PERFIL

DO DEPUTADO

Sinésio Campos

O deputado estadual Sinésio da Silva Campos é natural de Santarém/PA, estudou o Ensino Médio na Escola Agrotécnica Federal de Manaus, atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM), formando-se em Técnico Agropecuária. É Bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudo do Comportamento Humano – CENESC (Universidade Federal do Amazonas). Pós-Graduação Lato Sensu em Ética e Política, pela Universidade Católica de Pernambuco.

Mandato Atuante

É professor concursado da rede municipal e estadual de ensino do Amazonas, deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é filiado desde 1991. Atualmente, é presidente do Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, pela 3° vez, presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, Vice- Presidente da Comissão de Educação, Membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, membro da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos, Membro da Comissão de Turismo e Empreendedorismo, membro da Comissão de Políticas Sobre Drogas, membro da Comissão de Cultura, membro da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade.

É Presidente do Parlamento Amazônico, entidade que congrega as Assembleias Legislativas dos nove Estados que compõem a Amazônia brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que tem o objetivo de buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico aos Estados.

Mantém-se firme no propósito de lutar pelo engrandecimento e fortalecimento do Amazonas, buscando sempre políticas e pautas que visam melhorar a vida do povo amazônida.

Bandeiras de Lutas;

Trabalha para que seja aplicada a Política de Saneamento Básico no Amazonas, estabelecida pela Emenda Constitucional n. 93 de 5 de maio de 2016, de sua autoria e já incluída na Constituição do Estado. Defende a necessidade de maior investimento no Setor Primário que resulte em crescimento econômico, melhores condições de trabalho e acesso às novas tecnologias para os produtores rurais do Amazonas.

Como Presidente da Comissão de Minas e Energia na Assembleia Legislativa, luta pela contemplação e continuidade do Programa Luz Para Todos nos municípios do Estado, visto que o Luz Para Todos cumpre uma importante função social beneficiando com energia elétrica comunidades rurais do Amazonas.

É autor da Proposta de Emenda Constitucional n° 07/2020, aprovada pela Aleam, que altera e direciona a Política Energética do Estado, na qual visa estabelecer novas orientações para o Amazonas organizar e fortalecer as questões de desenvolvimento de energia, incluindo sua conversão, distribuição e uso, beneficiando, principalmente, a população amazonense.

A PEC n° 07/2020 inclui direções à Política Energética Estadual, bem como regras estruturantes e procedimentais, como, por exemplo, fiscalizar o setor energético no Estado; criar o Conselho Estadual de Energia; estabelecer um Plano Energético Estadual; organizar um banco de dados do setor energético, além de ter participação e o controle social no segmento.

Sinésio também articula propostas que fomentem o mercado do Gás Natural Veicular (GNV), no Amazonas, entre os principais pontos debatidos estão a ampliação do número dos postos de combustíveis GNV, facilitação de crédito para os motoristas de aplicativo/táxi, diminuição de taxa como, por exemplo, o Ipva, além de buscar junto ao governo do Estado legislação para subsídios tanto para os motoristas de aplicativo, quanto para os empresários desse segmento.

Criou, no âmbito da Aleam, juntamente com prefeitos, vereadores e representantes dos órgãos competentes a Associação dos Municípios Mineradores do Amazonas (AMMA), que debate formas de organizações que defendam a mineração como atividade indutora de desenvolvimento econômico no Estado do Amazonas. Debate sobre a regulamentação, infraestrutura e segurança do Transporte Fluvial de passageiros e cargas no Estado do Amazonas em face da dimensão e complexidade do território Amazônico, detentor da maior bacia hidrográfica do mundo. Também cobra desde o início do seu mandato, como deputado estadual, uma rodoviária digna para a população, tornando este fato alvo de protestos e preocupação e, desta forma, o parlamentar leva constantemente o assunto à tribuna da Aleam para que a Casa Legislativa, Governo Federal e órgãos competentes tomem posição frente ao problema buscando soluções definitivas, fazendo assim seu papel como representante do povo.

Foi relator do Projeto de Lei n° 72/ 2018, que autorizou o reajuste salarial em 27, 02% aos professores do Amazonas, pois defende a necessidade da valorização da classe e uma educação de qualidade aos alunos e aos professores do Amazonas. Também debate a criação de uma política pública para o manejo sustentável e comunitário de jacarés no Amazonas, como forma de geração de renda e crescimento econômico ao estado e principalmente às comunidades ribeirinhas.

É autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acrescenta o parágrafo 4º do art. 237 da Constituição Estadual do Amazonas, permitindo que o Estado e os Municípios possam criar, na forma da lei, áreas de reserva, proteção, conservação, uso e manejo comunitário sustentável de crocodilianos e testudines.

Pauta sobre a implementação de Consórcios Intermunicipais no Estado, lei que dispõe sobre normas gerais para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios contratarem consórcios públicos para a realização de objetivos de interesse comum e dá outras providências.

Defende e apoia a implantação do projeto eixo Multimodal Manta-Manaus, que objetiva ligar o Pacífico Equatoriano com a Amazônia Brasileira por meio de portos e rodovias, melhorando as relações comerciais dentro da América do Sul, além de ser uma alternativa ao Canal do Panamá para o comércio com a Ásia, resultará em desenvolvimento, emprego e renda para o Amazonas.

Luta pela implementação do Polo ou Distrito Naval no Amazonas, que visa elaborar a construção de barcos para finalidades como transporte de pessoas, esportivos, de lazer e turismo, além de flutuantes, balsas e pequenas e médias embarcações. Terá estaleiros para reparos, náuticos e demais empresas da cadeia produtiva naval, gerando em média mais de 30 mil empregos.

