PERFIL

DO DEPUTADO

Delegado Péricles

Delegado da Polícia Civil do Amazonas, Péricles Rodrigues do Nascimento nasceu no dia 27 de agosto de 1977, na capital amazonense. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o deputado estadual é casado com a advogada Dayana Ribeiro, e filho de uma professora e de um taxista.

Péricles é concursado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), onde atuou por seis anos, e pela Polícia Civil do Estado do Amazonas (PCAM). Iniciou carreira no Exército Brasileiro, onde atuou como oficial por oito anos. Na PCAM, esteve à frente de importantes delegacias, como a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), e no front de grandes operações policiais em combate ao crime organizado no Estado.

Eleito para o seu primeiro mandato em 2018, Péricles concorreu à reeleição em 2022. Em seu segundo mandato, na 20ª Legislatura Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o deputado é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). É Vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação (CCTCII). É membro das Comissões de Segurança Pública (CSEP), de Ética (CEP), de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (COMAPA) e de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos (COPSP).

Desde seu primeiro mandato, Péricles tem ampla atuação na saúde, interior do Estado e educação. Na Saúde, o deputado estadual valoriza o trabalho “in loco”, com visitas técnicas aos hospitais e levantamento dos problemas enfrentados nas unidades hospitalares públicas no Amazonas para posterior monitoramento de respostas do Poder Público diante de demandas levantadas por ele.

Por amplo conhecimento adquirido durante o exercício de sua carreira policial, o deputado Péricles também encampa forte luta pela Segurança Pública do Estado. O parlamentar defende uma gestão eficiente, por meio da integração de tecnologia à segurança pública no combate à criminalidade. Péricles atua fortemente para a valorização das polícias e do Corpo de Bombeiros como caminho base para alcançar excelência no serviço prestado à população.

Somam-se às suas bandeiras, o melhoramento da educação nas escolas públicas e a ampliação das escolas militares; a segurança nas fronteiras; a melhoria do escoamento da produção rural e a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Péricles Rodrigues do Nascimento

Manaus (AM)

