PERFIL

DO DEPUTADO

Adjuto Afonso

Natural de Pauini, na Calha do Rio Purus, Adjuto Rodrigues Afonso veio para Manaus estudar e começou a trabalhar como office boy, aos 14 anos, em uma agência bancária, lugar em que se destacou e foi ocupando cargos de chefia, chegando a ser gerente geral de importantes agências bancárias no Estado do Amazonas.

É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), casado, pai de 2 filhos e avô de 2 netos. Exerce o 6º. mandato de sua carreira política, já foi eleito deputado estadual nos anos de 1998, 2006, 2010, 2014, 2018 E 2022. Ele acredita que a boa política é praticada com diálogo, presença, compreensão, amizade e, acima de tudo, ética, transparência e honestidade.

Seus mandatos são exercidos ouvindo os envolvidos e buscando construir o melhor caminho para atender as demandas coletivas da capital e do interior do Amazonas. Tem como bandeira de luta o desenvolvimento econômico a partir do empreendedorismo e do cooperativismo, e acredita em um novo modelo econômico para o interior, que incentive o crescimento de acordo com as potencialidades de cada região.

Adjuto Afonso também encabeça movimentos pela construção e reforma de portos, aeroportos, abertura de novas hidrovias, e que sejam estabelecidos critérios para a privatização do rio Madeira, conforme projeta o governo federal, assim como também luta pela regulamentação da navegação, pois as estradas do Amazonas são os rios. Também é um dos municipalistas que luta pela devolução de prerrogativas às Assembleias Legislativas, tendo como um dos objetivos, permissão para avaliar a criação, fusão e desmembramentos de municípios, considerando a necessidade de regiões do Estado do Amazonas.

O deputado Adjuto Afonso ocupou, na 19ª Legislatura, biênio 2021/2022, a função de 3º. vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar preside, ainda, a Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Frencoop-AM).

Em âmbito nacional, foi eleito em 2021, Secretário Geral do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), entidade internacional que congrega e representa parlamentares do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, através de seus blocos nacionais. Já foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que tem sede em Brasília, entidade que representa 1.059 deputados estaduais em todo o país, sendo a voz do parlamento junto ao governo federal. O mandato foi de fevereiro a junho de 2017, e o parlamentar foi bastante elogiado por dar agilidade aos processos da entidade em curto prazo.

No âmbito da Unale, defendeu e conseguiu êxito em temas como, Free Shop, Energia Solar, além de lutar pelos subsídios para a aviação regional na Amazônia, junto ao Governo Federal.

Adjuto Rodrigues Afonso

Pauini (AM)

16/06

deputado.adjutoafonso@aleam.gov.br

(92) 3183-4401

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Adjuto Afonso participa do 1° Forum de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazonia Legal em Brasilia Foto Jessen
19.06.24 12:13h
Adjuto Afonso participa do 1° Fórum de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazônia Legal, em Brasília
Ainda cumprindo agenda em Brasília na terça-feira (18/6), o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) participou do 1° Fórum de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazônia Legal, evento organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e Parlamento Amazônico, que aconteceu na Câmara dos Deputados. O encontro reuniu autoridades dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, entre senadores e deputados estaduais e federais, e ministros do governo federal. "Outro evento importante que proporcionou discussões sobre regularização fundiária, infraestrutura e logística, questões ambientais, reforma tributária e medidas para incentivar o setor produtivo nos estados, pautas de fundamental importância para todo o país, assim como o destravamento da produção nos estados da Amazônia. Para nós, da região Norte, com certeza são prioridades, e tanto a Unale quanto a diretoria do Parlamento Amazônico foram muito estratégicos na escolha dos temas", disse o deputado. O presidente da Unale, deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT/CE), falou sobre a importância da realização desse encontro para o desenvolvimento e o cuidado com a Amazônia Legal. “Temos feito cada vez mais o fortalecimento da nossa integração regional. Importante que os parlamentares estaduais, as Casas Legislativas e as bancadas federais tenham a oportunidade de saber que o Pacto Federativo está cada vez mais presente nas discussões por parte do Governo Federal. A Amazônia Legal abrange nove estados brasileiros, que possuem a maior riqueza que temos no nosso Brasil, que é a Floresta Amazônica. Estamos aqui para fortalecer a integração entre os estados e as Casas Legislativas”, ressaltou. Para o presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Laerte Gomes (PSD/RO), a realização do 1° Fórum de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazônia Legal foi extremamente positiva. “As soluções da Amazônia têm que vir da Amazônia. Nosso grito tem que ser ouvido. Nossas questões ambientais, nossas questões sociais, nossos voos, enfim. Estamos aqui para ouvir e também ser ouvidos. Tenho certeza que a imagem da nossa Amazônia depois desse evento vai ser outra”, frisou. Ainda presentes no evento a ministra do Planejamento e Orçamento da presidência da República, Simone Tebet; o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o senador Confúcio Moura (MDB/RO), o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB/RO), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz (PRTB/RO) e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Francisco Sampaio (Republicanos/RR).  
Ler mais
Em Brasilia Adjuto Afonso participa de discussao sobre a 27a Conferencia da Unale e a devolucao das prerrogativas aos deputados estaduais
19.06.24 11:56h
Em Brasília, Adjuto Afonso participa de discussão sobre a 27ª Conferência da Unale e a devolução das prerrogativas aos deputados estaduais
Cumprindo agenda na capital federal na última terça-feira (18/6), o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) participou da 4ª Reunião da Diretoria Executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que teve como pauta principal a realização da 27ª Conferência Nacional, que seria no Rio Grande do Sul, mas em decorrência das enchentes que atingiram o Estado gaúcho ao longo do mês de maio, a região ficou impossibilitada de sediar o encontro. Deputados do Rio de Janeiro apresentaram o Estado como candidato e a diretoria aguarda outras manifestações. "Lamentável o que o povo do Rio Grande do Sul está passando, esse é o momento de ajudarmos e com certeza não seria possível a realização do evento naquela região, o Estado vai se reconstruir e com a ajuda de todo o país", lamentou o deputado. Outra pauta em discussão na reunião foi a devolução das prerrogativas aos deputados estaduais, em que foi reiterado a importância da união de todas as Assembleias do país no sentido de fortalecer a pauta junto ao congresso. "Discutimos as prerrogativas dos deputados, pauta que defendo sempre, inclusive, nessa ocasião, reiterei que as Assembleias Legislativas de todo o país, façam uma resolução concedendo poderes para a Unale representá-las e propor uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que retome a autonomia dos deputados estaduais. No ano de 1988 foram tiradas várias prerrogativas de deputados, hoje, para recuperarmos, precisa que o Congresso Nacional aprove esse documento, mas para isso necessitamos de no mínimo 14 com resoluções aprovadas", explicou o deputado. O presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (PDT/CE), comentou sobre os encaminhamentos obtidos na reunião. “Hoje alinhamos as próximas atividades e, após manifestação do Rio Grande do Sul sobre a situação atual para receber o nosso evento, abriremos inscrição para que outros estados se candidatem para ser sede da 27ª edição do maior encontro parlamentar da América Latina e trabalharemos juntos para a reconstrução do Sul”, ressaltou. O parlamentar também cobrou a reativação do colegiado de presidentes das Assembleias, que tem acesso direto ao Congresso Nacional e reforça a questão da devolução de nossas prerrogativas. Presentes também na reunião os deputados amazonenses Mario César (União Brasil), João Luiz (Republicanos) e Thiago Abrahim (União Brasil).  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Suplente
HOJE
quinta, 20 de junho de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.