PERFIL

DA DEPUTADA

Dra. Mayara

Mayara da Cruz Figueiredo Pinheiro Moreira Reis, a Dra. Mayara, nasceu no dia 13 de abril de 1987, em Manaus (AM). É mãe, casada e médica com especialização em dermatologia pela Fundação Alfredo da Matta (FUAM).

Em 2016, foi eleita vice-prefeita do município de Coari (AM) com a maior votação da história (21.360 votos). Pegou o município endividado, com salários atrasados, índices alarmantes de violência, desemprego, saúde precária e infraestrutura destruída. Já no primeiro ano, obras foram retomadas gerando novos postos de emprego, os alunos voltaram a receber fardamento e kits escolares, as escolas e salas de aula foram totalmente reformadas e equipadas. Nesse mesmo ano, os professores coarienses foram os únicos do Brasil a receber – além do abono – o 13º, 14º, 15º e 16º salários.

O funcionalismo e fornecedores da prefeitura voltaram a receber seus pagamentos em dia, o hospital foi totalmente reformado e equipado passando a contar com mais de 40 médicos, incluindo especialistas das mais diversas áreas, todas as UBS foram reativadas e equipadas, além de concluir e entregar para a população a UBS Fluvial que, de forma pioneira, leva saúde e cidadania para os coarienses da zona Rural. Em apenas seis meses, a UBS Fluvial chegou a atender mais de 13 mil pessoas. Coari também se tornou, no primeiro ano de mandato, o 3º município do Amazonas que mais investiu em saúde.

A atuação de destaque levou a médica a disputar uma vaga como deputada estadual para defender gestão, saúde e interior na Assembleia Legislativa. Nas Eleições de 2018 foi eleita com 50.819 votos, sendo a votação mais expressiva do pleito.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022 e foi reeleita para mais um mandato com 29.970 votos.

Mayara Monique Figueiredo Pinheiro Reis

Manaus (AM)

13/04

deputada.dramayarapinheiroreis@aleam.gov.br

(92) 3183-4412

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Deputados da Aleam apresentam Projetos de Leis voltados a saude scaled
25.04.24 13:52h
Deputados da Aleam apresentam Projetos de Leis voltados à saúde
Com o objetivo de aumentar o número de doações de plaquetas por aférese (separação dos componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva dos componentes), a deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 274/2024, que propõe a concessão de dois dias de folga remunerada ao servidor público estadual que realizar a doação de sangue na referida modalidade. O projeto constou na pauta de tramitação ordinária, desta quinta-feira (25/4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), juntamente com mais 12 outras matérias que devem cumprir prazo de tramitação. Na doação de plaquetas por aférese, o doador é conectado a um equipamento específico de aférese, onde é realizada a centrifugação e separação das células, sendo que o sangue do doador é captado e a máquina separa apenas as plaquetas, e posteriormente o sangue retorna ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso. “O procedimento é seguro e a doação dura em média uma hora e meia e, por isso, deve ser agendada”, afirma a deputada Dra. Mayara, explicando ainda que o procedimento é bem parecido com uma doação convencional, porém, neste caso, as plaquetas ficam retidas na bolsa e os demais componentes do sangue retornam ao doador pelo mesmo acesso venoso. Para a deputada, a propositura pode ser um mecanismo para alcançar mais doadores e assim contribuir para que a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (FHemoam) alcance sua meta de 70 doações mensais de plaquetas por aférese. Vacinação O PL nº 264/2024, apresentado pelo deputado Wilker Barreto (Mobiliza), também constou na pauta de tramitação desta quinta-feira. A matéria quer incluir as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no grupo de pessoas que têm direito a vacinação domiciliar. Atualmente a Lei n.º 4.748/2019, estabelece este direito apenas às pessoas com deficiência motora, multideficiência profunda com dificuldade de locomoção, doenças incapacitantes ou degenerativas. A vacinação é um componente crucial para a saúde pública e a prevenção de doenças, afirma Barreto, destacando ainda que “para algumas pessoas com autismo, o processo de vacinação pode ser desafiador devido a suas características individuais, sensibilidades sensoriais e necessidades especiais”. A propositura prevê que vacinação domiciliar será oferecida como uma opção, permitindo que a pessoa com autismo e seus responsáveis legais escolham a abordagem que melhor atenda às suas necessidades.
Ler mais
Dra. Mayara propoe criacao do cadastro de ‘Aconselhamento Genetico no Amazonas
23.04.24 15:15h
Dra. Mayara propõe criação do cadastro de ‘Aconselhamento Genético no Amazonas’
O Projeto de Lei n° 196/2024, de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), dispõe sobre diretrizes para a criação do cadastro de “Aconselhamento Genético” (AG). Um dos objetivos da norma é a construção de uma base de dados para a adequação das ações da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no Estado do Amazonas. Além da construção de uma base de dados, o cadastro também visa orientar políticas públicas, mapear doenças hereditárias, incentivar as consultas pré-concepcionais, promover transparência e compartilhar informação. Por meio dele é possível verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família, e com essa probabilidade, orientar casais que pensam em ter filhos, mas, apresentam grande possibilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação. Para a autora do PL, evitar perdas gestacionais deve ser uma preocupação do Estado. Mayara acredita que a proposta é fundamental para a formação de novas famílias, de forma saudável. “Com a perda de um filho, a estrutura da família é abalada de diversas maneiras e sabemos que isso pode ser evitado se o Estado tiver um olhar sensível e cuidar do problema na sua base, para que esses casais passem por testes e exames que possam prevenir doenças hereditárias, riscos e perdas gestacionais. Espero que o cadastro de AG seja implementado, pois, a maioria das pessoas desconhece amplamente a condição médica que possuem. Precisamos falar sobre esse método e disponibilizá-lo à população”, justificou Dra. Mayara. Segundo o projeto, apesar de não ser cultural, a consulta pré-concepcional, parte do aconselhamento genético, é um instrumento para redução dos índices de mortalidade materna e infantil. Outro benefício do aconselhamento genético é a prevenção da mortalidade possibilitando tratamento preventivo de alteração em gêneses associados a abortos espontâneos antes de três meses de gestação. O atendimento deverá ser desenvolvido nas unidades de saúde com equipe multidisciplinar e interdisciplinar com médicos, biólogos, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros. Para realizar o agendamento é necessário indicação clínica. A implantação do aconselhamento genético e seu cadastro serão viabilizados pelo Poder Executivo, caso o projeto seja aprovado e sancionado. A utilização de seus dados para qualquer tipo de controle demográfico será proibida.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Suplente
HOJE
sábado, 27 de abril de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.