PERFIL DO DEPUTADO

Roberto Cidade

Roberto Maia Cidade Filho é deputado estadual do Amazonas, nasceu em Manaus (AM), no dia 02 de outubro de 1986. Filho de Roberto Maia Cidade e Angela Arruda Cidade, é casado e tem três filhos. Em 2016, aos 29 anos, concorreu a sua primeira eleição para o cargo de vereador na cidade de Manaus, sendo contemplado com 6.285 votos, ficando em 25º colocado das 41 vagas, porém devido a coligação não entrou para o parlamento municipal, mas ficou como 1º suplente pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Nas eleições de 2018, concorreu a vaga de deputado estadual no Amazonas pelo PV, conquistando 33.239 votos de confiança do povo amazonense, sendo o segundo mais votado no pleito. Ainda no ano de 2018, assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal de Manaus, após a saída do titular.

Em 1º de fevereiro de 2019, assumiu o mandato como deputado estadual para 19º Legislatura na Assembleia Legislativa do Amazonas, dia também que foi eleito Terceiro-Vice Presidente da Casa Legislativa e assumiu a Presidência da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam.

De fevereiro a dezembro de 2019, o parlamentar apresentou 79 Projetos de Lei, 352 Requerimentos e foi relator de 20 matérias, sendo um dos mais atuantes no primeiro ano de mandato. Através da Comissão de Transporte realizou audiências públicas para discutir sobre a realidade dos portos do interior, os entraves da pavimentação da BR-319, além de ações e campanhas para um trânsito mais seguro.

Ainda em 2019, o parlamentar implementou o Programa Social intitulado Cidade em Ação, voltado para ajudar as pessoas em diversas áreas como saúde, emissão de RG, assistência Jurídica, entre outras.

No início de 2020, Roberto Cidade foi eleito Presidente Municipal do Partido Verde (PV) em Manaus. Logo em seguida o mundo foi surpreendido e afetado radicalmente pela pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, o parlamentar, mesmo com as restrições exigidas pelos órgãos de controle sanitário para evitar a proliferação da doença, apresentou 48 Projetos de Lei e 647 Requerimentos, atendendo demandas da população com serviços essenciais, tanto na capital como no interior.

A busca para amenizar os transtornos e sofrimentos decorrentes da Covid-19 estiveram presentes no mandato de 2020. O deputado destinou parte das Emendas Impositivas para o combate do vírus, compra e distribuição de cestas básicas para as pessoas em vulnerabilidade social, bem como, solicitação aos governos Federal, Estadual e Municipal de ações que pudessem atenuar a crise econômica e de saúde pública, entre elas a isenção de tributos, solicitação de envio de insumos e medicamentos para o interior.

O parlamentar foi autor do Projeto de Lei que permitiu o parcelamento das contas de energia elétrica, a fim de evitar que as famílias com dificuldades ficassem sem o abastecimento de luz. Também foi favorável e coautor do Projeto de Lei que proibiu o corte de fornecimento de água e luz para as famílias de baixa renda, enquanto durar a pandemia, entre outras ações diretas ou indiretas para beneficiar o povo do Amazonas.

Roberto Cidade foi favorável ainda a aprovação de matérias que vão contribuir diretamente na vida dos servidores públicos do estado, como o escalonamento da Polícia Civil, o reajuste dos Delegados, o auxílio fardamento para as polícias e Corpo de Bombeiros, bem como, ao projeto que estendeu o Fundeb ao corpo administrativos e todos que atuam na educação, como porteiros e merendeiras.

Cidade demonstrou nos dois primeiros anos de mandato como deputado estadual a luta em favor de melhorias para a qualidade de vida das pessoas, dos serviços públicos e da economia do Amazonas.

Nos últimos trinta anos, segundo relatos da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade foi o único deputado de primeiro mandato a ser eleito Presidente do Poder Legislativo e o mais novo também, com 34 anos. Feito ocorrido no dia 03 de dezembro de 2020, quando a Chapa 1 liderada pelo parlamentar recebeu 16 dos 24 votos, sendo eleita para o mandato de dois anos.

Filiações Partidárias: PTN – Partido Trabalhista Nacional

PV – Partido Verde

Mandatos Eletivos: Vereador de Manaus – 17ª LEGISLATURA

Deputado Estadual do Amazonas – 19ª LEGISLATURA

Presidente da Assembleia Legislativa – biênio 2021/2022

Roberto Maia Cidade Filho

Manaus (AM)

