PERFIL

DO DEPUTADO

Carlinhos Bessa

Carlinhos Bessa nasceu no dia 22 de maio de 1984, na cidade de Tefé (AM). Pai do Eduardo, filho de Arlene Bessa e Eduardo Nunes de Sá, formou-se em Direito pelo Centro Universitário do Norte – Uninorte, em 2009, e atua na advocacia desde 2010.

Assumiu seu primeiro cargo público em 2010, quando exerceu a função de Gerente de Contratos do Fundo Estadual de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde – Susam.

Entre os anos de 2012 e 2014 atuou como subprocurador dos municípios de Alvarães e Uarini. Em 2017, foi nomeado presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Tefé. No mesmo ano assumiu a representação do município de Tefé, em Manaus, onde desenvolveu trabalhos na área social por meio da casa de apoio.

Em 2018, Carlinhos deixou a representação do município para concorrer às eleições como deputado estadual pelo Partido Verde – PV. Foi eleito com 16.175 votos.

Ficou como líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) no período de fevereiro a março de 2019. No biênio 2019-2020 foi escolhido presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas; vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e da Comissão de Promoção Social e Cultural. É membro titular das Comissões de Saúde e Previdência e de Assistência Social e Trabalho; suplente na Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável e da Comissão de Ética.

Em 2022, foi eleito primeiro vice-presidente da Mesa Diretora da Aleam.

Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleito para seu segundo mandato, pelo Partido Verde, com 37.131.votos.

Carlos Eduardo Bessa de Sá

Tefé (AM)

