PERFIL

DO DEPUTADO

Adjuto Afonso

Natural de Pauini, na Calha do Rio Purus, Adjuto Rodrigues Afonso veio para Manaus estudar e começou a trabalhar como office boy, aos 14 anos, em uma agência bancária, lugar em que se destacou e foi ocupando cargos de chefia, chegando a ser gerente geral de importantes agências bancárias no Estado do Amazonas.

É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), casado, pai de 2 filhos e avô de 2 netos. Exerce o 6º. mandato de sua carreira política, já foi eleito deputado estadual nos anos de 1998, 2006, 2010, 2014, 2018 E 2022. Ele acredita que a boa política é praticada com diálogo, presença, compreensão, amizade e, acima de tudo, ética, transparência e honestidade.

Seus mandatos são exercidos ouvindo os envolvidos e buscando construir o melhor caminho para atender as demandas coletivas da capital e do interior do Amazonas. Tem como bandeira de luta o desenvolvimento econômico a partir do empreendedorismo e do cooperativismo, e acredita em um novo modelo econômico para o interior, que incentive o crescimento de acordo com as potencialidades de cada região.

Adjuto Afonso também encabeça movimentos pela construção e reforma de portos, aeroportos, abertura de novas hidrovias, e que sejam estabelecidos critérios para a privatização do rio Madeira, conforme projeta o governo federal, assim como também luta pela regulamentação da navegação, pois as estradas do Amazonas são os rios. Também é um dos municipalistas que luta pela devolução de prerrogativas às Assembleias Legislativas, tendo como um dos objetivos, permissão para avaliar a criação, fusão e desmembramentos de municípios, considerando a necessidade de regiões do Estado do Amazonas.

O deputado Adjuto Afonso ocupou, na 19ª Legislatura, biênio 2021/2022, a função de 3º. vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar preside, ainda, a Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Frencoop-AM).

Em âmbito nacional, foi eleito em 2021, Secretário Geral do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), entidade internacional que congrega e representa parlamentares do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, através de seus blocos nacionais. Já foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que tem sede em Brasília, entidade que representa 1.059 deputados estaduais em todo o país, sendo a voz do parlamento junto ao governo federal. O mandato foi de fevereiro a junho de 2017, e o parlamentar foi bastante elogiado por dar agilidade aos processos da entidade em curto prazo.

No âmbito da Unale, defendeu e conseguiu êxito em temas como, Free Shop, Energia Solar, além de lutar pelos subsídios para a aviação regional na Amazônia, junto ao Governo Federal.

Adjuto Rodrigues Afonso

Pauini (AM)

16/06

deputado.adjutoafonso@aleam.gov.br

(92) 3183-4401

  • Notícias
  • Proposições
  • Projetos
  • Comissões
  • Agenda
copamart tuxaua1 scaled
21.12.22 11:49h
Cooperativas criam coleção regional Tuxaua com recurso de Emenda Parlamentar de Adjuto Afonso
Emenda Parlamentar do deputado Adjuto Afonso (UB) foi o ingrediente que possibilitou a criação de uma coleção de produtos regionais decorativos pela Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense (Copamart), em parceria com a Cooperjuta da Amazônia. A coleção, denominada Tuxaua, foi lançada ontem (21), na loja da Copamart, localizada no 2º. piso do Shopping Ponta Negra. "Uma das satisfações que tenho na vida como homem público é a oportunidade de incentivar a geração de emprego e renda. Fico muito feliz quando vejo os resultados de pessoas que acompanhamos a luta diária. Ontem, a Copamart lançou uma coleção de produtos decorativos, tendo como principal matéria-prima a fibra de malva e juta, produtos da nossa região. Foi um caminho de obstáculos, capacitações, treinamento, possibilitados a partir de Emenda Parlamentar de minha autoria", destacou o deputado, que preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo. A presidente da Copamart, Terezinha Lira, destacou o processo de criação até chegar no produto final, envolvendo, inclusive, capacitação aos cooperados para agregar valor aos produtos. "Eu já tinha essa ideia de trabalhar com a malva e a juta. Fiz um projeto e apresentei ao deputado Adjuto Afonso, que é envolvido com as nossas atividades, e solicitei uma Emenda para desenvolver novos produtos para os cooperados. Investimos em oficinas de capacitação de artesanato em três comunidades, contratamos uma designer, que foi criando as peças com as nossas sugestões, tivemos ainda curso de educação financeira e empreendedorismo. A coleção se chama Tuxaua e é a primeira desenvolvida em parceria com a Cooperjuta. Esse recurso foi fundamental para o projeto se concretizar, explica a presidente" A Cooperjuta, localizada em Manacapuru (a 70 km da capital), que tem como atividade econômica principal a preparação e fiação de fibras têxteis naturais, exceto algodão, fez a doação das fibras para a confecção das peças. "A iniciativa foi da Copamart que nos chamou para essa parceria, em que a fibra virou arte e ficou lindo. Fizemos a doação da fibra para a cooperativa, que desenvolveu os produtos com as demais cooperativas envolvidas", explica Verônica Mesquita, presidente. A coleção reune produtos decorativos para ambientes internos residenciais, empresariais, etc., desenvolvidos de forma artística, com fibra de malva e juta, após um processo de preparação da matéria-prima. Também estão sendo confeccionadas bijuterias, que farão parte de um segundo momento da coleção. Estiveram presentes no lançamento representantes do gabinete do deputado Adjuto Afonso, da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM). As peças estão disponíveis para aquisição na loja da Copamart, localizada no 2º. piso do Shopping Ponta Negra.
Ler mais
HOJE
sábado, 04 de fevereiro de 2023
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content