PERFIL

DA DEPUTADA

Dra. Mayara

Mayara da Cruz Figueiredo Pinheiro Moreira Reis, a Dra. Mayara, nasceu no dia 13 de abril de 1987, em Manaus (AM). É mãe, casada e médica com especialização em dermatologia pela Fundação Alfredo da Matta (FUAM).

Em 2016, foi eleita vice-prefeita do município de Coari (AM) com a maior votação da história (21.360 votos). Pegou o município endividado, com salários atrasados, índices alarmantes de violência, desemprego, saúde precária e infraestrutura destruída. Já no primeiro ano, obras foram retomadas gerando novos postos de emprego, os alunos voltaram a receber fardamento e kits escolares, as escolas e salas de aula foram totalmente reformadas e equipadas. Nesse mesmo ano, os professores coarienses foram os únicos do Brasil a receber – além do abono – o 13º, 14º, 15º e 16º salários.

O funcionalismo e fornecedores da prefeitura voltaram a receber seus pagamentos em dia, o hospital foi totalmente reformado e equipado passando a contar com mais de 40 médicos, incluindo especialistas das mais diversas áreas, todas as UBS foram reativadas e equipadas, além de concluir e entregar para a população a UBS Fluvial que, de forma pioneira, leva saúde e cidadania para os coarienses da zona Rural. Em apenas seis meses, a UBS Fluvial chegou a atender mais de 13 mil pessoas. Coari também se tornou, no primeiro ano de mandato, o 3º município do Amazonas que mais investiu em saúde.

A atuação de destaque levou a médica a disputar uma vaga como deputada estadual para defender gestão, saúde e interior na Assembleia Legislativa. Nas Eleições de 2018 foi eleita com 50.819 votos, sendo a votação mais expressiva do pleito.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022 e foi reeleita para mais um mandato com 29.970 votos.

Mayara Monique Figueiredo Pinheiro Reis

Manaus (AM)

