PERFIL

DO DEPUTADO

Wilker Barreto

Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Em 2002, concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UFAM e atualmente cursa o doutorado em administração no Ciesa.

Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), com 7.176 votos, para compor a 15ª Legislatura. No seu primeiro mandato, apresentou várias proposituras de relevância social.

Em 2012, foi reeleito vereador com 8.300 votos, tornando-se líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, no biênio 2013-2014. Durante a 16ª Legislatura, apresentou projetos de grande impacto social que foram aprovados e viraram leis municipais.

Candidatou-se a deputado federal em 2014, também pelo PHS, quando obteve 16.064 votos, ficando na condição de suplente. Em 17 de dezembro do mesmo ano, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus com os vereadores Professor Bibiano (PT), Marcel Alexandre (PMDB), Marcelo Serafim (PSB) e Fabrício Lima (SD), sendo eleito com 35 votos para o biênio 2015-2016.

Em 2016, foi reeleito para o 3º mandato de vereador pelo PHS, com 10.207 votos. Tomou posse no dia 1.º de janeiro de 2017, quando também foi eleito presidente do parlamento municipal para o biênio 2017-2018, com 38 votos dos 41 vereadores.

Na presidência da Câmara Municipal de Manaus, Wilker demonstrou grande capacidade como líder e gestor: investiu em áreas estratégicas para o Legislativo Municipal, equilibrou as finanças, ampliou o diálogo e firmou parcerias com outras instituições locais e de fora do Estado, além de promover melhorias na estrutura física e de pessoal da CMM.

Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 29.275 votos pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o período de 2019/2022. Em março, passou a presidir o Podemos no Amazonas.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus (ZFM), além de membro de outras, como: vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; membro da Comissão de Finanças Públicas; Comissão de Educação; membro da Comissão da Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento; membro da Comissão de Saúde e Previdência.

Wilker também é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, contribuindo com ações e ideias para a pavimentação da estrada, que poderá interligar a Amazônia com o resto do Brasil e trazer benefícios para o modelo econômico da Zona Franca de Manaus.

Líder da Minoria na Aleam, Wilker tem se destacado na tribuna do Legislativo fazendo uma oposição de forma justa e responsável ao Governo, lutando por melhorias e causas em áreas como saúde e educação.

Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleito para seu segundo mandato de deputado estadual para a 20ª. Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas, pelo Cidadania, com 24.134 votos.

Mauricio Wilker de Azevedo Barreto

Manaus (AM)

