PERFIL DO DEPUTADO

Dep. Adjuto Afonso

Adjuto Afonso

Natural de Pauini, na Calha do Rio Purus, Adjuto Rodrigues Afonso veio para Manaus estudar e começou a trabalhar como office boy, aos 14 anos, em uma agência bancária, lugar em que se destacou e foi ocupando cargos de chefia, chegando a ser gerente geral de importantes agências bancárias no Estado do Amazonas.

É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), casado, pai de 2 filhos e avô de 2 netos. Exerce o 5º. mandato de sua carreira política, já foi eleito deputado estadual nos anos de 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018. Ele acredita que a boa política é praticada com diálogo, presença, compreensão, amizade e, acima de tudo, ética, transparência e honestidade.

Seus mandatos são exercidos ouvindo os envolvidos e buscando construir o melhor caminho para atender as demandas coletivas da capital e do interior do Amazonas. Tem como bandeira de luta o desenvolvimento econômico a partir do empreendedorismo e do cooperativismo, e acredita em um novo modelo econômico para o interior, que incentive o crescimento de acordo com as potencialidades de cada região.

Adjuto Afonso também encabeça movimentos pela construção e reforma de portos, aeroportos, abertura de novas hidrovias, e que sejam estabelecidos critérios para a privatização do rio Madeira, conforme projeta o governo federal, assim como também luta pela regulamentação da navegação, pois as estradas do Amazonas são os rios. Também é um dos municipalistas que luta pela devolução de prerrogativas às Assembleias Legislativas, tendo como um dos objetivos, permissão para avaliar a criação, fusão e desmembramentos de municípios, considerando a necessidade de regiões do Estado do Amazonas.

O deputado Adjuto Afonso ocupa, atualmente, a função de 3º. vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sendo eleito para o biênio 2021/2022. O parlamentar preside, ainda, a Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Frencoop-AM).

Em âmbito nacional, foi eleito neste ano de 2021, Secretário Geral do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), entidade internacional que congrega e representa parlamentares do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, através de seus blocos nacionais. Já foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que tem sede em Brasília, entidade que representa 1.059 deputados estaduais em todo o país, sendo a voz do parlamento junto ao governo federal. O mandato foi de fevereiro a junho de 2017, e o parlamentar foi bastante elogiado por dar agilidade aos processos da entidade em curto prazo.

No âmbito da Unale, defendeu e conseguiu êxito em temas como, Free Shop, Energia Solar, além de lutar pelos subsídios para a aviação regional na Amazônia, junto ao Governo Federal.

Adjuto Rodrigues Afonso

Pauini (AM)

