PERFIL

DO DEPUTADO

Felipe Souza

O deputado estadual Luís Felipe Silva de Souza, nascido na cidade de Manaus em 4 de outubro de 1971, é formado em Engenharia Civil e é empresário. É casado e pai de três filhas. Felipe é o atual 3° Vice-presidente da Casa Legislativa, tendo sido aclamado para ocupar o cargo nos biênio 2023-2024. Filho do ex-vereador Luizinho Souza e Georgete Souza, é evangélico e Gideão.

Desde os seus 11 anos de idade, Felipe Souza já ingressava como aspirante na política. Procurava acompanhar seu pai em todos os eventos, demonstrando desde pequeno o interesse em participar do meio político. Nos comícios pela cidade de Manaus, Felipe Souza já procurava auxiliar no anúncio dos candidatos que iriam discursar e sempre esteve envolvido em compromissos políticos.

Foi suplente de deputado federal nas eleições de 2014 e assumiu na Câmara Federal em dezembro de 2018, em substituição ao deputado Arthur Bisneto, que se licenciou do mandato para assumir a Casa Civil na Prefeitura de Manaus. Em 2012, Felipe Souza foi eleito vereador com 4.997 votos pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional).

Em 2016, Felipe Souza foi reeleito vereador de Manaus com 9.263 votos, sendo o 7º mais votado do pleito. Em 2017, foi candidato a vice-governador para o mandato tampão 2017/18, na chapa encabeçada pela ex-deputada Federal Rebecca Garcia, ficando na terceira posição no pleito com 268.922 votos, representando 18,06% do total. Em 2022, foi reeleito Deputado Estadual, sendo o terceiro mais votado no pleito com 50.454 votos.

Em relação à sua atuação na Assembleia, o deputado Felipe já foi presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade. Atualmente, é Presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor. O parlamentar também é membro titular na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Ética Parlamentar (Atípica).

Atualmente, é Presidente Estadual do Partido Renovação Democrática (PRD) no Amazonas e Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Luis Felipe Silva de Souza

Manaus (AM)

04/10

deputado.felipesouza@aleam.gov.br

(92) 3183-4421

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Deputado Felipe Souza destaca lei de sua autoria que dispoe diagnostico precoce e atendimento multiprofissional as pessoas com Sindrome de Down
22.03.24 10:46h
Deputado Felipe Souza destaca lei de sua autoria que dispõe diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional às pessoas com Síndrome de Down
A Síndrome de Down resulta de uma alteração genética que ocorre durante a gestação, caracterizada pela presença de um cromossomo extra, o cromossomo 21. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), cerca de 300 mil brasileiros nascem com a condição. A Lei nº 6.496 estabelece as diretrizes para o diagnóstico precoce e o atendimento multiprofissional de pessoas com Síndrome de Down (T21). O diagnóstico nos primeiros dias de vida traz benefícios significativos tanto para o bebê, quanto para a família, sendo de suma importância para a saúde pública. As diretrizes delineadas nesta Lei são de extrema relevância, pois possibilitam o diagnóstico precoce da síndrome e garantem um tratamento adequado. O deputado Felipe Souza (PRD) é reconhecido pelo comprometimento em defender os direitos das pessoas com deficiência, demonstrando um constante empenho em promover melhorias significativas em sua qualidade de vida. Seja por meio de iniciativas legislativas ou de ações práticas, se destaca como um aliado incansável na luta por uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos. “É crucial entender que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição inerente à pessoa. No entanto, pessoas com Síndrome de Down necessitam de serviços de saúde que ofereçam tratamento qualificado. É essencial investir em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e científico, visando capacitar profissionais multidisciplinares”, afirmou o parlamentar. A implementação de políticas estaduais é fundamental para promover o desenvolvimento ideal e o bem-estar das pessoas com Síndrome de Down. As políticas de diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional são essenciais para garantir sua qualidade de vida.
Ler mais
PL de Inclusao de Felipe Souza garante livre acesso e acolhimento para pessoas com TEA em locais publicos e privados portando alimentos proprios scaled
13.03.24 16:43h
PL de Inclusão de Felipe Souza garante livre acesso e acolhimento para pessoas com TEA em locais públicos e privados, portando alimentos próprios
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentam um conjunto diversificado de desafios, abrangendo áreas como interação social, comunicação e comportamento. Reconhecendo a importância de assegurar a inclusão plena dessas pessoas na sociedade, o PL n° 906/2023 do deputado estadual Felipe Souza (PRD), visa garantir o livre acesso e permanência de pessoas com TEA em locais públicos e privados, desde que estejam portando alimentos e objetos pessoais. O parlamentar tem sido um grande defensor da causa na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “O principal propósito dessa lei é permitir que as pessoas com TEA desfrutem plenamente de seus direitos, promovendo ao mesmo tempo a inclusão social”, afirmou o deputado Felipe Souza. Segundo o PL, os estabelecimentos devem adotar medidas essenciais para garantir a segurança e o bem-estar não apenas dos próprios portadores do TEA, mas também de seus acompanhantes, quando necessário. Entre as medidas necessárias, os estabelecimentos são solicitados a implementar espaços reservados apropriados, sinalizações claras, treinamento especializado para a equipe lidar com situações específicas e a flexibilização de regras, quando justificável. É crucial ressaltar que tais adaptações não devem comprometer a segurança e o funcionamento adequado do estabelecimento. O Projeto de Lei de Inclusão, do líder do Governo do Estado na Aleam, Felipe Souza, representa um passo significativo em direção à promoção de uma sociedade mais inclusiva, reconhecendo a diversidade e singularidade das necessidades das pessoas com TEA. Ao garantir o acesso irrestrito a diferentes espaços, esta legislação contribui para a construção de uma comunidade mais empática e acessível para todos.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Defesa do Consumidor
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Ética Parlamentar (atípica)
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assistência Social e Trabalho
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência
Suplente
HOJE
sexta, 29 de março de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.