NOTÍCIAS

Deputados realizam Sessão Plenária compensatória, enaltecem a democracia e parabenizam os eleitos

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

31.out.2022 13:55h
img
Foto: Danilo Mello

Durante a Sessão Plenária compensatória, desta segunda-feira (31, os parlamentares usaram seu tempo na tribuna para enaltecer a democracia das eleições no país. Eles destacaram a vitória do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que retorna à presidência do Brasil pela terceira vez e a reeleição do governador Wilson Lima (União Brasil) para mais um mandato de quatro anos.

Democrático, o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (União Brasil) parabenizou o governador Wilson Lima pela reeleição, destacando os mais de 1 milhão de votos computados nas urnas. “Temos de respeitar a decisão soberana do povo brasileiro e a partir de agora é respeitar a decisão, temos um presidente eleito, Luís Inácio Lula e o Governador Wilson Lima, que teve a confiança da população amazonense mais uma vez”, declarou.

Em seu discurso, o deputado Serafim Corrêa (PSB) comentou sobre  a vitória do ex-presidente Lula e enfatizou que daqui para frente o desafio é encontrar o caminho da geração de empregos, de comida na mesa, de equilíbrio social e econômico.

“Lula foi eleito com uma frente ampla, mas ele é o presidente de todos os brasileiros, gostem ou não gostem. Por toda a sua história, haverá de ser o grande catalisador da conciliação nacional. Da mesma forma que Lula é o presidente de todos os brasileiros, Wilson Lima continuará sendo o governador de todos os amazonenses.  E, como tal, de forma republicana, deve haver o diálogo entre o estado da Federação e União, que representa a união de todos os estados de todos os municípios”, analisou.

O deputado Wilker Barreto (Cidadania) reconheceu a vitória do petista Lula e a reeleição de Wilson Lima para Governo do Amazonas. “Apesar das minhas restrições à política de esquerda, espero e torço que o presidente Lula acerte e seja maior do que os pensamentos de esquerda. Quanto ao Amazonas, espero que o Wilson acerte dessa vez. Minha oposição sempre foi no sentido de contribuir e vou procurar mais uma vez contribuir com o nosso estado, mas não vou perder a minha tarefa de fiscalizar as ações do governo. Não torço para que este mandato seja pior que o primeiro, até porque quando o governo erra, quem sofre é o povo”, afirmou.

O desafio imposto pela pandemia da Covid-19, que foi superado por Wilson Lima deu o tom do discurso do deputado Dr. Gomes (PSC), que  ressaltou sua perspectiva sobre o próximo mandato do governador reeleito. “Wilson Lima atravessou um primeiro mandato com três ondas da pandemia. A partir de janeiro, teremos um governador mais experiente e abalizado, trazendo para os próximos quatro anos toda a experiência adquirida. Por isso, meus sinceros parabéns ao governador Wilson Lima, que tenho certeza que fará um mandato muito mais profícuo, eficaz e positivo porque não teremos a pandemia trazendo grandes percalços”, avaliou.

O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) parabenizou o candidato Eduardo Braga,  o governador reeleito Wilson lima e também o presidente eleito Lula. “Parabenizo o senador Eduardo Braga, que sai mais forte deste segundo turno com o dobro de votos, que mostra que existe uma parcela divergente no nosso estado. Parabenizo o governador reeleito Wilson lima e também o presidente eleito Lula, que volta ao poder ansiando pela união do Brasil, com uma política diferente do ódio, da falação, de combate à corrupção que não houve, porque não vimos nenhuma operação da Polícia Federal de efetivo combate à corrupção. Desejo que daqui para frente, o Governo do Amazonas tenha uma gestão diferente e um governo melhor”, afirmou.

 

Prosai Parintins

Ainda durante a Sesão, o deputado Saullo Vianna (União Brasil) falou sobre a aprovação de empréstimo no Ministério da Economia para o início das obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins  (distante a 369 km de Manaus).

“Os bairros do Castanheira, Francesa, Santa Clara, Santa Rita e o Centro receberão obras de requalificação urbanísticas, moradias, coleta e tratamento de água, drenagem urbana e coleta e destinação de resíduos sólidos, este último muito recorrente na cidade. Este projeto do Prosai vem justamente para resolver definitivamente esta questão da destinação dos resíduos sólidos em Parintins. Este projeto é um avanço conquistado pelo Governo do Amazonas, gerido pelo governador Wilson lima a quem eu parabenizo pela reeleição conquistada ontem nas urnas”, explicou.

 

Seca no Amazonas

O deputado Carlinhos Bessa (PV) parabenizou Wilson Lima pela reeleição e disse que solicitou ao Governo do Estado medidas emergenciais para conter os efeitos da seca no interior.

“Protocolei requerimento pedindo reconhecimento aos municípios, que estão passando pela seca, solicitando providências do Governo como a declaração do estado de calamidade. Já existem comunidades isoladas e o Governo pode, inclusive, comprar de forma emergencial, a produção dos produtores familiares, para amenizar a crise trazida pela seca”, sugeriu o parlamentar.

 

Minuto de Silêncio

Os deputados fizeram um minuto de silêncio pela morte do delegado Aldeney Góes assassinado em Belém  (PA) e também pela ex servidora Maria de Jesus Ferreira Leal, ex diretora de documentação da Aleam.