01/08

deputado.wilkerbarreto@aleam.gov.br

(92) 3183-4388

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Fotos Wilkinson Cardoso 199 scaled
05.12.23 19:05h
TCE aceita pedido de Wilker Barreto para instauração de comitê de crise na saúde pública do Amazonas
O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) esteve na terça-feira, 5, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), localizado na zona Centro-sul de Manaus, para tratar sobre o pedido de criação de um comitê de crise para o enfrentamento da atual situação caótica que se encontra a saúde pública do Amazonas. Na ocasião, o presidente do órgão de controle, conselheira Yara Lins, acatou a solicitação do parlamentar, que visa garantir recursos do Estado para a regularização dos serviços diante do colapso da rede estadual pública. Durante a reunião, que contou com a presença do conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam), Dr. Fábio Arruda, o parlamentar explicou a importância do comitê de crise para buscar soluções diante dos graves problemas vivenciados no Estado, que vão desde profissionais da saúde com atrasos de salários até a diminuição de serviços médicos por falta de pagamento do Governo. “O objetivo é muito simples, estamos no final do ano e o orçamento do Estado fechou. A prioridade é salvar vidas, e isso só se faz pagando salários atrasados e comprando materiais e medicamentos. O intuito é direcionar recursos para aquilo que é essencial”, afirmou o deputado. Após a explicação do parlamentar, a presidente do TCE concordou com a instauração do comitê de crise, convocando uma reunião na sede do órgão na próxima quarta-feira, 6, sem horário definido, com Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para buscar soluções acerca do caos na saúde pública. “A presidente e conselheira Yara Lins foi muito sensível, entendeu a importância e aceitou a criação do comitê, chamando a primeira reunião para amanhã com a presença da Secretaria de Saúde, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa. O que não pode é a saúde ficar do jeito que está, espero que a gente possa fazer algo concreto com o comitê de crise”, finalizou Wilker.
Ler mais
Fotos Wilkinson Cardoso 197 scaled e1701793819682
04.12.23 19:29h
Deputado Wilker Barreto pede ao TCE-AM a criação de comitê de crise para enfrentar o colapso na saúde pública do Amazonas
O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) encaminhou nesta segunda-feira, 4, ofício ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) solicitando a criação de um comitê de crise diante da situação caótica que se encontra a saúde pública do Amazonas. O pedido do parlamentar visa buscar soluções, junto ao órgão de controle, para os graves problemas da rede pública denunciados nos últimos dias, que vão desde profissionais da saúde com atrasos de salários até a diminuição de serviços médicos por falta de pagamento do Governo às empresas de saúde que atuam no Estado. Em ofício enviado à presidente do órgão de controle, conselheira Yara Lins, Wilker pede a criação, em caráter emergencial, de um comitê de crise para o enfrentamento do caos vivenciado no Estado. Para Barreto, o intuito da medida é de apurar como está sendo aplicado o dinheiro público na saúde do Estado, bem como visa garantir recursos para a regularização do serviço essencial. “Protocolei no TCE o pedido de criação de um comitê de crise na saúde porque, infelizmente, o negócio vai piorar. O orçamento do Governo fechou, só abre em fevereiro e nesses 60 dias, como é que vai ficar o povo? O intuito do comitê de crise é que Assembleia, Tribunal de Contas e Defensoria obriguem o Estado a canalizar recursos para aquilo que é essencial e assim minimizar o sofrimento do nosso povo nos hospitais”, ponderou Barreto. Além do TCE, Wilker já havia encaminhado, na última sexta-feira, 1º, um memorando à Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam), solicitando a realização de uma reunião entre os membros do órgão temático, juntamente com TCE-AM, Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Ministério Público do Amazonas (MPAM), para tratar sobre a instalação de um comitê de crise.   Colapso na saúde No dia 1º de dezembro, 15 empresas médicas que atuam na rede pública estadual de saúde anunciaram a diminuição, de forma temporária, e serviços não urgentes ao público devido à falta de pagamento, por parte do Governo do Estado. A decisão das cooperativas é uma forma de protesto diante da falta de soluções do Executivo para problemáticas como atrasos de salários e péssimas condições das unidades de saúde. No comunicado, as cooperativas pedem a regularização de débitos pendentes referente aos anos de 2021 e 2022 e aos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, e melhorias das atuais condições estruturais, superlotação de pacientes e graves desabastecimentos na rede estadual de Saúde.
Ler mais
IMG 2226
01.12.23 19:40h
Aleam homenageia os 50 anos da Universidade de Fortaleza e destaca parceria com Ciesa, em iniciativa de Wilker Barreto
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou nesta sexta-feira, 1º, a Universidade de Fortaleza (Unifor) pelos seus 50 anos de história na educação superior do País. A sessão especial também destacou a parceria da instituição com o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) com a criação do Programa de Doutorado Institucional (Dinter) que formou 41 doutores no Amazonas. A iniciativa foi do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania). O ato solene ocorreu no plenário Ruy Araújo da Casa Legislativa e contou com a presença de personalidades como o reitor da Unifor, Profº Dr. Randal Martins Pompeu, o professor e reitor do Ciesa, Dr. Luiz Antônio Campos Correia, a Procuradora de Justiça do Ministério Público do Amazonas, Dra. Sarah Pirangy, e alguns dos doutores em Administração e Direito Constitucional formados por meio do programa firmado entre as universidades. Na ocasião, Wilker entregou duas placas, uma de homenagem pela passagem dos 50 anos da instituição cearense e outra de parabenização da parceria Unifor-Ciesa, que contribuiu para o doutorado de 41 amazonenses. Foram entregues também certificados aos doutores presentes na cerimônia. “Hoje é um dia muito especial, participar e ser autor dessa sessão especial pela passagem dos 50 anos da Unifor e dessa parceria exitosa que foi o Dinter com o Ciesa, permitindo que o Amazonas ganhasse 40 novos doutores. A Assembleia cumpre o seu papel de trazermos ao conhecimento da sociedade a parceria de duas instituições pioneiras e que elas possam incentivar outras universidades a fazerem o mesmo caminho”, agradeceu o deputado, se tornou Doutor em Administração também pela Dinter. O reitor do Ciesa, Dr. Luiz Campos, agradeceu a confiança dos doutores que acreditaram na parceria entre as duas instituições. “Agradeço a todos que acreditaram no Ciesa, na Unifor e também em si mesmos, dizendo que são capazes. A prova está aqui, que Deus nos abençoe todos e, em breve, possamos nos ver no pós-doutorado. Muito obrigado, deputado”, frisou o reitor. Orientador no doutorado de Wilker, o reitor da Unifor, Profº Randal Martins, afirmou que a homenagem do deputado é uma honra e que exaltou a importância de um dos maiores programas de especialização já implementados no Amazonas. “É uma honra estar aqui recebendo essa homenagem, em nome da Unifor pelos seus 50 anos de existência, e também ao Ciesa pela oportunidade de formar doutores no Amazonas, frutos excelentes dessa parceria. Fiquei muito feliz de ver os meus ex-alunos e agora doutores e não poderia deixar de agradecer ao deputado Wilker Barreto pela iniciativa, um grande exemplo para parlamentares de todo o País”, finalizou.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Ética Parlamentar (atípica)
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Suplente
HOJE
sexta, 08 de dezembro de 2023
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content