PERFIL

DO DEPUTADO

Sinésio Campos

O deputado estadual Sinésio da Silva Campos é natural de Santarém/PA, estudou o Ensino Médio na Escola Agrotécnica Federal de Manaus, atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM), formando-se em Técnico Agropecuária. É Bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudo do Comportamento Humano – CENESC (Universidade Federal do Amazonas). Pós-Graduação Lato Sensu em Ética e Política, pela Universidade Católica de Pernambuco.

Mandato Atuante

É professor concursado da rede municipal e estadual de ensino do Amazonas, deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é filiado desde 1991. Atualmente, é presidente do Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, pela 3° vez, presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, Vice- Presidente da Comissão de Educação, Membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, membro da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos, Membro da Comissão de Turismo e Empreendedorismo, membro da Comissão de Políticas Sobre Drogas, membro da Comissão de Cultura, membro da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade.

É Presidente do Parlamento Amazônico, entidade que congrega as Assembleias Legislativas dos nove Estados que compõem a Amazônia brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que tem o objetivo de buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico aos Estados.

Mantém-se firme no propósito de lutar pelo engrandecimento e fortalecimento do Amazonas, buscando sempre políticas e pautas que visam melhorar a vida do povo amazônida.

Bandeiras de Lutas;

Trabalha para que seja aplicada a Política de Saneamento Básico no Amazonas, estabelecida pela Emenda Constitucional n. 93 de 5 de maio de 2016, de sua autoria e já incluída na Constituição do Estado. Defende a necessidade de maior investimento no Setor Primário que resulte em crescimento econômico, melhores condições de trabalho e acesso às novas tecnologias para os produtores rurais do Amazonas.

Como Presidente da Comissão de Minas e Energia na Assembleia Legislativa, luta pela contemplação e continuidade do Programa Luz Para Todos nos municípios do Estado, visto que o Luz Para Todos cumpre uma importante função social beneficiando com energia elétrica comunidades rurais do Amazonas.

É autor da Proposta de Emenda Constitucional n° 07/2020, aprovada pela Aleam, que altera e direciona a Política Energética do Estado, na qual visa estabelecer novas orientações para o Amazonas organizar e fortalecer as questões de desenvolvimento de energia, incluindo sua conversão, distribuição e uso, beneficiando, principalmente, a população amazonense.

A PEC n° 07/2020 inclui direções à Política Energética Estadual, bem como regras estruturantes e procedimentais, como, por exemplo, fiscalizar o setor energético no Estado; criar o Conselho Estadual de Energia; estabelecer um Plano Energético Estadual; organizar um banco de dados do setor energético, além de ter participação e o controle social no segmento.

Sinésio também articula propostas que fomentem o mercado do Gás Natural Veicular (GNV), no Amazonas, entre os principais pontos debatidos estão a ampliação do número dos postos de combustíveis GNV, facilitação de crédito para os motoristas de aplicativo/táxi, diminuição de taxa como, por exemplo, o Ipva, além de buscar junto ao governo do Estado legislação para subsídios tanto para os motoristas de aplicativo, quanto para os empresários desse segmento.

Criou, no âmbito da Aleam, juntamente com prefeitos, vereadores e representantes dos órgãos competentes a Associação dos Municípios Mineradores do Amazonas (AMMA), que debate formas de organizações que defendam a mineração como atividade indutora de desenvolvimento econômico no Estado do Amazonas. Debate sobre a regulamentação, infraestrutura e segurança do Transporte Fluvial de passageiros e cargas no Estado do Amazonas em face da dimensão e complexidade do território Amazônico, detentor da maior bacia hidrográfica do mundo. Também cobra desde o início do seu mandato, como deputado estadual, uma rodoviária digna para a população, tornando este fato alvo de protestos e preocupação e, desta forma, o parlamentar leva constantemente o assunto à tribuna da Aleam para que a Casa Legislativa, Governo Federal e órgãos competentes tomem posição frente ao problema buscando soluções definitivas, fazendo assim seu papel como representante do povo.

Foi relator do Projeto de Lei n° 72/ 2018, que autorizou o reajuste salarial em 27, 02% aos professores do Amazonas, pois defende a necessidade da valorização da classe e uma educação de qualidade aos alunos e aos professores do Amazonas. Também debate a criação de uma política pública para o manejo sustentável e comunitário de jacarés no Amazonas, como forma de geração de renda e crescimento econômico ao estado e principalmente às comunidades ribeirinhas.

É autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acrescenta o parágrafo 4º do art. 237 da Constituição Estadual do Amazonas, permitindo que o Estado e os Municípios possam criar, na forma da lei, áreas de reserva, proteção, conservação, uso e manejo comunitário sustentável de crocodilianos e testudines.

Pauta sobre a implementação de Consórcios Intermunicipais no Estado, lei que dispõe sobre normas gerais para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios contratarem consórcios públicos para a realização de objetivos de interesse comum e dá outras providências.

Defende e apoia a implantação do projeto eixo Multimodal Manta-Manaus, que objetiva ligar o Pacífico Equatoriano com a Amazônia Brasileira por meio de portos e rodovias, melhorando as relações comerciais dentro da América do Sul, além de ser uma alternativa ao Canal do Panamá para o comércio com a Ásia, resultará em desenvolvimento, emprego e renda para o Amazonas.

Luta pela implementação do Polo ou Distrito Naval no Amazonas, que visa elaborar a construção de barcos para finalidades como transporte de pessoas, esportivos, de lazer e turismo, além de flutuantes, balsas e pequenas e médias embarcações. Terá estaleiros para reparos, náuticos e demais empresas da cadeia produtiva naval, gerando em média mais de 30 mil empregos.

Sinésio da Silva Campos

Santarém (PA)

