando que será feito trabalho de divulgação da nova Lei.

A instalação do sistema do projeto ‘Água Boa’ da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) no município de Anamã (distante 165 km de Manaus em linha reta) foi elogiada pelo deputado Cabo Maciel (PL). “Anamã chega a ficar 90% debaixo de água por conta das cheias e, com isso, vem as doenças, pela falta de água potável. Tive a oportunidade de ouvir a declaração de uma moradora que teve o sistema instalado em frente a sua casa e antes, por muitas vezes, teve de pegar uma rabeta e depois caminhar três quilômetros para poder levar água potável a sua casa. Quero parabenizar esta ação da Cosama em parceria com o Governo do Estado”, elogiou.

O deputado Sinésio Campos (PT) repercutiu a entrega dos documentos para elaboração do relatório final da CPI ao relator Carlinhos Bessa (PV). “Ontem entreguei pelo menos três mil páginas de oitivas e apurações durante o trabalho da CPI da Energia. Os documentos e as provas dos abusos da empresa foram entregues e quero agradecer o apoio de todos os deputados, mas o momento é de ir um pouco mais além na questão da energia. Não tenho dúvidas de que o nosso trabalho na CPI foi técnico e imparcial e mostramos que esta empresa comete abusos, ‘gato invertido’ e cobranças indevidas”, afirmou.