PERFIL

DA DEPUTADA

Mayra Dias

Mayra Benita Alves Dias Garcia, ou simplesmente, Mayra Dias, é jornalista formada pelo Centro Universitário do Norte – Uninorte, apresentadora de tv, especialista em Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais.

É Miss Amazonas 2018, Miss Brasil 2018 e Top 20 do Miss Universo no mesmo ano. Empresária, empreendedora digital e apaixonada por tecnologia.

Nasceu no município de Itacoatiara, no dia 28 de setembro de 1991. É filha de Albaniza Alves Dias e Carlos Luiz de Oliveira Dias. Ela é casada e mãe do pequeno Henry Dias.

Viveu sua infância e adolescência em Nova Olinda do Norte. Como todo o interiorano que persiste atrás de oportunidades, mudou-se para Manaus para cursar faculdade. Entrou no mundo dos concursos de beleza em 2011. Em 2018, conquistou a coroa de Miss Amazonas, ganhou o concurso Miss Brasil e ficou entre as 20 mulheres mais lindas do mundo no Miss Universo. Em 2019, foi morar em Parintins, onde desenvolveu ações sociais, idealizou projetos importantes como o Núcleo Girassol, com o objetivo de levar atendimento especializado para crianças com deficiência.

Durante a pandemia da Covid-19, ao lado do esposo e prefeito de Parintins, Bi Garcia, esteve na linha de frente de combate, encorajando profissionais a manterem-se firmes na luta por salvar vidas. Foi articuladora com amigos e celebridades do Brasil da doação de oxigênio para Manaus e alguns municípios do interior.

Mayra decidiu entrar na política depois do trabalho que realizou como primeira-dama de Parintins, nos dois anos em que o mundo esteve envolto numa nuvem negra de perdas, ocasionadas pelo coronavírus. Ela conseguiu ajudar muitas pessoas, não conseguia chegar em todas, mas percebeu que como deputada estadual conseguiria trabalhar por mais políticas públicas que pudessem beneficiar sua gente.

Em sua primeira eleição obteve 34.563 votos. Ela foi a 13ª mais votada (24 no total), recebendo votos em 45 dos 62 municípios do Amazonas com votações expressivas nas cidades do Baixo Amazonas, principalmente, Parintins, além de Nova Olinda do Norte e Manaus.

Mayra Dias é deputada estadual e liderança dos municípios do Baixo Amazonas. Saúde, educação, cultura, a causa das mulheres, crianças, jovens, famílias e idosos serão pautas prioritárias durante sua atuação como legisladora, assim como atuar na conquista de emendas impositivas para o desenvolvimento de projetos nos municípios do interior do Amazonas.

Mayra Benita Alves Dias Garcia

Itacoatiara (AM)

28/09

deputada.mayradias@aleam.gov.br

NA

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Deputada Mayra Dias solicita implantacao de agencia da Caixa Economica Federal em Nova Olinda do Norte Foto Tadeu Rocha
17.04.24 14:52h
Deputada Mayra Dias solicita implantação de agência da Caixa Econômica Federal em Nova Olinda do Norte
A deputada estadual Mayra Dias (Avante) solicitou à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal (CEF) no Amazonas, a implantação de uma agência da Caixa no município de Nova Olinda do Norte, localizado na calha do rio Madeira. Em ofício enviado à superintendente Jorineide Vasconcelos de Freitas, a parlamentar argumentou que a população da região ainda enfrenta dificuldades devido ao grande distanciamento entre os municípios. Ela destacou que, por exemplo, os aposentados precisam viajar por horas ou até dias para sacar suas aposentadorias, já que muitas cidades não possuem agências da Caixa. "Visando a inclusão, ao financiamento da produção e das famílias, a geração de empregos e ao aumento da renda da população amazonense, é de fundamental importância que seja implantada uma agência da Caixa Econômica Federal no município de Nova Olinda do Norte", afirmou Mayra Dias. A deputada afirma que a implantação da agência prestará suporte à população em suas necessidades de atendimento bancário, reduzindo os custos de deslocamento até os centros urbanos ou cidades próximas que possuam agências da Caixa Econômica Federal. A Caixa Econômica Federal foi instituída como empresa pública pelo Decreto nº 759, de 12 de agosto de 1969, e tem sido um instrumento de fomento essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país.  
Ler mais
Foto Aguilar Abecassis 12
08.04.24 10:42h
Mãe atípica destaca impacto positivo do núcleo Girassol e Lei de Mayra Dias em sua vida
A emocionante história de Maria Rosário da Silva Lima, 62 anos, ganhou destaque na sexta-feira (5/4), durante o encerramento das atividades em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no Núcleo de Inclusão Socioassistencial de atividades adaptadas – Girassol, em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus). Por mais da metade de sua vida, Maria dedicou-se integralmente ao cuidado de seu filho Sidney Lima Portela, 36 anos, que possui múltiplas deficiências. Agora, também cuida de seu neto, o pequeno Heitor, que é autista. O Núcleo Girassol é um projeto pioneiro no interior do Amazonas, idealizado pela deputada estadual Mayra Dias (Avante), concebido antes de sua incursão na vida política. Além disso, a parlamentar é autora da Lei nº 6.374/2023, que institui a Semana de Orientação e Terapia para Pais e/ou Responsáveis de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Amazonas. As iniciativas da deputada emocionaram Maria Rosário, que testemunhou o impacto direto do apoio em sua família. Tanto seu filho, quanto seu neto recebem atendimento especializado no Projeto Girassol, proporcionando a ela um momento tão necessário de cuidado próprio. "Amo muito meu filho e meu neto. Minha vida sempre foi deles e a deputada Mayra tem nos ajudado muito com o núcleo e suas leis. O Girassol me ajuda com meus filhos, e sua lei ajuda a cuidar de nossa família", compartilhou, com os olhos marejados. A deputada Mayra Dias, ao participar da programação, conversou com pais e profissionais que atuam no núcleo, parabenizando-os pelo trabalho e dedicação no cuidado com as pessoas. "Nós, mães, cuidamos com todo o amor e carinho de nossos filhos, e às vezes acabamos nos esquecendo de nós mesmas. Doando-nos completamente para eles, não tiramos um momento para cuidar de nós mesmas. É por isso que organizamos este momento para cuidar de vocês. Sintam-se abraçadas, sintam-se acolhidas", expressou a parlamentar e primeira-dama de Parintins. A ação de encerramento em alusão à conscientização sobre o autismo contou com dinâmicas, momentos de reflexão e danças coreografadas, assim como atendimentos terapêutico, massagem, reflexologia podal, limpeza facial, e corte de cabelo feminino, enquanto, as pessoas com autismo participaram de atividades motoras.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Assistência Social e Trabalho
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Cultura e Economia Criativa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Suplente
HOJE
sexta, 26 de abril de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.