PERFIL

DO DEPUTADO

João Luiz

João Luiz Almeida da Silva é apresentador, radialista e palestrante. Foi eleito deputado estadual pelo Republicanos, em sua primeira eleição para o parlamento do Amazonas, com 25.858 votos, quase o dobro da eleição para vereador de Manaus, quando conseguiu ser o mais votado para a 17ª legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com 13.978 votos, em 2016. Nas eleições de 2022, João Luiz  obteve 44.940 votos nas urnas da capital e do interior do Estado.

Em seu primeiro ano no parlamento municipal, foi presidente da Comissão de Esporte (Comesp), da Câmara Municipal de Manaus, criou o projeto de resolução para a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Fakes News, instituiu o Dia do Ciclista (25 de Agosto), entre outros projetos de lei em tramitação voltados para a valorização das pessoas, visando o bem-estar e qualidade de vida da população.

No Executivo Municipal, foi titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) por dez meses, tendo reativado a Corrida Cidade de Manaus, Jogos Amistosos Indígenas, Olimpíada da Terceira Idade, entre outros eventos.

Amazonense de carteirinha, João Luiz recebeu o título de Cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e o Diploma de Cidadão de Manaus, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Oriundo de família humilde e criado na periferia, aprendeu desde cedo a superar os desafios da vida e sentir na pele a dor e a necessidade das pessoas carentes. Desempenhou importante atividade social dentro de penitenciárias e hospitais, levando possibilidade de mudança de vida e esperança à população carcerária.

João Luiz é graduado em Gestão Pública. Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, durante a 19ª Legislatura foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e da Frente Parlamentar Cristã.

Como parlamentar, criou leis importantes para o Estado do Amazonas voltadas às mulheres entre elas, a que veda, no estado a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas com base na Lei Maria da Penha; a que prioriza a inclusão da mulher vítima de violência doméstica nos programas de geração de emprego e renda gerenciados ou financiados pelo Governo do Estado do Amazonas; a que cria a semana estadual de conscientização, prevenção e proteção dos direitos das pessoas vítimas de escalpelamento e a que dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes e casas noturnas adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

O parlamentar sugeriu ainda a criação do site Maria da Penha Online no combate a violência contra as mulheres no Amazonas.

João Luiz também é criador da lei que proíbe as concessionárias de serviços públicos de água e energia elétrica de efetuar o corte do fornecimento residencial dos serviços, por falta de pagamento, em período pandêmico no Amazonas e da lei que autoriza a reabertura de igrejas e templos no Amazonas em período de pandemia.

Criou o Núcleo de Apoio ao Superendividado na CDC/ALEAM, que conta com uma cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e outros órgãos do Estado.

Em 2022, João Luiz foi conduzido à presidência da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), que em 2023 mudou de nome para Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale.

Também criou a “Nova Lei das Filas”, que ganhou destaque nacional; a lei que proíbe as instituições de ofertar empréstimos por telefone aos aposentados; a que dispõe sobre a obrigatoriedade de as operadoras de serviços de telefonia fixa e móvel e as operadoras de TV por assinatura a manterem estabelecimento físico nas regiões do Estado do Amazonas, além de fazer indicação para redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos combustíveis, que foi acatado pelo Governo do Estado.

João Luiz é autor da Lei Nº 5.894, de 19 de maio de 2022, que institui a Força Estadual do Sistema Único de Assistência Social (FESUAS), que consiste na cooperação entre os poderes Executivos do Estado e Federal, além de entes federados e organizações da sociedade civil, que são voltados à execução de ação de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação às situações de agravos sociais.

Ao longo da 19ª Legislatura, o deputado estadual João Luiz, por meio da Frente Parlamentar Cristã, realizou mais de 10 mil atendimentos, através do Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio, fez mais de 5 mil atendimentos com a Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam, na Casa Legislativa também produziu 1975, 115 Projetos de Lei, sendo que 77 viraram Leis no Estado do Amazonas, fez 242 Indicações ao Governo e diversos trabalhos em prol da população amazonense.

