PERFIL

DA DEPUTADA

Débora Menezes

Débora Salgueiro de Menezes nasceu em 11/07/1994, em Taubaté, São Paulo.

Aos 28 anos, foi eleita deputada estadual do Amazonas, pelo Partido Liberal (PL), com 32.406 votos.

Em sua carreira política, a parlamentar sempre foi engajada na defesa de pautas da direita, como a defesa do direito à vida desde a concepção, contra a liberação das drogas e a favor do liberalismo, lutando pela desburocratização dos pequenos, médios e grandes empresários. Participou da criação do movimento “Direita Amazonas”, que contribuiu para a mobilização popular na defesa dessas pautas.

Atualmente, Débora Menezes é doutoranda em Ciências Empresariais pela Universidade (UCES), de Buenos Aires.

A parlamentar também é especialista em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, Política e Estratégica, com MBA pela PUC de Minas Gerais.

Além de ter atuado na iniciativa privada como advogada, já foi vice-presidente da Comissão de Defesa e Desenvolvimento Econômico, Estratégico e Sustentável da Amazônia da Ordem dos Advogados Brasileiros do Amazonas (OAB-AM), presidiu a Comissão de Direito Empresarial da OAB-AM.

Débora Salgueiro de Menezes

Taubaté (SP)

deputada.deboramenezes@aleam.gov.br

NA

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
A pedido de Debora Menezes Wilson Lima assina decreto que cria Programa Estadual das Escolas Civico Militares no Amazonas scaled
27.02.24 15:04h
A pedido de Débora Menezes, Wilson Lima assina decreto que cria Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares no Amazonas
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), assinou, nesta terça-feira (27/2), o decreto que institui o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares da Rede Estadual de Ensino no Amazonas. O pedido atendeu a uma solicitação da deputada estadual Débora Menezes (PL).   O anúncio foi feito pelo governador que estava acompanhado da parlamentar e, também, da titular da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Arlete Mendonça.   “Havia uma preocupação se esse sistema ia continuar ou não, mas por intervenção da deputada estadual Débora Menezes, acabei de assinar o decreto que institui o Programa das Escolas Cívico-Militar da Rede Estadual de Ensino e dá outras providências”, destacou Wilson Lima.   Para Débora, principal incentivadora do programa no Estado, o decreto vai garantir a continuidade e expansão do projeto no Amazonas, que foi encerrado pelo Governo Federal, mas que teve a garantia do governador Wilson Lima. Ela reforçou que o modelo cívico-militar contribui para o aprendizado dos alunos, para os valores da sociedade, da família e da Pátria.   “Agradeço a sensibilidade do governador. Esse é um programa, de fato, muito exitoso e agora ele passa a se tornar uma realidade aqui no Estado de forma permanente. Vamos continuar trabalhando não apenas pela continuidade deste projeto, mas para expandir para outras áreas que precisam”, se comprometeu a parlamentar.   Atualmente, o Amazonas conta com sete escolas neste molde, incluindo seis em Manaus e uma em Tabatinga. Os resultados positivos obtidos no Estado, como a redução da evasão escolar e o aumento do desempenho dos estudantes, reforçam a eficácia do programa.  
Ler mais
Projeto de Debora Menezes cria Plano Estadual de Combate a Pedofilia scaled
23.02.24 10:44h
Projeto de Débora Menezes cria Plano Estadual de Combate à Pedofilia
Comprometida com a proteção da infância no Amazonas, a deputada estadual Débora Menezes (PL) apresentou Projeto de Lei (PL) que institui o Plano Estadual de Combate à Pedofilia, estabelecendo diretrizes para prevenir e combater crimes contra crianças e adolescentes   A proposta visa estabelecer um conjunto de ações integradas entre os diversos instituições do Estado, visando a prevenção, o atendimento e a proteção às vítimas de pedofilia.   “A cada hora, três crianças ou adolescentes são vítimas de crimes sexuais no Brasil. Por este motivo, precisamos estar alerta e combater de forma veemente este tipo de crime, mobilizando à sociedade para denunciar essas práticas”, enfatizou a deputada.   Na avaliação de Débora, a família e a escola têm papel fundamental na prevenção, identificação e até intervir de forma rápida quando descoberto. Ela explicou que o projeto cria uma rede de proteção à infância e adolescência no Estado, fortalecimento dos órgãos responsáveis pela investigação e punição de crimes de pedofilia e capacitação dos profissionais da área e o desenvolvimento de campanhas educativas e informativas para a conscientização da sociedade.   “Estamos empenhados em criar um ambiente seguro para nossas crianças e adolescentes. Este projeto representa um passo significativo na direção de uma sociedade mais protegida contra a pedofilia, ressaltando que uma vítima deste tipo de crime, vai guardar sequelas para o resto da vida”, comentou.   O plano prevê ainda a ampliação do acesso a programas de assistência psicológica, social e jurídica para as vítimas e seus familiares, bem como a capacitação adequada dos profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes.   “Assim, a Política Estadual de Combate à Pedofilia representa um avanço significativo no enfrentamento desse grave problema no Amazonas, visando proteger nossas crianças e adolescentes, bem como promover uma cultura de respeito ao próximo, contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável para as futuras gerações”, ressaltou a parlamentar.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Esporte e Lazer
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência
Suplente
HOJE
sexta, 01 de março de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.