PERFIL

DO DEPUTADO

Wilker Barreto

Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Em 2002, concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UFAM e atualmente cursa o doutorado em administração no Ciesa.

Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), com 7.176 votos, para compor a 15ª Legislatura. No seu primeiro mandato, apresentou várias proposituras de relevância social.

Em 2012, foi reeleito vereador com 8.300 votos, tornando-se líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, no biênio 2013-2014. Durante a 16ª Legislatura, apresentou projetos de grande impacto social que foram aprovados e viraram leis municipais.

Candidatou-se a deputado federal em 2014, também pelo PHS, quando obteve 16.064 votos, ficando na condição de suplente. Em 17 de dezembro do mesmo ano, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus com os vereadores Professor Bibiano (PT), Marcel Alexandre (PMDB), Marcelo Serafim (PSB) e Fabrício Lima (SD), sendo eleito com 35 votos para o biênio 2015-2016.

Em 2016, foi reeleito para o 3º mandato de vereador pelo PHS, com 10.207 votos. Tomou posse no dia 1.º de janeiro de 2017, quando também foi eleito presidente do parlamento municipal para o biênio 2017-2018, com 38 votos dos 41 vereadores.

Na presidência da Câmara Municipal de Manaus, Wilker demonstrou grande capacidade como líder e gestor: investiu em áreas estratégicas para o Legislativo Municipal, equilibrou as finanças, ampliou o diálogo e firmou parcerias com outras instituições locais e de fora do Estado, além de promover melhorias na estrutura física e de pessoal da CMM.

Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 29.275 votos pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o período de 2019/2022. Em março, passou a presidir o Podemos no Amazonas.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus (ZFM), além de membro de outras, como: vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; membro da Comissão de Finanças Públicas; Comissão de Educação; membro da Comissão da Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento; membro da Comissão de Saúde e Previdência.

Wilker também é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, contribuindo com ações e ideias para a pavimentação da estrada, que poderá interligar a Amazônia com o resto do Brasil e trazer benefícios para o modelo econômico da Zona Franca de Manaus.

Líder da Minoria na Aleam, Wilker tem se destacado na tribuna do Legislativo fazendo uma oposição de forma justa e responsável ao Governo, lutando por melhorias e causas em áreas como saúde e educação.

Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleito para seu segundo mandato de deputado estadual para a 20ª. Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas, pelo Cidadania, com 24.134 votos.

Mauricio Wilker de Azevedo Barreto

Manaus (AM)

