PERFIL

DO DEPUTADO

Cabo Maciel

Alcimar Maciel Pereira, mais conhecido como Cabo Maciel, devido sua patente militar, é um amazonense, nascido em 07 de junho de 1972, na cidade de Humaitá, que aos 02 anos de idade, em virtude do deslocamento de seus pais Pedro Pereira e Terezinha Canção Maciel, mudou-se para Itacoatiara, cidade onde construiu sua vida pessoal, profissional e familiar, razão pela qual sente-se um Itacoatiarense de raiz.

Casado com Soraya Rodrigues Maciel, e pai de José Paulino, Talissa, Jéssica Kamille e Maria Luiza, Alcimar Maciel engajou como soldado da Polícia Militar do Amazonas no ano de 1992, após prestar concurso público, permanecendo nesta patente até o ano de 2007, quando foi promovido a Cabo, em virtude de promoção por merecimento.

No período de 2002 a 2004, exerceu o cargo de Diretor-Representante do Grêmio Recreativo dos Cabos e Soldados da PMAM, em Itacoatiara, onde executou um fantástico trabalho visando à consolidação daquele clube como Centro de Recreação, Lazer e Assistência ao Policial e Bombeiro Militar de Itacoatiara, trabalho que credenciou a transferir-se, no ano de 2005, para Manaus, e disputar a presidência da Associação dos Cabos Soldados da Polícia e Bombeiro Militar do Estado do Amazonas onde, juntamente com sua diretoria, trabalhou com afinco, zelo e dedicação, para soerguer a ACSPMBMAM, fortalecendo-a e tornando-a a 6ª entidade de representação da categoria militar com maior força e destaque em nível nacional.

Reeleito no ano de 2009, sendo o primeiro presidente da entidade a atingir esse feito, tem continuado o trabalho iniciado em 2005. Em 2008, atendendo a um convite de seu partido político o PR, candidatou-se ao cargo de Vereador, tendo recebido 2.967 votos, ficando como 2º suplente da coligação. No período de novembro de 2009 a janeiro de 2010, atuou com Chefe do Escritório de Representação do Município de Itacoatiara na cidade de Manaus, onde desenvolveu um grandioso trabalho de assistência aos seus conterrâneos itacoatiarenses que buscavam apoio para tratamento de saúde e de outros interesses nesta capital.

Ao deixar o Escritório de Representação do município de Itacoatiara, retornou seu trabalho à frente da Associação dos Cabos e Soldados, dando continuidade à luta em defesa dos direitos e da promoção da assistência.

Nas eleições de outubro de 2022, Cabo Maciel foi reeleito para o cargo de deputado estadual, pelo Partido Liberal (PL), com 35.853 votos.

Alcimar Maciel Pereira

Humaitá (AM)

