PERFIL

DO DEPUTADO

Felipe Souza

O deputado estadual Luís Felipe Silva de Souza, nascido na cidade de Manaus em 4 de outubro de 1971, é formado em Engenharia Civil e é empresário. É casado e pai de três filhas. Felipe é o atual 3° Vice-presidente da Casa Legislativa, tendo sido aclamado para ocupar o cargo nos biênio 2023-2024. Filho do ex-vereador Luizinho Souza e Georgete Souza, é evangélico e Gideão.

Desde os seus 11 anos de idade, Felipe Souza já ingressava como aspirante na política. Procurava acompanhar seu pai em todos os eventos, demonstrando desde pequeno o interesse em participar do meio político. Nos comícios pela cidade de Manaus, Felipe Souza já procurava auxiliar no anúncio dos candidatos que iriam discursar e sempre esteve envolvido em compromissos políticos.

Foi suplente de deputado federal nas eleições de 2014 e assumiu na Câmara Federal em dezembro de 2018, em substituição ao deputado Arthur Bisneto, que se licenciou do mandato para assumir a Casa Civil na Prefeitura de Manaus. Em 2012, Felipe Souza foi eleito vereador com 4.997 votos pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional).

Em 2016, Felipe Souza foi reeleito vereador de Manaus com 9.263 votos, sendo o 7º mais votado do pleito. Em 2017, foi candidato a vice-governador para o mandato tampão 2017/18, na chapa encabeçada pela ex-deputada Federal Rebecca Garcia, ficando na terceira posição no pleito com 268.922 votos, representando 18,06% do total. Em 2022, foi reeleito Deputado Estadual, sendo o terceiro mais votado no pleito com 50.454 votos.

Em relação à sua atuação na Assembleia, o deputado Felipe já foi presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade. Atualmente, é Presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor. O parlamentar também é membro titular na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Ética Parlamentar (Atípica).

Atualmente, é Presidente Estadual do Partido Renovação Democrática (PRD) no Amazonas e Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Luis Felipe Silva de Souza

Manaus (AM)