01/08

deputado.wilkerbarreto@aleam.gov.br

(92) 3183-4388

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Deputado Wilker Barreto expoe vazante acelerada e solicita plano de acao do secretario de Defesa Civil do Amazonas Foto Davide Silva
19.06.24 11:19h
Deputado Wilker Barreto expõe vazante acelerada e solicita plano de ação do secretário de Defesa Civil do Amazonas
Na terça-feira (18/6), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para, novamente, cobrar um plano de ação concreto e efetivo da Defesa Civil do Estado do Amazonas, para prevenção dos efeitos da estiagem deste ano. Um vídeo, feito pelo presidente executivo da Eletros, José Jorge, está circulando nas redes sociais e apresenta poucos resquícios de água no porto de Tabatinga. Ao reproduzir o material no plenário, Wilker relembrou sua passagem por Tabatinga (distante a 1108 de Manaus), no domingo (09/6). “No domingo retrasado, atravessei e tinha mais de dois metros de rio. Lembramos que há menos de um mês, um jovem se afogou. Olha como é que está hoje na frente da cidade, numa vazante que teve dias, secou 32 centímetros num dia”, relembrou. O parlamentar expôs o que encontrou na comunidade Santa Inês localizada em São Sebastião do Uatumã, há 246.58 quilômetros de Manaus. Os ribeirinhos residentes na região solicitaram de Barreto a possibilidade de viabilizar água potável para auxiliar no enfrentamento da extrema seca. "Estive no final de semana lá na Comunidade Santa Inês de Bacabal em São Sebastião do Uatumã, participei de uma soltura de quelônios e, após a soltura, sabe qual foi o apelo da população ribeirinha? Água potável”, expôs o parlamentar. Por fim, o deputado cobrou a vinda do secretário novamente à Casa Legislativa para esclarecer o plano de ação e transmitir mais confiança quanto às estratégias de enfrentamento, em vez de simplesmente sobre o clima. “Estou cobrando a vinda para se discutir o problema, não como ocorreu na última quinta-feira, quando o secretário de Defesa Civil, coronel Máximo, falou muito mais de clima do que de ações concretas para enfrentamento da estiagem. Quero pedir à Mesa que reitere o convite ao secretário para que o mesmo conclua a apresentação que iniciou na última quinta-feira, porque isso está assustando a todos nós”, exclamou.  
Ler mais
O que assisti foi uma analise dos fatores climaticos o que eu quero saber sao planos de acao especificos dispara Wilker Barreto apos fala do secretario da Defesa Civil Foto Daniel Santos scaled
14.06.24 11:12h
‘O que assisti foi uma análise dos fatores climáticos, o que eu quero saber são planos de ação específicos’, dispara Wilker Barreto após fala do secretário da Defesa Civil
Na última quarta-feira (12/6), durante a 50ª Sessão Ordinária, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) reafirmou a importância da presença do secretário de Defesa Civil do Estado na Casa Legislativa. O parlamentar destacou que enviou diversos requerimentos para viabilizar a vinda do secretário, porém não obteve resposta. "Está confirmado quinta-feira, a vinda do secretário de Defesa Civil, que estou com várias cobranças, vários documentos. Quero que o secretário venha preparado, porque estarei preparado para cobrar", afirmou o parlamentar. Durante a sessão desta quinta-feira (13/6), uma Cessão de Tempo foi realizada, destinada à apresentação de um plano de ação pelo secretário de Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, houve uma exposição superficial do plano, que segundo o secretário, está disponível no site da Defesa Civil. "Temos o plano da Operação Estiagem 2024, por gentileza, só clique para mostrar, mas não vamos discorrer sobre eles, não é o objetivo, mas temos o plano para quem quiser. É só acessar nossas páginas. Pode voltar, por favor. Não vamos explorar plano, só para mostrar que temos", declarou o secretário. Barreto expressou sua insatisfação, destacando que a apresentação não incluiu um plano específico e direcionado aos municípios, limitando-se a uma contextualização sobre a crise climática que afeta o Amazonas e o Brasil. "O que assisti até agora foi uma análise dos fatores climáticos, o que quero saber são os planos de ação específicas por cada calha, mapa do calor de 2023", protestou o deputado estadual.  
Ler mais
DANIEL SANTOS 2 scaled
11.06.24 17:05h
Deputado Wilker Barreto denuncia falta de segurança nos rios do Amazonas para combater ataques de piratas
Nesta terça-feira (11/6), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para denunciar a falta de segurança no interior do Estado, principalmente na região do Alto Solimões e Médio Amazonas, que propicia ataques violentos de piratas, colocando em risco a vida de moradores locais e trabalhadores fluviais. “Estive no Alto Solimões no final de semana. E os relatos dos ataques dos piratas contra a população estão sem limite, sem limite. Pessoas de bem, pessoas humildes, estão sendo mortas, agredidas, humilhadas ao trafegar pelos rios do nosso Estado. Rios esses que são nossas estradas para muitos amazonenses”, declarou o parlamentar. Barreto destacou que a ausência de fiscalização torna a situação mais ameaçadora ainda, pois permite que os criminosos atuem livremente com armamento pesado e embarcações rápidas nos ataques, gerando prejuízos pessoais e econômicos em grandes escalas, como desabastecimento. “Já está acontecendo desabastecimento no Amazonas. E agora os comerciantes têm que contratar escolta armada e isso é caro. Os transportadores de gasolina de óleo diesel só navegam hoje com frota armada. É inadmissível, que os rios estejam entregues à própria sorte”, pronunciou. O deputado também destacou que os ataques não são direcionados apenas às grandes embarcações e afetam cerca de metade da população do Estado, que reside no interior. “Estão roubando até banana. Quem está sendo humilhado, morto, espancado é o mais humilde também, aquele que anda no rabeta, eles não estão escolhendo só as grandes embarcações. Eles estão pegando qualquer cidadão. Lembrando aos senhores e senhoras que quase metade da nossa população mora no interior e é essa população que usa os rios como seu meio de transporte”, acrescentou. Por fim, Wilker fez um apelo ao secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, para que compareça à Assembleia e apresente soluções imediatas no combate das ações de piratas no Estado. “Podemos pedir que nessa reunião o secretário  faça uma estratégia de base, anzol, lanchas blindadas, a inteligência da polícia funcionar, porque nós precisamos dar uma solução imediata. Então fica aqui em respeito, em nome do povo do interior, que também tem tanto direito do que nós que vivemos na capital, que o secretário nos próximos dias venha à esta Casa fazer uma explanação da política para o combate dos piratas no nosso Estado”, finalizou.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Ética Parlamentar (atípica)
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Suplente
HOJE
quarta, 19 de junho de 2024
13:00h
Sessão Especial
Sessão Especial de Entrega da Medalha Ruy Araújo ao Excelentíssimo Senhor Vanilso Monteiro da Silva, Prefeito Municipal de Japurá.
Plenário Ruy Araújo
Deputado(s) Wilker Barreto
Convocada
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.