PERFIL

DO DEPUTADO

Wilker Barreto

Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Em 2002, concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UFAM e atualmente cursa o doutorado em administração no Ciesa.

Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), com 7.176 votos, para compor a 15ª Legislatura. No seu primeiro mandato, apresentou várias proposituras de relevância social.

Em 2012, foi reeleito vereador com 8.300 votos, tornando-se líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, no biênio 2013-2014. Durante a 16ª Legislatura, apresentou projetos de grande impacto social que foram aprovados e viraram leis municipais.

Candidatou-se a deputado federal em 2014, também pelo PHS, quando obteve 16.064 votos, ficando na condição de suplente. Em 17 de dezembro do mesmo ano, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus com os vereadores Professor Bibiano (PT), Marcel Alexandre (PMDB), Marcelo Serafim (PSB) e Fabrício Lima (SD), sendo eleito com 35 votos para o biênio 2015-2016.

Em 2016, foi reeleito para o 3º mandato de vereador pelo PHS, com 10.207 votos. Tomou posse no dia 1.º de janeiro de 2017, quando também foi eleito presidente do parlamento municipal para o biênio 2017-2018, com 38 votos dos 41 vereadores.

Na presidência da Câmara Municipal de Manaus, Wilker demonstrou grande capacidade como líder e gestor: investiu em áreas estratégicas para o Legislativo Municipal, equilibrou as finanças, ampliou o diálogo e firmou parcerias com outras instituições locais e de fora do Estado, além de promover melhorias na estrutura física e de pessoal da CMM.

Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 29.275 votos pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o período de 2019/2022. Em março, passou a presidir o Podemos no Amazonas.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus (ZFM), além de membro de outras, como: vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; membro da Comissão de Finanças Públicas; Comissão de Educação; membro da Comissão da Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento; membro da Comissão de Saúde e Previdência.

Wilker também é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, contribuindo com ações e ideias para a pavimentação da estrada, que poderá interligar a Amazônia com o resto do Brasil e trazer benefícios para o modelo econômico da Zona Franca de Manaus.

Líder da Minoria na Aleam, Wilker tem se destacado na tribuna do Legislativo fazendo uma oposição de forma justa e responsável ao Governo, lutando por melhorias e causas em áreas como saúde e educação.

Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleito para seu segundo mandato de deputado estadual para a 20ª. Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas, pelo Cidadania, com 24.134 votos.

Mauricio Wilker de Azevedo Barreto

Manaus (AM)

