PERFIL

DA DEPUTADA

Débora Menezes

Débora Salgueiro de Menezes nasceu em 11/07/1994, em Taubaté, São Paulo.

Aos 28 anos, foi eleita deputada estadual do Amazonas, pelo Partido Liberal (PL), com 32.406 votos.

Em sua carreira política, a parlamentar sempre foi engajada na defesa de pautas da direita, como a defesa do direito à vida desde a concepção, contra a liberação das drogas e a favor do liberalismo, lutando pela desburocratização dos pequenos, médios e grandes empresários. Participou da criação do movimento “Direita Amazonas”, que contribuiu para a mobilização popular na defesa dessas pautas.

Atualmente, Débora Menezes é doutoranda em Ciências Empresariais pela Universidade (UCES), de Buenos Aires.

A parlamentar também é especialista em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, Política e Estratégica, com MBA pela PUC de Minas Gerais.

Além de ter atuado na iniciativa privada como advogada, já foi vice-presidente da Comissão de Defesa e Desenvolvimento Econômico, Estratégico e Sustentável da Amazônia da Ordem dos Advogados Brasileiros do Amazonas (OAB-AM), presidiu a Comissão de Direito Empresarial da OAB-AM.

Débora Salgueiro de Menezes

Taubaté (SP)

deputada.deboramenezes@aleam.gov.br

NA

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Iniciativa de Debora Menezes Plano Estadual de Combate a Pedofilia e aprovado na Aleam Foto Daniel Nogueira
24.04.24 15:36h
Iniciativa de Débora Menezes, Plano Estadual de Combate à Pedofilia é aprovado na Aleam
Em um marco à proteção da infância no Amazonas, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (24/4), o Projeto de Lei (PL) 842/2023, que cria o Plano Estadual de Combate à Pedofilia, estabelecendo diretrizes para prevenir e combater crimes contra crianças e adolescentes em todo o Estado. A proposta, de autoria da deputada estadual Débora Menezes (PL), visa estabelecer um conjunto de ações integradas entre as diversas instituições do Estado, assegurando a prevenção, o atendimento e a proteção às vítimas de pedofilia. “Precisamos assegurar a proteção de nossas crianças, propondo medidas que possam inibir e combater qualquer tipo de crime, principalmente os crimes sexuais que trazem traumas irreversíveis aos nossos meninos e meninas”, comentou. “Agradeço aos meus colegas pela sensibilidade e, juntos com a sociedade, vamos criar uma rede de proteção para também denunciar essas práticas”, detalhou Débora. Na avaliação da deputada, a família e a escola têm papel fundamental na prevenção, identificação e até intervenção de forma rápida quando o crime é descoberto. Ela explicou que o projeto pretende criar uma rede de proteção à infância e adolescência no Estado, fortalecimento dos órgãos responsáveis pela investigação e punição de crimes de pedofilia, capacitação dos profissionais da área e o desenvolvimento de campanhas educativas e informativas para a conscientização da sociedade. “Este projeto representa um passo significativo na direção de uma sociedade mais protegida contra a pedofilia. Precisamos garantir que quem cometeu o crime não fique impune”, declarou. O plano prevê ainda a ampliação do acesso a programas de assistência psicológica, social e jurídica para as vítimas e seus familiares, bem como a capacitação adequada dos profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes.  
Ler mais
Deputada Debora Menezes fiscaliza Policlinica da Codajas
18.04.24 16:19h
Deputada Débora Menezes fiscaliza Policlínica Codajás
Após receber denúncias sobre a Policlínica Codajás, conhecida como PAM da Codajás, uma unidade de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) localizada na zona Centro-Sul da capital, a deputada estadual Débora Menezes (PL) foi conhecer as dependências e falar com pacientes atendidos no espaço. A visita aconteceu nesta quinta-feira (18/4). A parlamentar visitou todas as instalações da unidade de saúde, onde pôde constatar que, de fato, os atendimentos estavam sendo feitos e os pacientes conseguiam retorno com o especialista pretendido na mesma semana. Débora Menezes conversou com uma paciente do município de Maués que buscava atendimento na área ginecológica. “Vim porque minha amiga disse que o atendimento estava sendo feito rápido. Sou de Maués e realmente cheguei na segunda para marcar a consulta e hoje para o atendimento”, comentou a dona de casa, que não quis informar o nome. Outro paciente, um cadeirante que faz fisioterapia, também aguardava atendimento e confirmou que os atendimentos melhoraram bastante. “Estou fiscalizando o PAM da Codajás, unidade de referência de atendimento em várias especialidades para moradores de Manaus e interior. Destinei emendas para cá e vim constatar se, de fato, os recursos foram bem empregados. Vamos lutar para que consigamos melhorar ainda mais a estrutura do PAM”, comentou Débora Menezes. O PAM da Codajás completa este ano 40 anos e disponibiliza mais de 20 especialidades. O espaço recebe, em média, 650 pessoas diariamente para consultas, procedimentos e exames, como gravidez de alto risco, fisioterapia, triagem neonatal e ambulatório para ortopedia.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Esporte e Lazer
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência
Suplente
HOJE
sábado, 27 de abril de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.