22/05

deputado.carlinhosbessa@aleam.gov.br

(92) 3183-4436

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Carlinhos Bessa destaca dedicacao social de Lenise Nascimento Bezerra no Amazonas scaled
07.03.24 13:24h
Carlinhos Bessa destaca dedicação social de Lenise Nascimento Bezerra no Amazonas
Nesta quinta-feira (7/3), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aconteceu Sessão Especial de entrega do Diploma Mulher Cidadã Amzonense. Lenise Nascimento Bezerra, residente em Manaus há mais de três décadas, foi agraciada com o diploma pelo vice-presidente da Aleam, deputado estadual Carlinhos Bessa (PV). "É uma honra reconhecer o trabalho incansável de mulheres como Lenise, que dedicam suas vidas ao serviço comunitário e promoção da cidadania no Estado. Lenise é um exemplo vivo de resiliência e determinação, e sua história inspira não apenas as mulheres, mas todos a sermos agentes de mudança em nossa sociedade", destacou Bessa. A trajetória de Lenise é marcada por desafios e conquistas. Aos 17 anos, enfrentou tentativa de feminicídio que mudou sua vida, resultando na perda de visão. Após mais de um ano de hospitalização e nove cirurgias, Lenise não se deixou abater. A interrupção dos estudos por recomendação médica não a impediu de perseguir seus sonhos. Aos 29 anos, retomou a jornada educacional, concluindo o ensino médio e posteriormente graduando-se em Serviço Social, com especialização em Gestão de Projetos e Planejamento de Políticas Públicas. A carreira como assistente social a levou a diversas organizações, incluindo a Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam) e a Sociedade Bíblica do Brasil, onde desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de projetos sociais em vários Estados da região amazônica. Atualmente, Lenise preside o Instituto Solidários da Amazônia, dedicado a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Além disso, seu envolvimento ativo em diversos conselhos de controle social demonstra seu compromisso contínuo com o bem-estar da população amazonense. "Gratidão a Deus e ao deputado Carlinhos Bessa pelo reconhecimento de 30 anos de trabalho dedicado ao serviço social. Por ser mulher, enfrentei muitos problemas, fui vítima de feminicídio e hoje estou aqui, por reconhecimento de que nasci para servir e para vencer”, afirmou Lenise, visivelmente emocionada com a homenagem. Sobre o Diploma Mulher Cidadã Amazonense Criado pela Resolução Legislativa nº 831 de 15 de dezembro de 2021, o Diploma Mulher Cidadã Amazonense é destinado a agraciar mulheres que no Estado do Amazonas contribuam para o pleno exercício da cidadania, em razão de seus relevantes serviços prestados à sociedade amazonense.
Ler mais
Em tramitacao na Assembleia Legislativa do Amazonas Projeto de Lei busca facilitar pagamentos via PIX
22.02.24 13:00h
Em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas, Projeto de Lei busca facilitar pagamentos via PIX
Os consumidores que tenham faturas em atraso e, no ato de interrupção de serviços essenciais, poderão realizar o pagamento por meio de transferência monetária instantânea, o popular PIX. Essa é a proposta do Projeto de Lei (PL) nº 64/2024, de autoria do deputado Carlinhos Bessa (PV), que consta na pauta de tramitação ordinária desta quinta-feira (22/2), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).   “O objetivo essencial do Projeto de Lei é adequar uma legislação já existente para que haja a possibilidade de utilização deste meio de pagamento tão propagado no meio da sociedade”, explica o deputado Bessa. Se aprovada, propositura irá atualizar a Lei nº 5.544/2021, que prevê apenas pagamento via cartões de débito ou crédito das faturas em atraso no momento do corte dos serviços essenciais.   Segundo estudo do Banco Central (BC), o PIX, criado em 2020, vem contribuindo para inclusão financeira dos brasileiros, sendo que até dezembro de 2022, 71 milhões de pessoas utilizaram o método de transferência de valores. Os dados do BC indicam ainda que Estados com menos agências bancárias são os que mais utilizam essa ferramenta; e no Amazonas 73% das pessoas já haviam feito ou recebido um PIX no período da pesquisa.   Isenção   Também tramitando na Casa Legislativa está o PL nº 85/2024, da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), tratando da concessão de benefício fiscal de isenção de IPVA/Licenciamento para os Oficiais de Justiça que atuam no Estado.   O objetivo é garantir, por meio de lei, que os servidores da justiça que atuam como oficiais de justiça possuam a concessão de IPVA/Licenciamento, tendo em vista a sua relevante atuação no cumprimento de mandados judiciais diariamente nas ruas.   “O Oficial de Justiça é a ponta da prestação jurisdicional. É através do seu trabalho que a justiça chega a todos os lugares, alcançando principalmente os mais vulneráveis”, destaca Pinheiro, afirmando que o trabalho deste profissional “é a justiça saindo das paredes dos fóruns e batendo à porta do cidadão”.   Segundo o PL, a isenção será limitada a um veículo de propriedade do servidor, utilizado para o desenvolvimento das atividades pertinentes às suas atribuições legais.
Ler mais
IMG 2691
12.12.23 22:55h
Juiz do Trabalho Igo Zany é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo na Aleam
Em Sessão Especial realizada nesta terça-feira (12) no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Juiz do Trabalho Igo Zany Nunes Correa, lotado no TRT da 11ª Região em Manaus, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo. A indicação foi realizada pelo vice-presidente da Aleam, deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), reconhecendo o compromisso e contribuição significativa do juiz para o serviço público. O autor da honraria, deputado Carlinhos Bessa (PV) falou sobre a indicação. "É uma honra indicar o Juiz Igo Zany para receber esta medalha. Seu trabalho incansável na promoção da justiça social e na defesa dos direitos, especialmente no combate ao trabalho infantil, é inspirador. Ele representa verdadeiramente o compromisso com o bem-estar da nossa sociedade", declarou. Já o homenageado agradeceu pelo recebimento da honraria. “Sou imensamente grato por essa medalha. Pela indicação do deputado Carlinhos Bessa, que honra não só a mim mas ao Tribunal que eu sirvo, reconhece o trabalho que faz o TRT-11, a justiça social que nós temos lá. Fico imensamente grato de servir ao nosso estado e ser honrado desta forma”, enfatizou Zany. O perfil do homenageado Igo Zany é manauara e traz consigo uma impressionante trajetória acadêmica. Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é Mestre e atual Doutorando em Direito pela mesma instituição. Sua atuação no judiciário é marcada por uma dedicação exemplar. Além de suas responsabilidades como Juiz do Trabalho, Igo Zany é Gestor do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-11, mostrando seu engajamento na promoção de uma sociedade mais justa desde os anos em que foi aprendiz no SENAI-AM. Destacando-se em diversas frentes sociais, o juiz atua ativamente no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes, estabelecendo parcerias com órgãos municipais e estaduais. Sua liderança também se reflete no cargo de Vice-Diretor da Escola Judicial do TRT 11ª Região, onde desempenha a função de Coordenador Pedagógico, contribuindo para a formação de juízes, servidores e o público externo. Sobre a medalha A Medalha do Mérito Legislativo foi instituída em 2002, pela Resolução Legislativa nº 319, de 14 de agosto de 2002 e confirmada pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 16, de 1º de agosto de 2002. É um reconhecimento do Poder Legislativo concedido a soberanos chefes de Estado e de governo; políticos; magistrados; membros do Ministério Público; militares; diplomatas; professores; cientistas; escritores; servidores públicos; desportistas e outras personalidades, pelos respectivos e relevantes serviços de interesse público.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Transporte, Trânsito e Mobilidade
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Ética Parlamentar (atípica)
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Suplente
HOJE
quinta, 28 de março de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.