01/08

deputado.wilkerbarreto@aleam.gov.br

(92) 3183-4388

  • Notícias
  • Proposições
  • Projetos
  • Comissões
  • Agenda
0DCE89A9 18CB 4FB7 A272 E7FB7D504826
03.02.23 16:56h
Deputado Wilker Barreto é reconduzido à presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam
O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) foi reconduzido à presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Amazonas (CICZF-Aleam) pelos próximos quatro anos. A permanência do parlamentar foi decidida nesta quinta-feira, 2, durante reuniã, o com deputados estaduais, que definiu a composição das Comissões Técnicas Permanentes da Casa Legislativa. Pelo segundo mandato consecutivo, Wilker ficará à frente da comissão técnica que cuida da Zona Franca de Manaus e responsável por debates acerca da cadeia econômica local. Para o deputado, o papel fundamental da CICZF será pela defesa da manutenção do modelo econômico que gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos no Amazonas. “Fico feliz de ser reconduzido à presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca, comissão essa que terá um papel fundamental na defesa pela manutenção do modelo econômico. Nós vamos, ainda neste semestre, fazer um grande encontro com empresários, Governo, academia e doutores para mostrarmos os caminhos que o Amazonas precisa seguir”, afirmou o presidente. Ainda segundo o parlamentar, a ampliação do debate acerca dos benefícios oferecidos pela ZFM à nível nacional e a proteção contra os ataques direcionados ao modelo econômico serão missões da comissão temática nesta 20ª Legislatura. “O Brasil precisa entender que, sem a manutenção da floresta através da Zona Franca, a economia do Amazonas migrará para 100% extrativista e extrativismo e desmatamento andam lado a lado. Falar em desflorestamento é falar na diminuição das chuvas, que impactará no clima do Sudeste e no agronegócio do Centro-Oeste. O modelo ZFM não beneficia somente o Amazonas, e sim o Brasil e o mundo, e isso nós vamos defender com unhas e dentes”, ponderou Wilker.   Números e ações À frente da presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam, o deputado Wilker realizou, entre 2019 a 2022, 87 ações entre reuniões internas e externas, palestras, audiências públicas, visitas técnicas, cursos e participações em eventos. Após o período da pandemia Covid-19 no Amazonas, a CICZF entregou, no ano passado, um certificado de homenagem a 71 empresas da Zona Franca de Manaus que prestaram serviços relevantes à sociedade amazonense durante a primeira e segunda onda da doença do Estado, ajudando a salvar vidas, como a doação de EPIS, equipamentos, entre outros. Outro feito da comissão foi a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Ruy Araújo ao Presidente Executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior. A homenagem, realizada no dia 23 de novembro de 2022 no plenário Ruy Araújo, foi uma iniciativa do presidente Wilker Barreto, que condecorou o profissional na defesa da Zona Franca de Manaus e pelos serviços prestados à sociedade amazonense à frente da entidade empresarial.   Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351 Texto: Dayson Valente
Ler mais
06 Dep. Wilker Barreto É uma minissérie do mundo da fantasia dispara Wilker Barreto sobre a Mensagem Governamental
02.02.23 15:38h
“É uma minissérie do mundo da fantasia”, dispara Wilker Barreto sobre a Mensagem Governamental
O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) criticou nesta quinta-feira, 2, a Mensagem Governamental feita pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar classificou como fantasiosa o resumo das ações feitas pelo Executivo estadual desde o início da primeira gestão, em 2019, e que o balanço não reflete a realidade vivenciada pela sociedade amazonense. Em vídeo postado nas suas redes sociais, Wilker contestou as melhorias citadas pelo governador em áreas como saúde, educação e segurança, e em tom irônico, comparou a Mensagem Governamental com a obra ‘As Crônicas de Nárnia’, uma série literária de ficção científica e alta fantasia “Eu assisti uma minissérie do mundo da fantasia, lembra aquela de Nárnia? É o Amazonas que o Wilson Lima e sua equipe enxergam, a saúde está um brinco, não existe salário em atraso, a segurança está legal, não existe pobreza, o interior desenvolveu, não faltam insumos nas cadeias produtivas... O Amazonas que o Wilson Lima falou na Assembleia não reflete a sua realidade. É brincadeira e uma falta de respeito”, criticou Barreto. O deputado relembrou, por exemplo, o “pacote maldade” do Governo que aumentou o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) de 18% para 20%, atingindo a cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) no Estado, além de outros serviços, bem como a autorização de 58 novas taxas de segurança do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Outro dado relembrado pelo deputado foi o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontando que, em 2021, mais de dois milhões de pessoas no Amazonas viviam na pobreza e mais de 500 mil amazonenses se encontravam na extrema pobreza. “Quinhentas mil pessoas estão na pobreza e na linha de miséria e o Governo aumentou o ICMS e as taxas do Detran. Aí vem dizer que reduziu o ICMS no Estado? Wilson, trate o povo do Amazonas com seriedade. Acerta, pelo amor de Deus”, finalizou, ao ressaltar que nos próximos dias irá destrinchar a fala de Wilson Lima na Mensagem e mostrar a realidade do povo do Amazonas.   Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351  
Ler mais
Foto Aleam 3
01.02.23 18:38h
Deputado Wilker Barreto é empossado para segundo mandato e reforça seu papel de líder da oposição na Aleam
O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) foi empossado nesta quarta-feira, 1°, para assumir o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Reeleito com 24.134 votos nas eleições de 2022, o parlamentar será o único membro da oposição ao Governo no Parlamento estadual e reafirmou que sua atuação na 20ª Legislatura continuará em defesa dos interesses do Amazonas e a efetiva fiscalização dos atos do Executivo. "Meu mandato será novamente voltado aos interesses do povo amazonense. Sou opositor ao que é errado, torço para que o Wilson Lima acerte, se acertar terá meu voto, mas se errar ou querer insistir no erro, terá o mesmo rigor desse mandato como foi o primeiro", reforçou Barreto. O deputado destacou, ainda, que legislará em prol de temas voltados ao desenvolvimento do Estado, além de segmentos importantes para a sociedade, como saúde, Pessoas com Deficiência (PCDs), educação, entre outros setores essenciais. "Quero contribuir para discussões econômicas, sociais, ambientais, para o fortalecimento do nosso modelo econômico Zona Franca de Manaus (ZFM), das cadeias secundárias... Se essa for a pauta da Assembleia, terá o meu voto e serei propositivo para trabalhar em prol do povo amazonense", finalizou Wilker.   Primeiro mandato Considerado o parlamentar mais ativo da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) obteve números significativos em seu primeiro mandato na Casa Legislativa que consolidaram a atuação firme do Líder da Oposição em prol dos interesses da sociedade amazonense. Na tribuna, Wilker foi o campeão isolado em pronunciamentos com 1.224 discursos, entre 2019 a 2022.   A saúde pública foi a principal bandeira defendida por Wilker na Assembleia Legislativa durante todo o último mandato, sendo o porta-voz de problemas recorrentes na rede pública estadual, como o atraso salarial dos profissionais terceirizados, a falta de medicamentos e insumos essenciais nas unidades de saúde, superlotação e as péssimas condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores.
Ler mais
HOJE
sábado, 04 de fevereiro de 2023
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content