03/12

deputado.sinesio@aleam.gov.br

(92) 3183-4432

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Audiencia Publica do deputado Sinesio Campos discute manejo sustentavel dos jacares Foto Elvis Cavalcante scaled
14.06.24 12:50h
Audiência Pública do deputado Sinésio Campos discute manejo sustentável dos jacarés
Em iniciativa voltada à conservação ambiental e ao desenvolvimento econômico, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou Audiência Pública na tarde da quinta-feira (13/6), para discutir o manejo sustentável dos jacarés e quelônios . O evento, proposto pelo deputado Sinésio Campos (PT), aconteceu no plenário Ruy Araújo e contou com a participação de autoridades, especialistas, e membros da comunidade. Sinésio Campos, autor de uma emenda constitucional que permite o manejo sustentável dessas espécies, ressaltou a importância da iniciativa, destacando o potencial econômico e os benefícios ambientais que podem ser alcançados. "Com o manejo sustentável é possível levar desenvolvimento econômico para o interior ao mesmo tempo em que há respeito à legislação ambiental. Vamos realizar essa Audiência Pública para de fato efetivar essa política pública no Amazonas", afirmou Campos. A proposta de manejo sustentável dos jacarés surgiu como uma solução para o excesso populacional desses animais em certas regiões, como o município de Itacoatiara, onde a grande quantidade de jacarés representa um risco para a população ribeirinha. A ideia é transformar o desafio em uma oportunidade de negócio, promovendo a segurança das comunidades e gerando renda. Durante a audiência, especialistas apresentaram dados sobre a população de jacarés na região, o impacto ambiental do excesso desses animais e as possibilidades de uso sustentável. Foram discutidos métodos de captura, criação e processamento dos jacarés, sempre com foco na sustentabilidade e no respeito às leis ambientais vigentes. Antes do início da audiência, ocorreu no hall da Aleam uma exposição mostrando como ocorre o manejo sustentável, além de produtos derivados do jacaré. A degustação da carne de jacaré, rica em proteínas, foi um dos destaques, mostrando ao público as possibilidades gastronômicas desse recurso. Os produtos expostos ilustraram o potencial econômico do manejo sustentável, gerando grande interesse entre os participantes e investidores. A Audiência Pública encerrou com a formação de um grupo de trabalho para dar continuidade aos debates sobre o tema. O objetivo atual é identificar quais são os principais gargalos que travam a atividade para que possam ser solucionados.  
Ler mais
Aleam recebe exposicao sobre manejo sustentavel de jacares e quelonios Foto Danilo Mello
13.06.24 14:33h
Aleam recebe exposição sobre manejo sustentável de jacarés e quelônios
Com o objetivo de tratar do manejo sustentável de jacarés e quelônios, visto como um grande potencial econômico às comunidades amazonenses, a Comissão de Geodiversidade e Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou exposição sobre manejo sustentável, nesta quinta-feira (13/6), no hall de entrada da Casa Legislativa. Em parceria com o Projeto Pé-de-Pincha, Programa de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foram expostos vídeos e fotos mostrando como é feito o manejo, a captura e o abate dos animais. Também foram disponibilizadas fotos de comunidades que já realizam o manejo de jacarés no Estado, reforçando esta atividade como uma oportunidade de negócio sustentável. O deputado Sinésio Campos (PT,) presidente da Comissão, explicou que o material mostra o desenvolvimento dessa matriz econômica, orientada pelos professores e pesquisadores da Ufam, reforçando que o manejo de jacaré, por exemplo, pode ajudar a reduzir conflitos entre humanos e os crocodilianos, gerando renda para as comunidades interioranas e controlando a população destes animais. “A consolidação de planos de manejo de jacarés, seja em Unidade de Conservação, ou fora delas, em áreas apropriadas, não apenas cria nova fonte de geração de emprego e renda, mas contribui com a qualificação e desenvolvimento dos comunitários”, defendeu o parlamentar, complementando que essa qualificação impacta tanto nas práticas de gestão da cadeia produtiva quanto na construção de uma vida melhor, digna e cidadã no interior da Amazônia. Durante a exposição, foi realizada a degustação de carne de jacaré, mostrando a qualidade da carne e a possibilidade de consumo no dia a dia da população. Audiência Pública No período da tarde, a partir das 14h, a Comissão realizou Audiência Pública, no plenário Ruy Araújo, para discutir o manejo sustentável dos jacarés e quelônios. “Com o manejo sustentável, é possível levar desenvolvimento econômico para o interior ao mesmo tempo em que há respeito à legislação ambiental”, ratificou Sinésio.
Ler mais
Sinesio Campos destaca viabilidade economica e ambiental da recuperacao BR 319 apontada pelo relatorio do Ministerio dos Transportes
12.06.24 14:35h
Sinésio Campos destaca viabilidade econômica e ambiental da recuperação BR-319 apontada pelo relatório do Ministério dos Transportes
O Ministério dos Transportes divulgou nesta terça-feira (11/6) o relatório do Grupo de Trabalho que estudou a viabilidade da recuperação da BR-319. A conclusão foi recebida com entusiasmo pelo deputado Sinésio Campos (PT), que destacou a importância do documento para o futuro da infraestrutura e da conectividade na região Norte do Brasil. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizado na quarta-feira (12/6), Sinésio Campos afirmou que o relatório final confirma a viabilidade técnica e sustentabilidade ambiental da pavimentação da BR-319, um projeto que tem sido alvo de intenso debate ao longo dos anos. “Parabéns ao Governo Federal, parabéns ao presidente Lula e parabéns a todos os envolvidos nessa luta. A BR-319 é de interesse de todos nós, não é possível ter um olhar míope, daqueles que ousaram falar que a estrada infringia a questão ambiental. Ao contrário, o Grupo de Trabalho concluiu que, na ausência do poder público, a criminalidade, a violência e o desmatamento desordenado eram práticas permanentes. Parabéns a todos nós que defendemos a Amazônia e a BR-319”, concluiu o parlamentar. O documento, apresentado em Brasília, delineia um plano detalhado para a execução do projeto, que requer um investimento estimado em R$ 2 bilhões. A importância desta rodovia, com seus 918 quilômetros de extensão, não pode ser subestimada, segundo Campos. "A pavimentação da BR-319 é crucial para o Amazonas. Atualmente, grande parte da rodovia, especialmente o trecho central, permanece sem pavimentação, o que limita severamente a conectividade terrestre da nossa região com o resto do Brasil", afirmou. O Grupo de Trabalho sugere uma série de medidas para minimizar os impactos ambientais. Entre as principais iniciativas estão o cercamento de 500 quilômetros do "trecho do meio" da rodovia, o monitoramento constante da via e a instalação de 172 passagens de fauna para garantir a segurança dos animais que habitam a área. De acordo com Sinésio Campos, a pavimentação da BR-319 pode ser realizada com recursos do Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Ética Parlamentar (atípica)
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Defesa do Consumidor
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Transporte, Trânsito e Mobilidade
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
HOJE
quinta, 20 de junho de 2024
11:45h
Sessão Especial
Sessão Especial Alusiva ao Dia do Auditor de Controle Externo.
Plenário Ruy Araújo
Deputado(s) Sinésio Campos
Convocada
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.