PERFIL

DO DEPUTADO

Wilker Barreto

Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Em 2002, concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Posteriormente, especializou-se em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Em 2009, tornou-se mestre em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UFAM e em 2023 conquistou título de doutor em Administração de Empresa pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), com 7.176 votos, para compor a 15ª Legislatura. No seu primeiro mandato, apresentou várias proposituras de relevância social.

Em 2012, foi reeleito vereador com 8.300 votos, tornando-se líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, no biênio 2013-2014. Durante a 16ª Legislatura, apresentou projetos de grande impacto social que foram aprovados e viraram leis municipais.

Candidatou-se a deputado federal em 2014, também pelo PHS, quando obteve 16.064 votos, ficando na condição de suplente. Em 17 de dezembro do mesmo ano, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus com os vereadores Professor Bibiano (PT), Marcel Alexandre (PMDB), Marcelo Serafim (PSB) e Fabrício Lima (SD), sendo eleito com 35 votos para o biênio 2015-2016.

Em 2016, foi reeleito para o 3º mandato de vereador pelo PHS, com 10.207 votos. Tomou posse no dia 1.º de janeiro de 2017, quando também foi eleito presidente do parlamento municipal para o biênio 2017-2018, com 38 votos dos 41 vereadores.

Na presidência da Câmara Municipal de Manaus, Wilker demonstrou grande capacidade como líder e gestor: investiu em áreas estratégicas para o Legislativo Municipal, equilibrou as finanças, ampliou o diálogo e firmou parcerias com outras instituições locais e de fora do Estado, além de promover melhorias na estrutura física e de pessoal da CMM.

Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 29.275 votos pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o período de 2019/2022. Em março, passou a presidir o Podemos no Amazonas.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), Deputado Wilker é Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca (CICZF); Vice-Presidente da Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul (CECEM); Membro titular das seguintes comissões temáticas: Comissão de Assuntos Econômicos – CAE, Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJR, Comissão Especial – CE, Comissão de Educação – COED, Comissão de Saúde e Previdência Social – CSP; Suplente das seguintes comissões temáticas: Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Rural e Regional (CAMDRR) – 3.º Suplente, Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa (CMFPI) – 1.º Suplente.

Wilker também é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, contribuindo com ações e ideias para a pavimentação da estrada, que poderá interligar a Amazônia com o resto do Brasil e trazer benefícios para o modelo econômico da Zona Franca de Manaus.

Líder da Minoria na Aleam, Wilker tem se destacado na tribuna do Legislativo fazendo uma oposição de forma justa e responsável ao Governo, lutando por melhorias e causas em áreas como saúde e educação.

Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleito para seu segundo mandato de deputado estadual para a 20ª. Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas, pelo Cidadania, com 24.134 votos.

Mauricio Wilker de Azevedo Barreto

Manaus (AM)