07/06

deputado.cabomaciel@aleam.gov.br

(92) 3183-4403

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
WhatsApp Image 2024 04 16 at 15.11.56
17.04.24 10:09h
Deputado Cabo Maciel realiza ação itinerante em comunidades de Itacoatiara
O deputado estadual Cabo Maciel (PL), empenhado em promover o desenvolvimento e a inclusão nas comunidades rurais de Itacoatiara (distante a 269 quilômetros de Manaus), apresentou nesta semana, um requerimento de indicativo ao governador Wilson Lima, ao secretário de Estado da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony Filho, e à secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, solicitando uma ação de cidadania para atender mais de 20 mil habitantes na região das vilas de Novo Remanso, Engenho, Lindóia e comunidades adjacentes. O objetivo da iniciativa é viabilizar a implementação de programas de cidadania que atendam às necessidades específicas dessa região. Dentre os serviços solicitados estão a emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), acesso ao passe legal para Pessoas com Deficiência (PcD), o Programa "Idoso Empreendedor", e o Registro Civil nas Comunidades (RCN) para a emissão de certidões de nascimento. Além disso, o requerimento inclui a disponibilização de serviços essenciais, como a regularização do CPF pela Receita Federal (PAV), facilitação de financiamentos para empreendedores locais pela Afeam, emissão da carteira de trabalho digital pelo Sine e o Programa "Crédito Rosa" para incentivar o empreendedorismo feminino. Visando garantir acesso à justiça e aos serviços públicos de qualidade, o pedido também contempla a emissão de RG pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), orientações a atendimento com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e Defensoria Pública, além da presença de uma delegacia móvel, proporcionando um atendimento policial eficiente e próximo às comunidades rurais de Itacoatiara. O deputado Cabo Maciel destaca que a iniciativa vai além de oferecer serviços básicos à população local, visa promover a inclusão social, fortalecer a economia regional e possibilitar o pleno exercício da cidadania. Prova do compromisso do parlamentar em proporcionar oportunidades e melhorias tangíveis na vida dos moradores das comunidades. “A implementação de uma ação de cidadania em Novo Remanso é mais do que uma simples iniciativa, é um gesto concreto de solidariedade e compromisso com o bem-estar da nossa comunidade rural. Proporcionar acesso aos serviços essenciais é garantir dignidade e oportunidades para cada morador. É um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham voz e vez. Estou profundamente empenhado nesse propósito e continuarei trabalhando incansavelmente para tornar essa visão uma realidade palpável para todos os cidadãos de Novo Remanso e região”, destacou o parlamentar.  
Ler mais
Deputado Cabo Maciel destaca importancia da Lei de sua autoria que institui o Dia dos Cuidados com a Voz no Amazonas Foto Paulo Ferraz scaled
16.04.24 14:01h
Deputado Cabo Maciel destaca importância da Lei de sua autoria que institui o Dia dos Cuidados com a Voz no Amazonas
Em uma solenidade marcante alusiva ao Dia Mundial dos Cuidados com a Voz, comemorado anualmente no dia 16 de abril, o deputado estadual Cabo Maciel (PL) se uniu aos representantes da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seduc), Conselho Regional de Fonoaudiologia da 9ª Região (Crefono9), Fundação Getúlio Vargas (FVG), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM II) e a equipe técnica da Comissão de Educação da Aleam (COED), para destacar a importância dos cuidados vocais à população. No Amazonas, a data é enriquecida pela existência da Lei n° 5.040/19, de autoria do deputado Cabo Maciel, que oficializa a relevância desses cuidados vocais em nosso Estado. O objetivo do evento foi promover a conscientização da população sobre a importância da saúde vocal, reconhecendo que a voz humana não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas também um reflexo de nossa saúde e bem-estar geral. O encontro destacou a necessidade de cuidados adequados para preservar a saúde vocal de todos. “No Dia Mundial dos Cuidados com a Voz, reforçamos a importância de conscientizar a população sobre os cuidados necessários para preservar e fortalecer esse instrumento tão vital para nossa comunicação e expressão. Cuidar dela é mais do que uma necessidade, é um compromisso com nossa própria qualidade de vida”, ressaltou Maciel. O deputado expressou gratidão a todos os parceiros, que contribuíram para o sucesso do evento, incluindo a secretária da Seduc, Edilene Pinheiro; Welton Lima de Oliveira, do Crefono9; Telma Alcântara, da Fundação Getúlio Vargas; Gisele Maia, do Hospital Universitário Getúlio Vargas; diretor do CMPM, tenente-coronel Alisson Henriques e o diretor da Fundação Cecon, Marco Antônio Cruz Rocha. Por fim, Cabo Maciel reforçou que é por meio da colaboração e do esforço conjunto que podemos continuar promovendo a conscientização e os cuidados com a voz, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos.  
Ler mais
Deputado Cabo Maciel busca apoio da Policia Civil para reforcar combate a violencia domestica em Itacoatiara Foto Paulo Ferraz
16.04.24 12:28h
Deputado Cabo Maciel busca apoio da Polícia Civil para reforçar combate à violência doméstica em Itacoatiara
O vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP/Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (16/4), o delegado geral da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), Bruno Fraga, e o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Paulo Mavignier, para reunião que tratou das medidas e ações de segurança das mulheres no município de Itacoatiara (distante a 269 quilômetros de Manaus). O encontro teve como foco principal a urgente necessidade de disponibilizar uma viatura à Delegacia da Mulher local, visando intensificar o combate à violência doméstica e proporcionar o apoio necessário às vítimas desse tipo de crime. "O pedido de uma viatura da polícia civil disponibilizada para atender mulheres na Delegacia da Mulher em Itacoatiara é a materialização do nosso compromisso com a segurança e dignidade das mulheres. É um sinal claro de que estamos ao lado das mulheres, de que estamos prontos para agir e de que não descansaremos até que cada mulher possa viver livre do medo, da opressão e da violência", ressalta Cabo Maciel. Lei do Cabo Demonstrando compromisso com a causa da mulher e a aplicação efetiva da Lei n° 4.984/2014, de sua autoria, que institui a Ronda Maria da Penha, o deputado Cabo Maciel decidiu protocolar um requerimento de indicativo ao governador Wilson Lima, ao secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, e ao delegado geral,  Bruno Fraga, solicitando a imediata disponibilização da viatura para reforçar as ações de proteção e assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade. Esta iniciativa representa mais um passo na incansável luta do deputado Cabo Maciel pela garantia dos direitos e pela segurança de todas as mulheres do Amazonas. Em parceria com a Casa de Maria de Itacoatiara, eles estão empenhados em criar um ambiente seguro e acolhedor para que todas as mulheres possam viver sem medo e em plenitude de seus direitos.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Segurança Pública
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Ética Parlamentar (atípica)
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Política sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas, e Legislação Participativa
Suplente
HOJE
quinta, 25 de abril de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.