Em Brasília, em janeiro de 2023, o deputado João Luiz foi reconduzido à Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale e foi conduzido para ser o novo Secretário-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

João Luiz Almeida da Silva

Rio de Janeiro (RJ)

29/06

deputado.joaoluiz@aleam.gov.br

(92) 3183-4909

  • Notícias
  • Proposições
  • Projetos
  • Comissões
  • Agenda
2170EBDF A543 4B83 8BCE 46CE1D6E0F06
03.02.23 16:08h
Deputado João Luiz realiza Semana de Imersão e Planejamento 2023 na Escola do Legislativo da Aleam
O deputado estadual João Luiz (Republicanos) realizou a Semana de Imersão e Planejamento 2023, que teve palestras e oficinas de capacitação para assessores parlamentares. O evento aconteceu na Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). "Essa Imersão 2023 foi realizada, pois no serviço público precisamos dar o melhor para a população amazonense. O objetivo da Semana de Imersão e Planejamento 2023 foi levar aos servidores conhecimento de planejamento, por meio de palestras e oficinas. Quem ganha com isso é o povo do Amazonas", destacou o deputado João Luiz, que ressaltou que vai propor a ideia para outros parlamentares do Poder Legislativo. O assessor parlamentar Citey Costa explicou que a Imersão 2023 foi de extrema importância, pois para o trabalho dar certo necessita-se de planejamento. "Ao longo desta semana trabalhamos com metas e objetivos para serem alcançados. O importante é que o cidadão vai ter vantagem com um trabalho de qualidade, ou seja, é um objetivo do deputado João Luiz que vamos cumprir durante os trabalhos do dia a dia", disse Citey. Para a assistente social Marcela Souza, a Imersão 2023 trouxe muito conhecimento, que será aplicado durante o trabalho. "Tudo isso vai agregar com as nossas demandas em prol da população", afirmou. A Imersão 2023 contou com palestras do estrategista eleitoral Rosano Garbin, que fez uma palestra online sobre "Integração, Unidade e Coletividade: Aposte na Sua Vitória", com o professor Breno Rodrigo Messias Leite, sobre o "Poder Legislativo", e Dr. José Renato Sátiro Santiago Jr., sobre "Planejamento e Ação". Ao longo da semana os servidores também debateram estratégias, planejamento e execução do trabalho legislativo. FOTOS MAURO SMITH
Ler mais
WhatsApp Image 2023 02 02 at 14.18.08
03.02.23 9:33h
João Luiz participa da solenidade de abertura dos trabalhos na Aleam e concessão do Título de Cidadão do Amazonas ao governador Wilson Lima
O deputado estadual João Luiz (Republicanos) esteve na quinta-feira (2), na Abertura dos Trabalhos da 1ª Sessão Legislativa no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Na ocasião, o governador do Amazonas, Wilson Lima fez a leitura da Mensagem Governamental anual e recebeu o Título de Cidadão do Amazonas da Casa Legislativa. "É uma alegria poder voltar aos trabalhos legislativos. Não podemos deixar de destacar que nos últimos anos tivemos debates importantes aqui na Assembleia Legislativa como a criação do Auxílio Permanente, do Prato Cidadão e Passe Estudantil. Também demos equilíbrio ao Governo do Amazonas, que implementou esses projetos e dentre outros de suma importância para a população. Eu acredito que nessa nova legislatura estaremos de mãos dadas e caminhando juntos com um único propósito que é elevar mais o Estado do Amazonas", afirmou o deputado João Luiz. Durante a Mensagem Governamental, o governador Wilson Lima fez um balanço das ações do seu primeiro mandato, principalmente, no esporte, agricultura familiar, educação, saúde, geração de emprego e renda, assistência social e dentre outras áreas. O Chefe do Executivo do Amazonas também divulgou as metas e perspectivas para este segundo mandato, além de afirmar que honrou com as emendas parlamentares dos deputados estaduais. "Quero agradecer tudo de bom que Deus tem feito na minha vida. Eu aprendi ao longo das dificuldades de quem mora no interior da Amazônia, que cada obstáculo é um processo de aprendizagem. A gente vai amadurecendo e tudo vira uma espécie de preparação. Eu cheguei até onde eu não pensava que chegaria na minha vida. Eu sempre encarei os desafios da minha vida como muito comprometimento. Não escolhemos onde nascer, mas escolhemos onde viver. Eu escolhi essa terra como a minha terra", disse o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima.  
Ler mais
HOJE
sábado, 04 de fevereiro de 2023
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content