04/10

deputado.felipesouza@aleam.gov.br

(92) 3183-4421

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Projeto de Lei de Felipe Souza propoe melhorias nas salas de escuta especializada no Amazonas
17.06.24 18:24h
Projeto de Lei de Felipe Souza propõe melhorias nas salas de escuta especializada no Amazonas
O deputado estadual Felipe Souza apresentou o Projeto de Lei nº 395/2024, que visa estabelecer diretrizes claras para a implementação de salas de escuta especializada em todo o Amazonas. A iniciativa busca garantir um ambiente adequado e acolhedor para crianças e adolescentes em situações vulneráveis, seguindo as diretrizes da Lei Federal nº 13.431 de 2017. Atualmente, a legislação federal prevê a criação desses espaços, porém sem definir explicitamente o que constitui um ambiente "acolhedor e apropriado", o que tem gerado inconsistências na implementação e na qualidade dessas estruturas. O Projeto de Lei, proposto pelo deputado Felipe Souza, visa preencher essa lacuna ao estabelecer requisitos claros para as salas de escuta especializada, garantindo que ofereçam condições físicas e emocionais adequadas para o atendimento desses jovens. “É fundamental fortalecer as políticas de proteção à infância e adolescência no Amazonas, promovendo um atendimento mais humano e eficiente para aqueles que mais necessitam. Com isso, espera-se não apenas melhorar as condições de escuta especializada, mas também contribuir para um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os jovens do Estado”, enfatizou o parlamentar. Uma das inovações trazidas pelo projeto é a recomendação da inclusão de brinquedotecas nas salas de escuta, inspirada em experiências bem-sucedidas de outros estados brasileiros. Essas áreas lúdicas têm o objetivo de proporcionar um ambiente mais confortável e propício para que crianças e adolescentes possam se expressar durante o processo de escuta, contribuindo para minimizar o impacto emocional dessas situações delicadas. O projeto aguarda agora a análise e discussão nas comissões pertinentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde deverá ser debatido entre os parlamentares com o intuito de aprimorar as políticas públicas de proteção à infância e adolescência na região.
Ler mais
Assembleia Legislativa do Amazonas apresenta Projetos de Lei voltados as criancas adolescentes e cooperativismo Foto Danilo Mello
12.06.24 15:51h
Assembleia Legislativa do Amazonas apresenta Projetos de Lei voltados às crianças, adolescentes e cooperativismo
Tramitam na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), 25 matérias legislativas, entre elas três Projetos de Lei começaram a tramitar nesta quarta-feira (12/06), que abordam temas como atendimento especializado para crianças e adolescentes em situação de risco e incentivo ao desenvolvimento do cooperativismo amazonense. Todos os projetos têm um prazo de três dias para discussão em pauta e após isso seguem para as comissões técnicas. De autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), o Projeto de Lei nº 395 de 2024 propõe a criação de salas de escuta especializada no Amazonas. O projeto visa instituir espaços adequados para a realização de escutas qualificadas, especialmente voltadas para vítimas de violência e outras situações de vulnerabilidade, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para a obtenção de depoimentos. A iniciativa busca aprimorar a rede de proteção às vítimas, proporcionando um atendimento humanizado e eficiente. “A escolha pelas salas de escuta com brinquedotecas se firmou uma experiência positiva. No Amazonas, o Tribunal de Justiça, o município de Barreirinha e a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) aderiram. As salas de escuta não se destinam à formação de provas, mas sim a garantir o acolhimento e a recuperação psicológica e emocional das vítimas”, justificou o parlamentar. Cooperativismo O Projeto de Lei nº 392 de 2024, de autoria de Adjuto Afonso (UB), estabelece diretrizes para o Incentivo e Desenvolvimento do Cooperativismo no estado. A proposta pretende fomentar o crescimento das cooperativas no estado, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento econômico por meio do fortalecimento do setor cooperativo. “Este projeto destaca a importância das cooperativas como instrumentos de democratização econômica e de geração de emprego e renda, especialmente em áreas rurais e comunidades menos favorecidas”, informou o deputado. ELA A deputada Débora Menezes (PL) apresentou o Projeto de Lei nº 393 de 2024, que altera a Lei relativa à pessoa com deficiência. A proposta de alteração visa reconhecer a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) como uma condição que caracteriza a pessoa como portadora de deficiência. Essa inclusão ampliará os direitos e garantias das pessoas diagnosticadas com ELA, assegurando-lhes acesso a benefícios e políticas públicas específicas para sua condição. “A conscientização sobre a ELA é crucial para aumentar o entendimento público sobre a doença, promover o diagnóstico precoce, melhorar o suporte aos pacientes e incentivar a pesquisa para encontrar tratamentos eficazes e, eventualmente, uma cura”, resumiu a parlamentar.
Ler mais
Lider do Governo Felipe Souza participa da assinatura de pre contrato para implementar propostas de REDD nas Reservas de Desenvolvimento Sustentavel scaled
05.06.24 15:43h
Líder do Governo Felipe Souza participa da assinatura de pré-contrato para implementar propostas de REDD+ nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável
Nesta quarta-feira (5/6), o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), esteve na sede do governo para participar da assinatura do pré-contrato que dará início às consultas públicas de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) + nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro e do Juma. Habilitadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), essas iniciativas seguem o conceito adotado pela Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). O mecanismo remunera aqueles que preservam suas florestas em pé, evitando o desmatamento e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa associadas à degradação florestal. Felipe Souza é um grande apoiador e defensor da Amazônia como um todo. Ele destaca que o esforço do governador do Estado, Wilson Lima, tem sido fundamental para manter a floresta Amazônica em pé, pois é um trabalho de muitos anos que, graças à gestão atual, está se tornando realidade. Esses recursos beneficiarão diretamente as comunidades do interior do Estado. Os recursos do Fundo estarão disponíveis para financiar atividades econômicas de baixo impacto, incentivando cadeias produtivas, inovação, e o financiamento de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), como o Programa Guardiões da Floresta, entre outros investimentos. “Isso é um sonho de mais de 20 anos que agora está saindo do papel. Esse assunto tem sido discutido e trabalhado com muita responsabilidade pelo governador Wilson Lima. O Estado receber crédito de carbono é uma grande conquista para o Amazonas, são aproximadamente mais de R$ 3 bilhões de crédito de carbono nesta fase inicial após a assinatura do pré-contrato”, enfatizou Felipe Souza. Na ocasião, o governador Wilson Lima realizou a entrega de sensores de monitoramento da qualidade do ar, que serão instalados inicialmente em municípios estratégicos do Amazonas para verificar a poluição atmosférica dessas áreas.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Defesa do Consumidor
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Ética Parlamentar (atípica)
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assistência Social e Trabalho
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência
Suplente
HOJE
quinta, 20 de junho de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.