02/10

deputado.robertocidade@aleam.gov.br

(92) 3183-4391

  • Notícias
  • Proposições
  • Projetos
  • Comissões
  • Agenda
Dep. Roberto Cidade requer novos computadores para escola estadual da zona Rural de Manacapuru e1656361900350
27.06.22 16:31h
Roberto Cidade requer novos computadores para escola estadual da zona Rural de Manacapuru
Para garantir melhor acesso à tecnologia e às novas ferramentas de aprendizagem, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou requerimento à Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) solicitando que sejam fornecidos computadores para reformulação do laboratório de informática da Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, Distrito Campinas do Norte, zona rural de Manacapuru (distante 102 km de Manaus em linha reta). “O laboratório de informática da Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra dispõe de 17 computadores que estão sem condições de uso. Eles são importantes ferramentas de aprendizagem dessa escola que funciona em três turnos e atende, diariamente, 201 alunos. Tanto os discentes quanto os docentes fazem uso dos equipamentos que funcionam como fonte de pesquisa, de informação. Os equipamentos são fundamentais para a formação da população da zona rural do nosso Estado”, afirmou o parlamentar. Cidade chamou atenção também sobre o fato de os computadores serem indispensáveis para que os alunos se preparem melhor para os vestibulares, bem como para o ingresso no mercado de trabalho. “A Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra atende alunos do ensino fundamental ao ensino médio e, com certeza, um laboratório de informática mais moderno e adequado servirá para melhorar as ferramentas de preparação dos alunos para exames de admissão ao ensino superior e para o mercado de trabalho, além de possibilitar acesso aos diferentes recursos proporcionados pela internet para a formação acadêmica. Conto com a sensibilidade da secretária Kuka Chaves para que essa solicitação seja atendida e que os alunos da zona rural de Manacapuru ganhem em qualidade de ensino”, finalizou.
Ler mais
Dep. Roberto Cidade Incentivador da cultura regional Roberto Cidade esta em Parintins para prestigiar o 55o Festival Folclorico
24.06.22 15:59h
Incentivador da cultura regional, Roberto Cidade está em Parintins para prestigiar o 55º Festival Folclórico
Apaixonado pelo Festival Folclórico de Parintins e torcedor desde criança do bumbá Caprichoso, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foi recepcionado nesta sexta-feira (24), quando desembarcou na Ilha Tupinambarana, com uma  motociata, coordenada pelo Cooperativa Mista de Mototaxistas de Parintins (Coopimoto). Ele chegou ao município para prestigiar o 55º Festival Folclórico de Parintins, a disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido. “Sou apaixonado pela nossa cultura, por essa disputa. Muito antes de pensar em ser político, já prestigiava esse festival grandioso como torcedor. Um festival que levou o nome do nosso Amazonas para o mundo. Este ano, com certeza, esse festival será ainda mais especial.  Depois de dois anos de pandemia, Parintins está repleta de torcedores, de turistas que vieram abrilhantar ainda mais essa festa. Minha torcida é para que seja um festival em que as pessoas brinquem com tranquilidade, sem violência e que aproveitem esses dias de festa com muita alegria”, disse. Apesar de feliz por ver a Ilha repleta de visitantes, Cidade reforçou que o Festival de Parintins é uma festa essencialmente amazônica e que é preciso buscar meios para que os nortistas tenham melhores condições de voltar a prestigiar o evento, como ocorre há pelo menos 55 anos. “Neste ano, os preços das passagens aéreas e fluviais, além da hospedagem, alcançaram valores absurdos e isso afastou muitos amazonenses do festival. É preciso que criemos meios para rever alguns desses valores e permitir que o Festival de Parintins seja prestigiado por quem vem de fora, mas também por quem vem de outras cidades do Amazonas”, falou. Outros pontos identificados pelo parlamentar que precisam de melhorias é o serviço de telefonia móvel e o sistema de internet, uma vez que mais uma vez eles têm deixado a desejar. “Sem dúvidas, a infraestrutura de comunicação de Parintins precisa ser melhorada, já que mais uma vez a cidade sofre com a falta de internet e com a dificuldade de realizar simples ligações. Esses são pontos que merecem a nossa atenção para que, no próximo ano, os serviços sejam prestados com melhor qualidade”, afirmou. Assim que chegou à ilha, Cidade esteve no bumbódromo para conferir como está a organização do palco do evento que terá início às 20h30 desta sexta e se estende até o domingo (26).
Ler mais
7558271A A3C2 42AE B60F D1D0E439532D scaled
23.06.22 18:38h
Roberto Cidade propõe audiência pública para debater educação de Presidente Figueiredo, após paralisação de professores
O não cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério e a falta de diálogo motivaram os professores de Presidente Figueiredo (a 126 km de Manaus) a acamparem na sede da prefeitura do município. Os profissionais de educação estão há três dias com as atividades paralisadas porque os 20,8% de reajuste salarial para equiparação com o piso nacional, que é de R$ 3.845,63 para 40h de trabalho, não foi efetivado pela gestão municipal. A situação foi levada à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (23), pelo presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB). Além de denunciar o descumprimento do repasse, Cidade afirmou que apresentará requerimento à Comissão de Educação da Aleam, solicitando a realização de audiência pública para debater sobre as demandas dos professores de Presidente Figueiredo e sobre a questão educacional do município como um todo. “É um absurdo o que está acontecendo em Presidente Figueiredo. A prefeita Patrícia Lopes não abriu diálogo com os professores, não atendeu os representantes e nem sequer destacou o secretário municipal de Educação para receber os educadores. Vou solicitar a realização da audiência pública, via Comissão de Educação, para que possamos encontrar um caminho de diálogo e os professores não passem mais por esse constrangimento. Eles não estão pedindo nada que não seja de direito. O recurso existe. Faço um apelo para a prefeita, para que ela dialogue. Sem diálogo não se chegará a lugar nenhum. Isso é ruim para o povo”, afirmou Cidade. Ramais O parlamentar também chamou atenção para as más condições de trafegabilidade dos ramais de Presidente Figueiredo. A falta de infraestrutura tem prejudicado o escoamento da produção agrícola e revoltado os agricultores rurais. Nesta quarta-feira (22), um produtor rural jogou, em forma de protesto, toda a produção de hortifruti em frente à sede da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo. “O município de Presidente Figueiredo tem a maior renda per capita do estado do Amazonas, é um município rico, que deveria ser um município modelo, que não tem dificuldade com logística, mas infelizmente a população tem ficado à mercê. Está ruim na educação, na infraestrutura, não há trabalho para melhorar os ramais. Presidente Figueiredo já assinou convênio com o Governo do Estado, mas até agora não deu início às obras de infraestrutura, não ajeitou os ramais. Os ramais estão intrafegáveis, os professores insatisfeitos e as cenas que temos visto de lá são lamentáveis. A prefeita Patrícia Lopes perdeu o prumo, perdeu o senso de administração”, falou.
Ler mais
HOJE
terça, 28 de junho de 2022
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content