Sinésio da Silva Campos

Santarém (PA)

03/12

deputado.sinesio@aleam.gov.br

(92) 3183-4432

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Sinesio Campos participa da criacao do Cluster Naval Amazonico para fortalecer a industria e gerar empregos no Amazonas scaled
01.10.25 12:24h
Sinésio Campos participa da criação do Cluster Naval Amazônico para fortalecer a indústria e gerar empregos no Amazonas
O Amazonas deu mais um passo estratégico para desenvolver a indústria naval com a assinatura do Protocolo de Intenções do Cluster Naval Amazônico, que reúne instituições públicas, privadas e acadêmicas em torno do fortalecimento do setor. A cerimônia de assinatura ocorreu na segunda-feira (29/9). O deputado Sinésio Campos (PT) participou do ato e assinou a proposta, defendendo a iniciativa como um marco para a economia regional. O acordo foi firmado entre o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a Assembleia Legislativa do Amazonas, universidades, sindicatos e entidades representativas do comércio e da indústria. O cluster vai funcionar como um espaço de coordenação entre todos os atores do setor naval, definindo regras de governança e elaborando um plano de trabalho conjunto, com encontros técnicos a cada trimestre. Sinésio destacou que a medida abre espaço para novas oportunidades no mercado de navegação. “O Amazonas tem um dos maiores polos navais do país. O Cluster é uma chance concreta de transformar esse potencial em empregos e desenvolvimento para a nossa gente. Estamos unindo Marinha, academia, setor produtivo e parlamento em torno de um projeto de Estado”, afirmou. O parlamentar também ressaltou que o fortalecimento da indústria naval deve caminhar com políticas de inovação, sustentabilidade e integração logística. “Precisamos de novas alternativas econômicas que aproveitem nossas riquezas de forma responsável e gerem renda. O Cluster Naval abre espaço para uma dessas alternativas, que é o nosso polo naval”, completou.  
Ler mais
Sinesio defende polo naval para geracao de empregos durante visita de ministro de Portos e Aeroportos ao Amazonas scaled
30.09.25 9:31h
Sinésio defende polo naval para geração de empregos durante visita de ministro de Portos e Aeroportos ao Amazonas
O deputado estadual Sinésio Campos (PT) participou, na manhã da última segunda-feira (29/9), da cerimônia de entrega das primeiras balsas de minério de ferro do projeto LHG Mining, produzidas no Estaleiro Juruá. A cerimônia faz parte da agenda do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho no Amazonas. Durante o evento, Sinésio destacou a relevância da indústria naval no Amazonas e defendeu a expansão do setor como estratégia para geração de empregos e fortalecimento da economia regional. “Essas balsas que estão sendo entregues hoje pelo Governo Federal foram produzidas aqui no Amazonas. Esse é um setor com grande potencial de geração de empregos, e vamos seguir defendendo sua ampliação”, afirmou o parlamentar. O deputado lembrou ainda que a indústria naval já é a segunda maior do Brasil em volume de produção, abrigando estaleiros capazes de atender grandes demandas. Segundo ele, consolidar o polo naval no Amazonas é um passo fundamental para garantir novas oportunidades de trabalho, renda para a população e maior integração logística da região com o restante do país. Além da entrega das balsas, a agenda do ministro Sílvio Costa Filho no Amazonas incluiu ainda visita ao município de Eirunepé, onde foi apresentado o projeto de modernização do porto local, além da inauguração da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) em Envira, obra do Dnit que recebeu investimento de R$ 37,6 milhões. Também foi anunciado um financiamento de R$ 384,3 milhões do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para a construção de 60 balsas graneleiras e dois empurradores fluviais em estaleiros do Amazonas, reforçando o papel estratégico do estado na indústria naval.  
Ler mais
Deputado Sinesio Campos leva debate sobre rotas de integracao sul americana ao Alto Solimoes
29.09.25 11:27h
Deputado Sinésio Campos leva debate sobre rotas de integração sul-americana ao Alto Solimões
O deputado estadual Sinésio Campos (PT) esteve na última  sexta-feira (26/09) em Tabatinga, onde participou da Ação Presente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AM). Durante o encontro, o parlamentar ministrou palestra sobre uma das rotas de integração sul-americana que passa pelo Amazonas e seus impactos socioeconômicos para o Alto Solimões, ressaltando a importância estratégica da integração entre países sul-americanos. O evento contou com a presença da presidente do CREA, Alzira Miranda, do diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Gustavo Picanço, do diretor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Edilson de Carvalho, além de professores, estudantes e representantes da sociedade civil. Segundo Sinésio, a rota amazônica faz parte de um projeto de integração e desenvolvimento sul-americano, que busca fortalecer a infraestrutura de transporte, gerar empregos e ampliar oportunidades econômicas para a região. "O Governo Federal está trabalhando para finalizar ainda esse ano essa nova rota. Ela vai permitir que os produtos que saiam da Ásia cheguem ao Amazonas por meio de Tabatinga graças à integração com portos do Equador e Peru. Isso vai reduzir o tempo de transporte dos insumos da zona franca em aproximadamente 20 dias, reduzindo custos e aumentando a competitividade do nosso modelo. Tabatinga será diretamente beneficiada com a nova rota, gerando novas oportunidades de emprego no setor de serviços. Eu defendo inclusive a instalação de novas indústrias aqui, já que essa é uma área que faz parte da Superintendência da Zona Franca de Manaus", comentou o parlamentar.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Ética
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Transporte, Trânsito e Mobilidade
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
HOJE
sexta, 03 de outubro de 2025
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content