13/04

deputada.dramayarapinheiroreis@aleam.gov.br

(92) 3183-4412

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Estudantes entregam mais de 13 mil tampinhas para projeto Tampinha Legal scaled
20.06.24 15:16h
Estudantes entregam mais de 13 mil tampinhas para projeto Tampinha Legal
Como parte das comemorações do mês do meio ambiente, estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Zulmira Bittencourt, na zona Oeste de Manaus, participaram de uma gincana que recolheu mais de 13 mil tampinhas recicláveis para o “Tampinha Legal”, de iniciativa da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos). O projeto é realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em parceria com a Diretoria de Assistência Social, empresa Amazon Limpa e Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas (Gamma). Coordenada pela diretora Tâmara Pinto, a escola participa do projeto pela segunda vez com doações de tampinhas. A primeira foi realizada em 2023 e neste ano, a instituição de ensino promoveu uma competição entre as turmas para arrecadar os itens recicláveis. Para Dra. Mayara, é importante ver o fruto de um trabalho que começou nas dependências da Aleam chegar às escolas, levando a conscientização em favor do meio ambiente e de amor ao próximo. “Agradeço à direção da escola Zulmira Bittencourt, professores e alunos por acolherem a ideia e contribuírem com a nossa campanha. Ajudamos as mulheres mastectomizadas atendidas pelo Gamma e também a reciclar itens que levariam anos para se decompor na natureza”, afirmou a deputada. Cerca de 189 estudantes, do 6° ao 9° ano, participaram da programação. Entre eles, Robert Silva, de 12 anos, que explicou como conseguiu juntar as tampinhas em um curto espaço de tempo. “Eu comecei a pegar as tampinhas da rua, no mato e na minha casa também. Quando soube que ia ter a competição, eu procurei bastante e consegui trazer 500 tampinhas” disse o aluno do 6° ano. Singrid Fernanda e Ana Gabriele, ambas de 14 anos e estudantes do 9° ano, também recolheram tampinhas pela rua, mas, usaram outras estratégias. “Fui até um mercadinho e perguntei se eles tinham recicláveis para doar e nesse momento chegou um caminhão de refrigerante, o rapaz perguntou se eu queria as tampinhas. Quando ele abriu a porta eram tantas que eu tive que chamar a Ana para me ajudar a recolher”, contou Singrid. “Pegamos muita tampinha no caminhão, além disso, conversamos com várias pessoas para que nos ajudassem na coleta, juntamos na rua também e arrecadamos quase 3 mil tampinhas”, completou Ana Gabriele. Para Isabel Cristina, professora de Ciências e uma das idealizadoras da atividade, é importante realizar esse trabalho, pois além de motivar os alunos a competir de forma saudável, eles também aprendem sobre preservação do meio ambiente e ajudam em uma causa social. As 13.510 tampinhas recolhidas serão entregues ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (GAMMA) e o recurso oriundo da venda será revertido na assistência de mulheres com câncer de mama no Amazonas.
Ler mais
Dra. Mayara propoe convenio entre profissionais da seguranca publica e prefeituras scaled
18.06.24 16:09h
Dra. Mayara propõe convênio entre profissionais da segurança pública e prefeituras
A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis se pronunciou, nesta terça-feira (18/6), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sobre seu anteprojeto que autoriza a realização de convênio entre prefeituras e policiais militares, bombeiros militares e servidores da segurança pública para a prestação de serviços remunerados no período de folga. Para Dra. Mayara, a criminalidade é uma ameaça diária ao bem estar dos cidadãos e precisa ser combatida. “Não há como andar tranquilamente na cidade se não houver segurança. O bem estar das famílias depende de um planejamento, mas, principalmente, de um contingente suficiente para atuar de forma eficaz. Minha proposta hoje é para que haja uma união de esforços para melhorar a vida da população colocando mais policiais nas ruas”, explicou. De acordo com a deputada, no dia 5 de junho de 2024, o município de Coari publicou a Lei n° 842/2024, que cria a gratificação por desempenho de Atividade Delegada, a ser paga aos policiais militares, policiais civis, Corpo de Bombeiros e Forças de Segurança em geral. Para a efetivação da Lei municipal e abertura da oportunidade às demais prefeituras, Dra. Mayara propôs um indicativo com anteprojeto de Lei ao Estado do Amazonas, autorizando que militares firmem convênios e possam prestar serviços de segurança pública em dias de folga, sendo remunerados por isso. Segundo a autora, além de potencializar a capacidade de resposta do Estado frente à criminalidade, a iniciativa é uma forma de incentivar os servidores da segurança pública a continuarem no município e melhorar seus rendimentos mensais. Na última sexta-feira, Mayara esteve reunida com o governador Wilson Lima e o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, e na oportunidade falou sobre a urgência de investimentos na segurança do município, que é 8º maior em extensão territorial do Amazonas, quase 100 mil habitantes e conta com uma guarnição de apenas 40 policiais.
Ler mais
Mayara sugere convenio entre prefeituras e PM para permitir que policiais ganhem extra nos dias de folga Foto Marcio Gleyson scaled
17.06.24 18:10h
Mayara sugere convênio entre prefeituras e PM para permitir que policiais ganhem extra nos dias de folga
O Governo do Amazonas deve enviar uma Mensagem Governamental à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para autorizar convênio entre as prefeituras dos municípios e a Polícia Militar, com objetivo de permitir que policiais trabalhem em seus dias de folga. A iniciativa é de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), que foi acolhida pelo governador Wilson Lima. A proposta é que os profissionais da segurança pública que optarem por trocar o dia de folga por horas de trabalho sejam pagos pela prefeitura. Durante viagem à Coari (distante a 363 quilômetros de Manaus) na última semana, com a comitiva do governador, a deputada reforçou a preocupação do povo amazonense com a segurança pública e sugeriu a medida para reforçar o policiamento tanto na capital quanto no interior. “Nós representamos o povo e o anseio do povo tem sido a questão da segurança pública. Farei um Indicativo para que seja possível a gente comprar a folga do policial militar. A gente precisa realmente do aumento do efetivo e da compra dessas folgas para fazer um trabalho conjunto que possa responder esse anseio da população. E ver esse benefício chegando nos municípios do interior do Amazonas”, afirmou a parlamentar. Em resposta ao pedido da deputada, o governador Wilson Lima informou que já conversou com a Casa Civil para que seja enviada uma Mensagem Governamental à Aleam, em breve, para que esses convênios sejam firmados. “Peço que os deputados possam aprovar em regime de urgência essa mensagem, para que a gente possa agilizar esse problema da segurança não só aqui( Coari), mas também nos outros municípios do Amazonas” disse o governador. Na prática, o profissional de segurança que estiver de folga e quiser trabalhar, a hora extra será paga pela prefeitura do município permitindo assim uma renda extra ao policial e reforço no efetivo aumentando a segurança para os cidadãos. A medida já foi estudada e está em vigor em outros estados como São Paulo, Paraná e Piauí. Cidadão Coariense e mais entregas Na ocasião, o governador recebeu o Título de Cidadão Coariense e também Moção de Aplausos da Câmara de vereadores. Ainda no município de Coari, Wilson Lima entregou oito escolas reformadas, assinou convênio com a prefeitura para recuperação viária e realizou ações de fomento para o setor primário e assistência social. Ao todo, os investimentos totalizaram R$ 31 milhões. Participaram das ações, além da deputada estadual Dra. Mayara, o deputado federal Adail Filho, o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, a presidente da Câmara de Vereadores, Jeany Pinheiro, e demais vereadores do município, secretários da prefeitura e 10 secretários de Estado.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Suplente
HOJE
terça, 25 de junho de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.