16/06

deputado.adjutoafonso@aleam.gov.br

(92) 3183-4401

  • Notícias
  • Proposições
  • Projetos
  • Comissões
  • Agenda
adjuto afonso mesa diretora 22.6.22 scaled
24.06.22 14:46h
Distrito de Microempresas ganhará incentivo com aprovação de projeto do deputado Adjuto Afonso
Aprovado esta semana na Casa Legislativa, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 13/2022, de autoria do deputado Adjuto Afonso (UB), que repassa a gerência do Distrito Industrial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amazonas (Dimpe) “Ozias Monteiro Rodrigues”, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que deverá reorganizar o setor que gera emprego e renda na capital. O Dimpe estava sob a coordenação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com a interveniência da Fundação Universitas de Estudo Amazônicos/F-UEA, o que o parlamentar considerou inviável, pois trata-se de um setor de desenvolvimento econômico, não educacional. "Conversamos com o governador e o titular da Sedecti, para resolver a situação, anulamos, então, o Decreto e o Dimpe volta à estrutura da secretaria, antiga Seplan, onde foi criado. Esses permissionados geram mais de 300 empregos e não sabem a quem se dirigir. Foi necessário essa mudança para que esses trabalhadores sejam regulamentados", disse o deputado Adjuto. O parlamentar é 3º. vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidente da Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul; da Frente Parlamentar Estadual de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Frempeei); e da Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado (Frencoop).   Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4330
Ler mais
BAF8DE13 66CC 4928 A9F9 8C47E9CE0E1E
22.06.22 14:12h
Anistia da Afeam beneficia trabalhadores afetados pela cheia, explica Adjuto Afonso
Aprovado nesta quarta-feira, 22, na Casa Legislativa, a Mensagem Governamental que concede anistia e renegociação de dívidas de financiamentos feitos pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), por produtores rurais, micro e pequenos empresários e profissionais autônomos de baixa renda. O relator da matéria, deputado Adjuto Afonso (União Brasil), encaminhou o texto com parecer favorável e pediu o apoio dos colegas na aprovação do projeto, o que se confirmou durante a votação. "Falei sobre a importância da aprovação desta matéria para os produtores e outros trabalhadores que sofreram com a cheia dos rios. Essas pessoas precisam ficar adimplentes novamente para continuarem seus negócios, conseguir recursos, investir e recuperar o prejuízo. Muitos desses produtores fornecem até para todo o estado e se não tiverem essa anistia ou se não puderem renegociar suas dívidas, quebra a cadeia. Como relator, defendi e dei parecer favorável ao texto, porque sei da importância desta iniciativa do governador Wilson Lima (União Brasil) para o homem do interior", disse o parlamentar. No início de maio, o deputado Adjuto Afonso enviou um Requerimento de Indicação ao Governo do Estado, solicitando a Concessão de Anistia Total ou Parcial das dívidas de Custeio e Investimento aos Empreendedores dos municípios amazonenses, que decretaram Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública em razão das enchentes dos rios, os quais tiveram as atividades afetadas e ficaram impossibilitados de pagar os financiamentos concedidos através da Afeam. "Como um homem do interior, agradeço a sensibilidade do governador com essa situação, pois tenho total conhecimento do prejuízo causado pela cheia". Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4330
Ler mais
08 Dep. Adjuto Afonso Quadrilhas juninas do Amazonas recebem homenagem pelo trabalho social e cultural no Estado scaled
08.06.22 16:30h
Quadrilhas juninas do Amazonas recebem homenagem pelo trabalho social e cultural no Estado
Alegria, descontração e reconhecimento marcaram o início do mês de junho para as quadrilhas juninas do Amazonas, que receberam nesta quarta-feira, 8, uma homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir de uma iniciativa do deputado Adjuto Afonso (UB). O grupo é coordenado pela Liga das Quadrilhas Juninas do Amazonas (Liquajuam), que agrega cerca de 43 quadrilhas na capital e interior.Autor da Lei 3.883/2013, que instituiu o Dia do Quadrilheiro Junino no Estado do Amazonas, o deputado Adjuto Afonso ressaltou que acompanha o movimento há 20 anos, desde o seu primeiro mandato. "É com grata satisfação que sou o autor dessa lei. E, hoje, é um prazer maior estar celebrando aqui com vocês essa data. Já são quase 20 anos caminhando juntos e sempre fiz isso com orgulho, por conhecer o trabalho dos quadrilheiros juninos, que além de dançar, divulgam a nossa cultura, e dão aos jovens e adolescentes uma alternativa de vida. O movimento gera, ainda, emprego e renda durante quase todo o ano, durante as realizações dos ensaios, festas para arrecadar recursos, e muito mais. É inquestionável o legado que vocês vêm deixando", destacou o deputado. O secretário de estado de cultura, Marcos Apolo Muniz, esteve no evento representando o governador Wilson Lima (UB), parabenizou os quadrilheiros juninos e falou da importância do retorno do festival folclórico após a pandemia. "A gente compreende a importância do Festival Folclórico do Amazonas, não só para a cultura e tradição, mas, acima de tudo, para a geração de trabalho e renda. A orientação do governador Wilson Lima é que a gente preste todo o apoio necessário, e faça o que for preciso para fazer um festival histórico nessa retomada da economia e da cultura. Estamos retornando com o festival para a antiga Bola da Suframa, no Centro Cultural Povos da Amazônia e estaremos esperando o público com uma estrutura diferenciada", destacou Marcos Apolo. O representante do prefeito David Almeida (Avante), Jonathan Ribeiro, diretor de cultura da Manauscult, enfatizou as palavras do secretário sobre as expectativas e preparativos para os festejos juninos no Centro Cultural Povos da Amazônia, onde a presença dos quadrilheiros juninos está garantida. "A pedido do prefeito David Almeida, a nossa intenção é fazer tudo da melhor maneira possível, que trabalhemos para que possamos fazer o maior festival folclórico de todos os tempos. Este ano, do dia 12 até o dia 23, estaremos realizando o festival na categoria prata e bronze, com um total de 69 entidades que estarão se apresentando na Bola da Suframa", reforçou Jonathan Ribeiro. Uma placa foi entregue ao presidente da Liquajuam, Elson Rocha, em reconhecimento ao trabalho da liga, que agrega cerca de 43 quadrilhas juninas no Estado do Amazonas. Os representantes das agremiações presentes também receberam certificados da Casa Legislativa, como forma de homenagem pelo trabalho realizado.         Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4330      
Ler mais
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Transporte, Trânsito e Mobilidade
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Cultura e Economia Criativa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Defesa do Consumidor
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, minas, gás, energia e saneamento
Suplente
HOJE
terça, 28 de junho de 2022
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content