01/08

deputado.wilkerbarreto@aleam.gov.br

(92) 3183-4388

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
O que ja esta ruim pode piorar alerta Wilker Barreto sobre risco de suspensao do plano de saude dos professores scaled
07.08.25 15:48h
‘O que já está ruim pode piorar’, alerta Wilker Barreto sobre risco de suspensão do plano de saúde dos professores
Nesta quinta-feira (7/8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) voltou a cobrar a regularização da dívida do Governo do Estado com a operadora Hapvida, responsável pelo plano de saúde dos servidores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). Segundo o parlamentar, o atraso no pagamento ameaça novamente a continuidade dos atendimentos médicos. De acordo com documento encaminhado pela operadora à Seduc, o valor da inadimplência ultrapassa R$ 40 milhões, acumulados desde fevereiro de 2022. Caso o débito não seja quitado em até cinco dias úteis, os atendimentos eletivos poderão ser suspensos, conforme informado pela Hapvida. Em maio deste ano, o plano chegou a ser interrompido pelos mesmos motivos. Na tribuna do Legislativo, Wilker destacou a gravidade da situação, principalmente para os servidores que estão em tratamento de saúde. Denúncias em suas redes sociais afirmam que o plano já está suspenso para marcação de consulta. “Quero mais uma vez cobrar o Governo que regularize a situação hoje da ameaça novamente da suspensão do plano de saúde dos professores e administrativos da Seduc por falta de pagamento. Muitos professores estão em tratamento de câncer, em processo de cirurgias e o que é ruim poderá ficar pior”, afirmou. Cobranças Como encaminhamento, o deputado informou que irá protocolar uma representação no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e no Ministério Público de Contas (MPC-AM), solicitando uma tomada de contas da Seduc. Além disso, um ofício foi enviado à secretaria pedindo esclarecimentos sobre a dívida e quais medidas estão sendo adotadas para garantir a manutenção do plano.  
Ler mais
Apos incendio em fabrica Wilker Barreto alerta para fragilidade do Corpo de Bombeiros e propoe acao antes da LOA 2026 1 scaled
06.08.25 13:20h
Após incêndio em fábrica, Wilker Barreto alerta para fragilidade do Corpo de Bombeiros e propõe ação antes da LOA 2026
Durante pronunciamento nesta quarta-feira (6/8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) destacou a atuação do Corpo de Bombeiros no incêndio de grandes proporções que atingiu uma fábrica no Distrito Industrial de Manaus e reforçou a necessidade urgente de investimentos na corporação. As chamas, que se espalharam rapidamente pelos galpões da empresa, mobilizaram dezenas de militares, viaturas e carros-pipa, com fumaça intensa ainda sendo vista em vários pontos da cidade. Na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Wilker Barreto prestou solidariedade aos profissionais que atuam na linha de frente e fez um alerta sobre a situação da corporação. “Quero primeiro parabenizar o trabalho que ainda continua do Corpo de Bombeiros, de todo seu efetivo à frente desse grande incêndio que atingiu ontem a capital”, iniciou Wilker. O parlamentar ressaltou que o incêndio expõe uma realidade preocupante: a falta de estrutura da corporação para enfrentar ocorrências dessa magnitude. “Está visível que o Corpo de Bombeiros do Amazonas precisa ser melhor equipado, melhor aparelhado, precisa terminar de chamar os concursados aptos a entrarem.” Para transformar essa preocupação em ação concreta, Wilker informou que está oficializando um pedido ao comando da corporação, solicitando um diagnóstico técnico das necessidades da instituição antes da formulação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. “Estou oficializando ao comandante do Corpo de Bombeiros para que informe esta Casa, antes da composição da Lei Orçamentária 2026, qual é, na sua visão técnica, a estrutura que o Corpo de Bombeiros precisa”, informou. Segundo o deputado,  é uma oportunidade que o Parlamento estadual não pode desperdiçar. “Se esta Casa, com base nas informações que precisam ser prestadas pelo comandante, não inserir isso dentro do orçamento do próximo ano para aquisição, esta Casa perderá uma chance ímpar de contribuir para que situações rápidas sejam contidas”, finalizou.
Ler mais
Wilker Barreto defende reestruturacao e apoio a APAE Manaus para evitar paralisacao dos atendimentos scaled
06.08.25 8:22h
Wilker Barreto defende reestruturação e apoio à APAE-Manaus para evitar paralisação dos atendimentos
Na terça-feira (5/8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) participou de uma Cessão de Tempo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), dedicada à grave crise enfrentada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( Apae-Manaus). A unidade corre o risco de interromper os atendimentos a cerca de 200 Pessoas com Deficiência devido a dívidas milionárias. Durante a Cessão, o presidente da Federação Nacional das APAEs, professor Jarbas Barros, lançou oficialmente a campanha “Vamos salvar a APAE-Manaus!”. A instituição acumula problemas financeiros causados por gestões anteriores, incluindo processos trabalhistas, contas de energia em aberto e denúncias de desvios de recursos por ex-gestores voluntários. Além disso, a sede da associação está penhorada e pode ser leiloada. Na oportunidade, Wilker Barreto declarou apoio à causa e defendeu que a APAE receba um voto de confiança da sociedade, destacando a importância dos atendimentos gratuitos prestados nas áreas de saúde, educação e assistência social. A unidade de Manaus realiza mais de 7 mil atendimentos por mês. O parlamentar enfatizou que a Assembleia Legislativa tem o dever de liderar uma articulação que envolva o poder público e o setor privado, com o objetivo de evitar o colapso da instituição. Ele defendeu que é possível sensibilizar empresas do Polo Industrial de Manaus para contribuir com a causa de forma estruturada e duradoura. “O primeiro passo é trabalharmos juntos, e aí não tem bandeira política, esquerda ou direita, oposição ou governo. Precisamos estar irmanados, para que possamos sensibilizar o TRT que aquele direito trabalhista será resguardado. Mas imagina como ficará o peso da consciência dos atores que estão correndo atrás dos seus direitos, tendo que despejar praticamente 200 crianças?”, declarou. Enquanto presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam, Wilker informou que já iniciou conversas com o presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior, com o objetivo de mobilizar empresas do Polo Industrial de Manaus a contribuírem com a campanha. Por fim, o deputado propôs que as mediações avancem junto ao Governo do Estado, à Prefeitura de Manaus e ao setor privado, com o objetivo de garantir a continuidade das atividades da APAE-Manaus, que hoje oferece 22 tipos de atendimentos especializados.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência Social
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Rural e Regional
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Suplente
HOJE
sexta, 15 de agosto de 2025
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content