27/08

deputado.delegadopericles@aleam.gov.br

(92) 3183-4427

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Lei proposta por Delegado Pericles assegura alimentacao adaptada aos alunos das redes publica e privada com restricao alimentar Foto Marcio James
17.04.24 15:04h
Lei proposta por Delegado Péricles assegura alimentação adaptada aos alunos das redes pública e privada com restrição alimentar
No Amazonas, alunos diagnosticados com restrições alimentares são beneficiados com a Lei nº 5.565, que lhes garante cardápio de merenda escolar adaptado às suas restrições. De autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PL), a legislação está vigente desde 2021 e abarca alunos das redes pública e privada de ensino. De acordo com a Lei, para que o aluno tenha acesso ao cardápio adaptado, os responsáveis devem comprovar a condição mediante laudo médico com Classificação de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), acompanhado ou não de exame comprobatório da patologia, para que haja tempo hábil de aquisição dos produtos necessários, bem como elaboração do cardápio. “Essa lei é um grande avanço da política de saúde pública voltada aos nossos estudantes. Tenho orgulho desse trabalho, pois sei que ele representa não só qualidade de vida aos estudantes. Mas também, a manutenção da vida dessas crianças, pois em diversas situações já fomos surpreendidos com a notícia pelo Brasil, do falecimento de alunos que ingeriram alimentos dos quais eram proibidos de comer”, comentou Delegado Péricles. Avó da pequena Amanda Louise, de 8 anos, que nasceu com Hipercolesterolemia Familiar (HF), doença hereditária em que o indivíduo já nasce com valores altos de colesterol, a servidora pública aposentada Jovita Farias destaca a importância da Lei e como ela tem garantido a manutenção da saúde da neta. “A doença em si já é um grande choque, pois ninguém imagina que um bebê possa nascer com o colesterol tão alto. Depois disso, você pensa como vai cuidar dessa criança, especialmente no ambiente escolar onde você não tem controle do que é servido. Com essa Lei, ficamos mais aliviados em saber que na escola, ela também vai ser cuidada e não terá acesso aquilo que por recomendação médica não pode comer”, ressaltou Jovita Farias. Na ocasião de sua votação pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a propositura também foi assinada pelos deputados Wilker Barreto, Alessandra Campelo e Therezinha Ruiz.  
Ler mais
Delegado Pericles promove 2a edicao do Vets em Acao e beneficia pessoas e pets do bairro Puraquequara Foto Marcio James
15.04.24 21:47h
Delegado Péricles promove 2ª edição do ‘Vets em Ação’ e beneficia pessoas e pets do bairro Puraquequara
A população e os pets do bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus, receberam no último domingo (14/3), serviços de saúde e assistência social, na 2ª edição do projeto "Vets em Ação" que acontece por meio de parceria entre o deputado estadual Delegado Péricles (PL), o médico veterinário e protetor de animais, Saméq Santiago e voluntários. “Esse é um projeto que nasceu do nosso sentimento de cuidado não só com as pessoas, mas também com os animais. Sempre tive muito amor pelos animais e ter a oportunidade de somar esforços, para fazer algo concreto por eles me deixa muito feliz. Estou aprendendo cada dia mais sobre esse universo, as necessidades dos tutores e dos animais”, comentou Delegado Péricles, agradecendo a parceria com o protetor Saméq Santiago. “Saméq tem nos trazido algumas demandas e a verdadeira essência da proteção animal, de como na prática, ela também é uma questão de saúde pública. Esse é só o começo de tudo que estamos planejando fazer pela causa animal no Amazonas”, destacou o Delegado Péricles. O resultado na 2ª edição do "Vets em Ação", foram 155 atendimentos entre a manhã e tarde do último domingo. Entre os serviços ofertados aos animais estiveram: atendimento clínico veterinário, limpeza de ouvido, vacinação antirrábica, corte de unhas, cadastramento para castração solidária, entre outros. Já para as pessoas, os serviços estavam direcionados ao atendimento jurídico, médico, psicológico, odontológico, enfermagem, nutrição, corte de cabelo, entre outros. “É emocionante ver que nossos esforços de fato mudam para melhor a vida das pessoas e animais. A causa animal é gigante e por décadas foi desacreditada, nossa missão ao lado do deputado Delegado Péricles é fortalecer essa causa que é de todos”, ressaltou Saméq Santiago. Sobre o evento A 2ª edição do "Vets em Ação" aconteceu na comunidade Boa Vista, Chácara Sileta e contou com a parceria de voluntários de diversas áreas, além de empresas como a Petway, Mr Duck e Instituto Nobre.
Ler mais
Delegado Pericles leva projeto Vets em Acao ao bairro Puraquequara Foto Marcio James
13.04.24 13:47h
Delegado Péricles leva projeto ‘Vets em Ação’ ao bairro Puraquequara
O projeto "Vets em Ação", apoiado pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), terá sua 2ª edição realizada neste domingo (14/4), na chácara Sileta, na comunidade Boa Vista, localizada no bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus. Na mesma ação, também serão ofertados serviços à população. De acordo com Delegado Péricles, o objetivo é proporcionar acesso a serviços veterinários aos animais cujo os tutores são de baixa renda. “Cuidar dos animais é fomentar a saúde pública. Sabemos que muitos tutores de baixa renda resgatam animais em estado de abandono, mas com poucas condições de cuidar da saúde deles como deve ser. Nossa ação é uma grande chance que eles têm de cuidar dos seus filhos de quatro patas”, explicou Delegado Péricles. Organizador do projeto, o médico veterinário Saméq Santiago explica que tudo acontece com o apoio de estudantes e profissionais de forma voluntária. “São muitos parceiros que acreditam em nosso trabalho pelos animais em Manaus. Isso nos motiva e dá credibilidade, para continuarmos avançando e o deputado Delegado Péricles surgiu como um grande incentivador da causa animal no nosso Estado”, ressaltou Saméq Santiago. Serviços ofertados Entre os serviços que estarão disponíveis para os animais estão a orientação veterinária, vacinação antirrábica, vermifugação, limpeza de ouvido, corte de unha, agendamento para castração solidária para os felinos (em combate à doença Esporotricose). Serviços para pessoas Atendimento jurídico, Clínico Geral, Oftalmologista, Odontólogo, entre outros atendimentos.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Ética Parlamentar (atípica)
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Segurança Pública
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Suplente
HOJE
sábado, 20 de abril de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.