NOTÍCIAS

Dermilson Chagas afirma que ex-secretária da Seped faz trabalho que deveria ser feito pelo Governo

Por Assessoria de Comunicação

05.nov.2021 9:06h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) participou da inauguração do Instituto Social Que a Inclusão Vire Rotina, um projeto social da ex-titular da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Viviane Lima, que já realiza diversos serviços para as pessoas com deficiência (PCDs), dentre eles fisioterapia, atendimento pedagógico, orientação jurídica e serviços especializados de tradução de Libras, entre outros.

Embora o local tenha sido inaugurado somente ontem, os serviços já vinham sendo oferecidos por Viviane Lima e sua equipe de profissionais e voluntários desde quando a Seped foi extinta, em 30 de setembro de 2019. Viviane e sua equipe iam às residências das pessoas que solicitavam os serviços, que são oferecidos gratuitamente por uma equipe multidisciplinar.

O Instituto Social Que a Inclusão Vire Rotina está localizado na rua Visconde de Porto Seguro, nº 9, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, e suas instalações são formadas por uma sala de fisioterapia, uma sala administrativa, uma sala de recursos (para atendimentos personalizados), uma sala multidisciplinar (pedagógica), sala de escuta, piscina para exercícios de fisioterapia, loja inclusiva para venda de camisas com a frase Que a Inclusão Vire Rotina, jardins sensoriais na área externa e área de convivência.

Viviane Lima disse que consegue realizar todo esse trabalho porque o seu instituto possui doadores fixos e pelo apoio de voluntários, que incluem pessoas de várias profissões. “Essa é a materialização de um sonho que nasceu no dia em que a minha filha, Ana Victória nasceu. Agora, o trabalho que eu realizava nas residências vai passar a ser realizado aqui”, disse.

 

Amazonas está atrasado na política pública para PCDs

O deputado Dermilson Chagas afirmou que, em relação a outros estados do país, o Amazonas ainda está muito atrasado na promoção dos direitos da pessoa com deficiência (PCD). Entre outros exemplos, o parlamentar disse que, em outras regiões do Brasil, especialmente no Sul, Sudeste e Nordeste, há uma preocupação maior e um respeito por parte dos governos de alguns estados com a atenção à pessoa com deficiência.

“Piauí foi o primeiro estado que criou um órgão com status de secretaria estadual para os direitos da pessoa com deficiência. São Paulo e Minas Gerais também têm secretarias estaduais e, em diversos estados, há secretarias municipais e coordenadorias dos direitos da pessoa com deficiência. O Amazonas já teve um órgão específico voltado para a defesa desse segmento da população, que foi a Seped (Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência), mas, infelizmente, foi transformada em uma secretaria executiva integrante da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc), diminuindo, dessa forma, a sua importância e a sua capacidade de realmente implementar políticas públicas voltadas para o interesse desse segmento, que, diga-se de passagem, não é pequeno”, ressaltou Dermilson Chagas.

 

 

Trabalho jogado fora pela gestão Wilson Lima

As entidades e órgãos que atuam na defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência avaliam que o número de PCDs no Amazonas é bastante representativo, pois ¼ da população do estado apresenta algum tipo de deficiência. Por essa razão, surgiu a Seped. Na época da sua criação, em 29 de dezembro de 2010, o Amazonas foi o terceiro estado da federação a criar uma secretaria estadual com esse intuito. A criação do órgão representou um grande salto no desenvolvimento das políticas de atenção à pessoa com deficiência, pois, a partir da sua criação foram criados diversos programas para resgatar os direitos de crianças, jovens e adultos com deficiência.

Porém, todo esse trabalho foi, segundo o deputado Dermilson Chagas, ignorado pela gestão Wilson Lima, que, na prática, desfez os poucos avanços que o Amazonas teve na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Para o parlamentar, o trabalho que vem sendo executado pela ex-secretária Viviane Lima é merecedor do apoio de toda a sociedade porque ela está resgatando, por conta própria, a cidadania de todas essas pessoas e realizando um trabalho que deveria ser do Governo do Amazonas.

“É por essa razão que eu considero que o trabalho executado pela Viviane Lima é revestido de uma importância ímpar, porque essas pessoas não ficaram desassistidas. Ela é um exemplo de cidadã, de mãe e de mulher. Todos deveriam se espelhar nela porque se existissem mais pessoas assim o mundo seria bem melhor. E é uma pena que o Governo do Amazonas ignorou o trabalho da ex-secretária Viviane Lima”, comentou Dermilson Chagas.

 

Wilson Lima mentiu dizendo que iria recriar Seped

 Em 25 de agosto deste ano, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o governador Wilson Lima anunciou que a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped) voltaria para a estrutura de pastas do Executivo.

“Quero, aqui, fazer um compromisso com vocês. Vou recriar a Seped, e o detalhe, não quero colocar só um nome para dizer que é secretaria da pessoa com deficiência. Quero construir com vocês um projeto para atender essas crianças, essas pessoas, para atender as famílias”, prometeu Wilson Lima na ocasião.

Entretanto, passados quase três meses, nada foi realizado, e, até o momento, segundo informações de funcionários da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania (Sejusc), nenhum movimento interno na estrutura do Governo foi realizado de fato que indique que a intenção irá realmente sair do papel.

 

Coordenação da Comunicação: Guilherme Gil e Kelriane Costa